Luiza Helena Trajano, nasceu em Franca (SP), no dia 9 de outubro de 1951. É uma empresária brasileira que lidera uma das maiores redes de varejo do Brasil, a Magazine Luiza, além de outras empresas integradas a sua holding.

A história de vida de Luiza Helena Trajano, se confunde com a história da própria rede varejista. O que poucos sabem é que o nome da empresa não é referência à própria Luiza, mas sim à sua tia, xará e primeira dona daquela que viria a ser uma das maiores empresas do país.

Desde os 12 anos, Luiza Trajano abriu mão das férias escolares, trabalhando como balconista na loja da família.

Passou por todas as áreas da empresa até assumir a liderança da empresa – onde está até hoje.

Sob o comando de Luiza Helena Trajano, o Magazine Luiza saiu do interior para ganhar a capital de São Paulo e também o país.

Luiza, uma das poucas CEOs mulheres da América Latina, também é uma das mais fortes defensoras da maior participação das mulheres em cargos de comando nas empresas.

Algumas frases de Luiza Helena Trajano

“A gente tem mania de pensar pobre e traçar coisas pequenas. E pobreza atrai pobreza. Tenha metas ousadas.”

“Todo mundo fala que é difícil liderar uma equipe, lidar com pessoas. O meu conselho é: aprenda a tirar o melhor delas. Eu uso isso em todos os aspectos da minha vida. Quando chega uma secretária nova – porque as minhas sempre são promovidas – eu a deixo trabalhar durante três meses e não falo nada. Não dou nenhum palpite. Quando eu percebo aquilo que ela faz bem, quando entendo o trabalho dela, é aí que apareço para dar sugestões e orientar.”

“Errar todo mundo erra. Você precisa dar espaço para que um novo erro aconteça. O importante é redirecionar o erro rapidamente.”

“A vida profissional é como uma escada. Você pode subir rápido, mas não pode pular degraus.”

“Eu sempre digo que a soma de QIs é melhor do que apenas um QI. Por isso, eu dependo das pessoas para fazer o negócio funcionar. Eu não me considero inteligente, mas acho que sei fazer perguntas para as pessoas certas.”

“Quando você tem um cargo alto, as pessoas ao seu redor passam a falar apenas aquilo que você quer ouvir. Mas você só cresce quando ouve aquilo que não quer ouvir. O gestor precisa fazer um esforço para ouvir feedback negativo.”

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *