A internet e as novas tecnologias têm contribuído de forma muito positiva para uma educação mais inclusiva e transformadora. De acordo com dados do CENSO EAD (sigla de ensino a distância), o ensino superior a distância ultrapassa 1 milhão de alunos. Isso representa muito mais pessoas tendo a chance de se aperfeiçoar e contribuir assim para um futuro mais promissor.

Um dos maiores entraves que impedia muitos estudantes a ingressarem em uma faculdade sempre foi os valores altos de mensalidade. E, como é sabido, inclusive, nem toda faculdade pública é de fato acessível aos jovens de classe baixa.

Por isso, o futuro do EAD no Brasil é uma realidade já presente e que irá impactar o acesso à educação de qualidade. Quer saber mais!? Então, continue lendo!

EAD: um futuro muito presente

Os dados já mostram que o futuro do ensino a distância no Brasil é fato. Em 2018, o EAD teve mais alunos ingressantes do que o ensino presencial. Já em 2020, devido à pandemia causada pela Covid-19, as pessoas foram obrigadas a encontrarem formas de continuar seus estudos pelo meio virtual.

Na base, até antes da pandemia, o nome de alunos no ensino presencial era maior, claro, mas essa tendência tende a mudar cada vez mais, visto as muitas incertezas à respeito da estabilidade da saúde no mundo e dos impactos econômicos ainda imprevisíveis.

Tudo isso fortalece a busca pelo ensino a distância, não apenas para cursos superiores, mas também para cursos técnicos, rápidos e com temáticas mais especializadas. Estudos apontam, por exemplo, uma prévia de que em 2022 haverá mais alunos no ensino a distância do que na modalidade presencial.

Tecnologias tornam a educação mais dinâmica

A troca entre alunos e professores dentro da sala de aula é um fator que contribui de modo significativo para o aprendizado. A ideia é que esse cenário continue presente, ainda mais em algumas áreas em que a prática é base para a formação do profissional.

O que se deve ter em mente é que, quando o assunto é futuro, o EAD, no Brasil, não significa uma substituição completa do ensino presencial, ou de uma metodologia específica, mas uma mescla de métodos para um ensino mais assertivo.

Muitas escolas e instituições de ensino devem se adaptar a nova realidade, que envolve transmissões on-line, gravações de videoaulas, uso de ferramentas tecnológicas que facilitem a comunicação entre professor e aluno, por exemplo. É, então, importante ressaltar que os cursos EAD estão com o conteúdo e qualidade no mesmo patamar do presencial, o que muda é a forma.

Vantagens do EAD?

Existem duas principais vantagens que fazem os alunos optarem pelo ensino a distância: otimização do tempo e preços acessíveis. Como o ensino a distância oferece diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ele se torna, em alguns casos, mais atrativo. Além disso, há muitas outras vantagens do EAD, confira:

1 – Custo-benefício

O preço dos cursos EAD é um dos maiores atrativos na hora da escolha. Em alguns casos, as mensalidades são menos da metade do que o valor pago em um curso presencial, contribuindo assim para um melhor controle financeiro do aluno.

2 – Administração do tempo

O tempo é um dos recursos mais importantes, ele determina o espaço em nosso dia a dia para o foco em nossos objetivos e metas. O estudo é um deles!

Porém, imagine uma pessoa que trabalha 8 horas por dia e precisa usar transporte público por duas horas até o trabalho? Como fica a rotina de estudos em casos assim, que ilustra a vida dos alunos da periferia? Neste sentido, o ensino a distância contribui para melhor administração do tempo, pois o aluno pode escolher o melhor horário para assistir as aulas em casa.

3 – EAD e inclusão

Outra vantagem do ensino a distância é que ele se mostra uma ótima ferramenta de inclusão. O EAD beneficia jovens com menor poder aquisitivo e amplia, assim, o alcance da educação. Ao atingir mais pessoas, o EAD permite que os alunos possam conciliar os estudos com as demais atividades de sua rotina. Desse modo, o EAD gera novas chances para um futuro melhor.

4 – Variedades de cursos

Há várias opções de cursos disponíveis no ensino a distância , como Logística, Segurança Pública, Gestão Pública, Letras, Filosofia, além dos cursos técnicos, pós-graduação, extensão e treinamentos. Essa variedade é, assim, mais um indício que comprova que o EAD no Brasil contribui para o futuro de uma educação mais inclusiva e promissora.

5 – Novas habilidades

Ao optar pelo ensino a distância, o aluno precisa ter em mente que precisa alinhar os estudos a sua rotina, ou seja, a palavra de ordem para que tudo possa fluir melhor é disciplina. Com o tempo, o aluno terá novas habilidades para, por exemplo, gerir bem seu tempo, melhorar sua comunicação com colegas e professores, sua atenção e seu saber em novas tecnologias.

EAD é resultado

Boa parte dos alunos ingressam no ensino superior em busca de um diploma. Entretanto, essa visão se tornou
obsoleta, pois há uma mudança de mentalidade em curso tanto na área educacional quanto no mercado de
trabalho.

Nem todas as empresas exigem aquele velho diploma, o que elas querem é que o profissional saiba as técnicas daquela área. Assim, a tendência é que, cada vez mais, as empresas foquem em questões, como o gerir do tempo, a inteligência emocional, além de outras ferramentas para um bom trabalho.

Comece agora mesmo

Se você busca novas habilidades e deseja conquistar o tão sonhado diploma, faça a escolha pelo EAD e comece agora mesmo a traçar um novo futuro para sua vida profissional. Aqui, você encontra cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão Acadêmica e Treinamentos Corporativos nas mais variadas áreas.

Categorias: Educação