Quem cursa o ensino superior tem no estágio uma boa chance de ganhar algum dinheiro e, em especial, muita prática. Além disso, há a chance do estagiário se efetivar e conquistar um bom emprego. Neste texto, vamos dar 5 boas dicas sobre como conseguir o seu primeiro estágio na faculdade.

Portanto, se você se interessa por este assunto, leia até o fim!

1 – Participe dos projetos de extensão e pesquisa

Uma das melhores formas de aumentar as suas chances de obter um estágio na faculdade é ser um aluno bastante ativo. Assim, participar dos projetos de pesquisa e de extensão que a sua instituição de ensino oferece é básico.

Nos projetos de extensão, o aluno tem a chance de ter um contato mais próximo com a prática profissional. E isso dá a ele a expertise e certos saberes que uma aula convencional não dá. Da mesma forma, quem participa desses projetos gera saber, fica mais próximo da academia, conhece colegas, professores e pesquisadores.

Em outras palavras, este trato com o curso oferece ao aluno práticas profissionais que são um diferencial para os processos seletivos. Além disso, há um processo de networking que todo profissional precisa ter mesmo antes de se formar, visto que quem conhece mais gente, chega mais longe.

2 – Participe de eventos acadêmicos e profissionais

Todas as áreas do conhecimento promovem eventos de modo regular, em que apresentam produtos, serviços, pesquisas. Nesses espaços pessoas se conhecem e ampliam seus contatos. Mesmo sendo ainda um aluno de graduação, você pode aproveitar muito as chances de ampliar o seu network a partir destes eventos.

Converse com seus professores e tente se manter atualizado em relação aos cronogramas dos eventos de sua instituição. Preste atenção até mesmo nos processos de outras faculdades, seja na sua região ou em outros locais, se possível. Além de se atualizar com o que há de mais novo na sua área, você também poderá conhecer pessoas importantes de empresas. E isso pode ser um diferencial para se ter uma boa chance de um estágio.

Dessa maneira, você encontrará dois principais tipos de eventos. Um tipo é mais voltado ao mundo acadêmico, com apresentações de trabalhos e palestras. São mais comuns na área das Ciências Sociais, da Educação, do Direito e áreas correlatas, mas também acontecem nas outras ciências.

Outros eventos já estão mais voltados para áreas do mercado de trabalho, com palestras de empresários, estandes de empresas e workshops mais técnicos, por exemplo. Eventos muito comuns nas áreas de Engenharia e Ciências da Saúde, que podem ser grandes chances para conhecer profissionais importantes e fazer bons contatos.

3 – Pesquisa em empresas especializadas e órgãos de fomento

Muitas instituições e empresas se especializam em ajudar alunos do ensino médio e superior a encontrar uma vaga de estágio. Você, que está buscando por uma chance de crescer na sua área de atuação enquanto ainda está na faculdade, pode achar boas vagas pesquisando nesses lugares.

Pesquise quais destes locais atuam na região em que você estuda. Você pode visitar algumas destas instituições, pois muitas atendem a população. Algumas são públicas e seus serviços são grátis, outras são empresas privadas que cobram algum tipo de taxa.

Mas, essas empresas não só oferecem vagas de estágio para alunos, elas também prestam suporte com os documentos que quase todo estágio exige. Por isso, você pode obter o seu estágio sem muita complicação e já começar a trabalhar.

Você também pode buscar o seu estágio pela internet. Em sites específicos ou até mesmo em sites de emprego mais amplos, há muita gente que oferece vagas de estágio. Muitos destes sites são gratuitos, enquanto outros podem cobrar uma pequena mensalidade para que você faça as buscas das vagas.

Se a sua instituição de ensino tiver um núcleo de estágios, também pode ser interessante visitá-lo. Assim, você pode buscar saber sobre a disponibilidade de vagas de estágio que combinem com o seu perfil acadêmico e profissional.

4 – Mantenha-se informado nas repartições públicas

As repartições públicas são umas das principais instituições a empregar estagiários de diferentes áreas: ciências da educação, direito, ciências da saúde, tecnologia e engenharia, por exemplo. Entretanto, as vagas nas repartições públicas têm um aspecto diferente: muitas delas não são publicadas em sites de estágio.

Por aspectos legais, muitas repartições públicas não divulgam as vagas de estágio em sites privados, redes sociais e outros meios digitais de amplo acesso. Por isso, você vai ter que buscar os editais dos processos seletivos nas próprias páginas das repartições.

Isso, por um lado, dificulta o acesso às vagas de estágio. Mas, por outro, é esta dificuldade de acesso que pode reduzir a sua concorrência. Quando você se inscreve em uma vaga dessas, as suas chances de ser selecionado aumentam.

5 – Crie uma reputação positiva

Desde o começo da graduação, o aluno – e futuro profissional – deve construir para si mesmo uma imagem positiva, que inspire confiança, uma certa dose de ambição. O trato com a profissão e o aprendizado, por exemplo, são qualidades que as empresas visam para selecionar um estagiário.

Por isso, seja uma pessoa aplicada e dedicada na faculdade, buscando ter um bom contato com professores, colegas e demais funcionários. Mostre que você tem o que é preciso para agregar valor e inovação à uma empresa que pode contratar você para um estágio. E, quem sabe, até mesmo, para uma vaga efetiva no futuro.

Além disso, manifeste esta seriedade em suas redes sociais também. Como as empresas pesquisam os perfis dos candidatos antes de contratar um estagiário, elas podem acessar seu Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Sempre que você apresentar um trabalho, participar de um projeto, curso, desenvolver algum novo produto, publicar nas redes sociais pode te ajudar. Ou mesmo, quando você obtém uma nova certificação, publique. As empresas estão de olho nessa imagem positiva do profissional.

Conheça os nossos cursos e amplie a sua esfera profissional e financeira!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *