A Educação à Distância se tornou uma ferramenta importante nos últimos anos. Graças a esse modelo de ensino muitas pessoas têm a oportunidade de estudar o Ensino Superior na comodidade da sua casa.

Essa modalidade de ensino tem muito o que agregar na vida das pessoas que sonham com um diploma. Pessoas que, por motivos diversos, não podem frequentar aulas presenciais. Uma das principais características do Ensino à Distância são as videoaulas.

No ano de 2020, esse modelo de aula se fez exclusivo, não por causa das instituições de Ensino à Distância, mas devido a pandemia do novo coronavírus. As instituições de educação tanto públicas quanto privadas, seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS) para conter os avanços da doença, precisaram aderir a essa dinâmica de aula para não paralisarem completamente as suas atividades devido ao isolamento social.

Como aproveitar as videoaulas e absorver todo o conteúdo de maneira produtiva

Diante desse quadro que se apresenta como novidade para muitas pessoas, reclamações tem sido muito frequentes. As principais queixas referem-se a dificuldade de aproveitar o conteúdo das videoaulas e de gerenciar o tempo de modo a criar uma rotina.

O ideal é que as aulas e o conteúdo disposto para os estudos possam ser bem aproveitados pelos alunos. Por isso, algumas dicas são fundamentais para te auxiliar nesse processo. E esse é o tema do texto de hoje!

1. Gerencie o seu tempo:

Um dos primeiros passos fundamentais para quem está estudando no modo remoto e precisa assistir videoaulas diariamente é saber gerenciar o tempo.

Muito mais do que uma questão de horários, gerenciar o tempo certo para cada atividade do dia produz muitos benefícios à sua rotina.

É imprescindível fazer esse gerenciamento pensando em como era a sua rotina e horário com as aulas presenciais, por exemplo. Assim, você tende a evitar distrações e a focar naquilo que é importante no momento.

2. Estudo e foco no conteúdo:

Para quem deseja absorver e aproveitar o melhor do conteúdo disponibilizado pelo curso, um passo muito importante é focar no assunto. Estude um conteúdo por dia.

Quando se foca em muitas coisas ao mesmo tempo, a tendência é bagunçar as informações e não apreender nada de nenhum conteúdo. Por isso, um conteúdo de cada vez e, assim por diante.

3. Optar pelo isolamento na hora de estudar:

Quem mora em uma casa com muitas pessoas pode encontrar sérias dificuldades na hora de estudar. Com o propósito de melhor estudar, optar pelo diálogo e buscar uma maneira de ficar sozinho podem te ajudar muito na rotina de estudos. Assim como, na absorção dos conhecimentos.

Caso isso não seja possível, você pode optar por alternativas para diminuir os barulhos externos. Utilizar fones de ouvido ou assistir as aulas em um horário mais calmo podem ser uma boa.

4. Evite distrações:

Evitar distrações tem sido uma das maiores dificuldades da pós-modernidade. Por mais que se tente sair do celular ou organizar todos os horários, há sempre algo que nos captura. Algo que nos chama a atenção e tira o foco daquilo que é importante naquele momento e precisa ser feito.

Quando se estuda ou trabalha diretamente de casa, a tendência é que as distrações sejam maiores. Caso você possua dificuldades nesse sentido, é essencial discriminar o que tira o seu foco. Identificando o que te captura, como por exemplo, as redes sociais, é possível se afastar disso.

5. Organização dos horários:

Já se sabe que organizar os horários não é uma tarefa fácil. Sobretudo em tempos de pandemia, mas também não é algo impossível.

Um bom método para te auxiliar é a construção de uma agenda. Anotar todos os horários do dia e colocar em uma parede, por exemplo, pode facilitar saber o horário das aulas e adaptar-se à nova rotina.

Você também pode otimizar o seu tempo, separando desde cedo tudo o que será necessário para assistir às aulas sem interrupções. Incluindo, até mesmo, os lanches, de modo a organizar seus horários e sua rotina de maneira eficiente.

6. Estudo e revisão dos conteúdos:

Estudar e revisar os conteúdos discutidos em sala de aula é fundamental em qualquer modalidade de ensino. Entretanto, para quem está em casa neste momento se torna mais necessário do que nunca.

Isso porque, principalmente, para quem não é acostumado ao ensino à distância, uma estimulação maior ao estudos facilitará sua absorção do conteúdo. Não há, por exemplo, uma previsão concreta do retorno das aulas presenciais e todo estudo é válido nesse momento.

Para quem não trabalha ou não desempenha atividades prioritárias, ao longo do dia, é muito interessante separar pelo menos duas horinhas extras. Só para revisar os conteúdos das aulas. Além disso, no caso de dúvidas e dificuldades de apreender o assunto, aquele reforço em casa será primordial.

7. Aperfeiçoar os seus conhecimentos:

Estudar é fundamental para buscar meios de potencializar os conhecimentos que já possuímos. Por isso que é essencial extrapolar o conteúdo passado nas aulas e conectá-los a outras temáticas.

São muitos os conteúdos disponíveis nas mais diferentes plataformas de ensino e você pode escolher como aperfeiçoar ainda mais os seus estudos. Isso pode ser feito se você dedicar-se diariamente à absorção do conteúdo e pesquisar mais sobre o assunto. Em suma, é traçar maneiras de contornar as suas principais dificuldades.

Estas são algumas dicas que podem te ajudar na hora de assistir as videoaulas e absorver o conteúdo de modo mais produtivo. Tendo em vista que muitas pessoas não são habituadas e não gostam dessa modalidade de ensino, saber que o processo de adaptação não é fácil, mas que, com o tempo, pode constituir-se numa dinâmica mais leve, é essencial.

Para absorver os conteúdos de maneira mais produtiva, é necessário evitar distrações e buscar ferramentas diferentes de estudo. Livros ou vídeos na internet, de fontes seguras, podem ser uma excelente forma de estudo. Assim, você consegue, ainda, extrapolar o conteúdo programático.

É importante ressaltar que você não deve se forçar a produzir nesse momento, nem se culpar caso não esteja conseguindo produzir nada. É sempre válido lembrar que estamos vivenciando um momento difícil que atinge tanto a nossa saúde física quanto a nossa saúde mental.

Para quem não consegue se dedicar às videoaulas por questões financeiras, técnicas ou mentais, é muito importante contatar à direção do curso. Buscar maneiras outras de facilitar esse processo deve ser sempre uma opção.

Conheça agora mesmo os nossos cursos e dê um passo a mais para realizar o seu sonho do Ensino Superior.

Categorias: Educação

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.