Concluir uma graduação é um trabalho árduo e demorado; leva, no mínimo, três anos até a conquista do diploma. Por isso, muitas vezes, o graduado pensa duas vezes se vale a pena fazer uma especialização, afinal, é mais tempo investido.

Porém, a resposta para essa dúvida é: apostar em um curso de pós-graduação é uma excelente escolha; não só pelo aprendizado, mas também porque reflete de modo direto no seu salário. Segundo a pesquisa realizada pela Catho Educação, profissionais que possuem pós-graduação podem aumentar seus salários em até 53%. Portanto, esse estudo demonstra o peso que tem uma formação especializada – e isso vale para qualquer área e qualquer nível (do operacional à diretoria).

Mas de que forma uma pós-graduação influencia esse aumento salarial? É uma equação simples, porém que faz todo sentido. Entenda agora.

Para ampliar o saber

Obviamente, o primeiro fator que apresenta essa relação mútua entre estudo e salário mais alto é o saber. Quando um profissional começa uma pós, ele adquire mais conhecimento para a sua área de atuação. Assim, esse saber técnico faz toda a diferença dentro de qualquer empresa.

Quanto mais instrução, mais fácil fica de conseguir um aumento salarial. Afinal, esse profissional está ainda mais preparado.

Profissionais, que não mostram preparo e um know how da própria área de atuação, podem perder espaço no mercado de trabalho. Para se ter uma ideia, dados, conforme a Confederação Nacional da Indústria (CNI), indicam que a cada dez indústrias, cinco não conseguem suprir as necessidades de mão de obra qualificada, inclusive no setor operacional.

A falta de um saber especializado faz o mercado de trabalho apresentar mais vagas e menos profissionais capacitados para preenchê-las. Portanto, a pós-graduação é um pote de ouro para quem busca uma ótima colocação no mercado – e, assim, um salário maior.

Especialização e mais confiança

Um profissional pós-graduado transmite mais confiança à empresa. Lógico! Toda instituição quer ter em seu quadro de pessoal que consiga desenvolver o trabalho de maneira correta e eficiente, com um saber apropriado para os projetos da organização.

A partir do momento em que um funcionário decide investir mais em sua educação, a empresa perceberá que se trata de um profissional que procura crescer e ampliar seus horizontes. Essa confiança é necessária para que os gestores considerem um aumento salarial.

Toda empresa vê o esforço de sua equipe e fazer uma pós-graduação é mais uma maneira de demonstrar esse objetivo. E quanto mais projetos colocados na mão do profissional especializado, se feitos com maestria, mais confiança estabelecerá com a organização. Isso abre um caminho ótimo para que o salário seja revisado de acordo com o desempenho deste funcionário.

Chances de uma promoção

Mais saber e mais confiança é caminho aberto para uma promoção. E promoção significa salário maior.

Um profissional graduado está em um patamar acima dos demais. Um profissional pós-graduado está dois acima. Um curso de especialização só facilita uma promoção dentro da empresa – o grande objetivo de todo colaborador. E junto com a promoção vem um salário maior.

Isso prova que a pós é um modo certeiro de conseguir alavancar a carreira e, assim, uma função ainda melhor, o que possibilita até mesmo uma vaga de gestor ou diretor. Tudo vai depender do quanto o técnico consegue trazer de sua experiência acadêmica para seu trabalho.

Especialização é lugar de destaque

Quando se fala lugar de destaque, refere-se a um posto de visibilidade dentro da empresa. Grandes e médias corporações trabalham muito com o que a área de Recursos Humanos chama de retenção de talentos.

Reter um talento significa segurar na empresa aquele funcionário que se destaca em sua área, que desenvolve um trabalho de qualidade. E que, por isso, pode chamar atenção de outras organizações que podem, por sua vez, oferecer atrativos para que ele vá para a concorrência.

Funcionários com alto nível de especialização acadêmica são os mais disputados no mercado de trabalho. Portanto, uma pós-graduação não apenas coloca o colaborador em evidência dentro da própria empresa, como também o faz se destacar no mercado de trabalho, incluindo as outras organizações.

Se a empresa não dá conta de pagar um salário a altura do nível acadêmico do funcionário, ele pode buscar uma chance que, assim, supra essa carência salarial. E assim, mais uma vez, o curso de pós-graduação se mostra indispensável para garantir um aumento de salário.

Como escolher o curso ideal

Depois de perceber a glória que uma pós faz com o seu salário, é hora de escolher um curso que atenda suas ânsias. Desse modo, elencamos algumas dicas para te ajudar nesse processo. Confira:

  • Analise qual área da sua profissão te dará mais chances. Escolher por escolher, só para constar no currículo, talvez não seja a melhor alternativa. Baseie-se no que você já faz, na área em que atua e opte por um curso que lhe ofereça mais especialização dentro desse círculo;
  • Estabeleça seus objetivos e o tempo que você tem disponível, assim fica mais fácil encontrar uma pós-graduação que se encaixe na sua rotina, sem que você se precise se distanciar das suas metas;
  • Pesquise bastante antes de escolher. Se informe sobre a carga horária do curso, grade curricular, valores e demanda no mercado de trabalho;
  • Converse com a sua empresa. Talvez a própria organização para a qual você trabalha esteja em busca de um profissional pós-graduado; esse profissional pode ser você. Então, procure no quadro de vagas, converse com o RH ou gestores e descubra qual especialização você precisa para suprir essa necessidade da sua empresa;

Tenha em mente que um curso de pós-graduação não é, jamais, gasto financeiro, mas um investimento. Afinal, ele te trará um ótimo retorno.

Sendo assim, fica certo que investir em uma pós-graduação é uma ótima alternativa. Apesar de quanto tempo está longe dos estudos ou se é recém-formado, saber nunca é demais; pelo contrário, quanto mais saber adquirido, melhor. Especialize-se! Entre em contato conosco, conheça mais sobre nossos cursos e nossas facilidades.

Categorias: Educação

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *