Antes de tudo, sabemos que existem diversos elementos em nosso dia a dia que precisam ser vistos e interpretados. Dessa forma, produzimos nossa perspectiva em relação ao que visualizamos e, a partir disso, provemos alguma ação para o que foi interpretado.

Portanto, a capacidade de compreender faz parte do nosso senso e precisa ser aprimorada de modo constante. Em geral, quando o assunto é interpretação de textos, são percebidos alguns erros comuns e recorrentes, sobretudo em provas de vestibular ou, até mesmo, nos textos da faculdade, o que contribui para rendimentos acadêmicos cada vez mais baixos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia o post até o final e confira os erros de interpretação de texto mais cometidos na atualidade.

4 erros mais cometidos na interpretação de texto

Para que se entenda a dimensão desse problema, é preciso enumerar os principais erros interpretativos de alunos e candidatos na hora de realizar provas:

1. Descontextualizar expressões e trechos “desinteressantes”

Em geral, quando se lê um texto, é preciso repensar a época em que ele foi escrito e, além disso, no próprio cenário no qual o autor se refere. É comum que se ignorare algumas expressões e certos tipos de linguagens nos textos, mas esse erro pode agravar ainda mais a busca pela interpretação correta.

Dessa forma, é crucial se atentar aos mínimos detalhes, sejam as ironias, figuras de linguagem, a metalinguagem e outros elementos. Eles podem confundir o entendimento e a busca pela resposta correta entre as alternativas.

2. Introduzir valores pessoais no texto

Não é incomum tentar desvendar o mistério por trás do texto e ser conduzido por valores pessoais na leitura. Em outras palavras, muitos cometem o erro de buscar o entendimento do texto de acordo com sua cultura e valores, e não o que o autor está querendo transmitir.

Um exemplo a citar, é quando alguns textos denotam elementos que podem transmitir conceitos religiosos. Nesse ponto, o sujeito passa a discordar ou concordar com o que foi escrito, tendo sua própria versão de conclusão, e perde a noção do que o texto propõe.

3. Generalizar afirmações

Antes de tudo, essa opção geralmente ocorre nas afirmações que estão no texto. E isso pode oferecer informações que dizem muito além do que o próprio texto busca transmitir.

Um exemplo prático é quando o texto pode inferir que “muitas mulheres gostariam de ser mães”, mas nas alternativas propostas, algumas podem oferecer a ideia de que “todas as mulheres gostariam de ser mães”. É importante entender essas diferenças e buscar ideias menos generalizadas.

4. Não perceber as ideias implícitas no texto

Em textos mais técnicos ou filosóficos, as ideias centrais costumam estar mais implícitas. Nesse ponto, você precisa entender o gatilho e buscar a compreensão, sem extrapolar na conclusão ou realizar inferências que não estão de acordo com o assunto abordado.

Como se sair bem na interpretação de texto?

Existem diversas técnicas que podem ser eficientes para otimizar a leitura e tornar a interpretação de texto mais coerente e racional. Confira abaixo quais são:

1. Faça paráfrases

Para ter sucesso no processo de compreensão e interpretação, é bastante recomendável praticar paráfrases, que nada mais é do que uma explicação ou uma nova apresentação do texto. Em regra, essa técnica segue as ideias centrais do autor, mas de forma que o texto não fique completamente igual.

Assim, existem diversos tipos de paráfrase, porém, as mais interessantes para a realização de provas e vestibulares são:

  • Paráfrase-resumo: aqui, a ideia principal é sublinhar as palavras-chave do texto principal, fazendo com que seja possível identificar a ideia central de forma rápida e assertiva. Contudo, é importante frisar que o objetivo deste resumo não é copiar partes, mas sim chegar, por meio de interpretação, a uma conclusão com suas próprias palavras.
  • Paráfrase-resenha: além dos passos do resumo que precisam ser feitos na paráfrase-resenha, também é preciso incluir a sua participação por meio de um comentário pessoal. Em outras palavras, você, por interpretação, terá que pensar sobre as qualidades e defeitos da produção, fazendo as devidas justificativas para suas conclusões.
  • Paráfrase-esquema: após encontrar as principais palavras ou ideias do texto, use setas, linhas e figurinhas para destacar as expressões mais importantes. Isso para que você consiga juntá-las para formalizar a sua conclusão a respeito do texto e comparar com as alternativas disponibilizadas.

2. Reserve um tempo do seu dia a dia para ler

Um dos maiores inimigos da interpretação de texto é o cansaço, que influencia de modo negativo na concentração. Para vencer esse problema, é importante ter o hábito de ler diariamente, ou em dias programados.

A leitura, além de estimular a concentração, contribui para a estruturação de um raciocínio mais eficiente, contribuindo para o entendimento da mensagem central. Portanto, pegue um bom livro e estipule um horário do seu dia para lê-lo atentamente, de preferência em um local silencioso.

3. Sempre busque o significado de palavras difíceis

É bastante comum encontrarmos uma palavra bastante técnica ou exótica no texto, que por não sabermos o significado, pode se gerar preocupação e ansiedade para dar continuidade a leitura. O erro mais frequente é não procurar o significado de uma palavra difícil no dicionário. A falta dessa busca pode sim comprometer a interpretação de um texto.

Sempre ande com um dicionário e busque pelas palavras que você não sabe ou tem dúvidas sobre o seu significado. Assim, seu vocabulário torna-se muito mais rico.

Conclusão

A interpretação está presente em nosso dia a dia e é preciso melhorá-la continuamente. Não somente para aprofundar sua percepção de mundo, mas também para garantir sucesso em suas conquistas profissionais, especialmente quando nos deparamos com provas e exercícios que exigem compreensão.

Portanto, agora que você já conhece os erros mais cometidos por alunos e candidatos na hora de realizar provas que exigem interpretação de texto, e já sabe as principais dicas para contornar esse problema, que tal conhecer a nossa faculdade? Acesse agora mesmo o nosso site e conheça os nossos cursos para a sua carreira profissional no mercado. Para mais curiosidades, continue navegando em nosso blog.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.