Estudar à distância é a modalidade de ensino superior que mais cresce no país. Assim, conhecido por sua sigla EAD – de Educação à Distância-, este estudo tem sido uma excelente opção, visto que permite aos alunos, por exemplo, conciliar de modo mais fácil o trabalho com as exigências da faculdade.

A princípio, a flexibilidade de horários, bem como, os preços mais acessíveis são o que mais atraem os novos estudantes. E, assim, o aluno pode adequar o tempo investido em estudos a sua carga de trabalho.

Além disso, o EAD dá a chance do aluno estudar em casa, em um ambiente confortável e familiar. Desse modo, o estudante pode economizar tempo, já que não precisa ir a faculdade, e dinheiro, pois não paga pelo transporte.

Entretanto, estudar à distância exige que o aluno tenha disciplina e dedicação, apesar das facilidades. Dessa forma, o estudante consegue realizar suas atividades dentro do prazo e desenvolver as habilidades esperadas.

Por isso, mostraremos como é a rotina de um estudante que escolheu fazer sua graduação por meio do ensino à distância. Leia abaixo!

Rotina de quem escolheu Estudar à Distância

Não importa o curso, pode ser ele Direito, Logística, bem como Segurança Pública ou até Pedagogia, ou Gestão Pública, a sua estrutura é muito parecida a do ensino presencial. Além disso, a forma como os materiais são oferecidos também é similar.

Assim, as diferentes disciplinas são dadas aos alunos, de modo semestral, dentro de uma plataforma digital, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Mas, cada instituição de ensino opta por um design diferente para o seu AVA.

Ambiente Virtual

Dentro desse ambiente virtual, o estudante, no EAD, encontra os conteúdos, vídeos, e-books e demais materiais necessários para seu aprendizado. Nessa plataforma, também é possível encontrar as atividades para avaliação.

Além disso, o aluno tem acesso aos chats. Nessas salas de bate papo, o aluno pode falar com os professores e outros colegas, tirar suas dúvidas e discutir sobre os assuntos da matéria.

Avaliação EAD

Assim como nas faculdades tradicionais, os alunos da EAD também são avaliados de acordo com seu desempenho. Então, o aluno que escolheu estudar à distância deve seguir algumas etapas.

Essas etapas são compostas por videoaulas, textos, vídeos, e-books, etc, que o aluno deve ver/ler. Com os saberes adquiridos com esses materiais, ele consegue realizar as atividades propostas pelos professores.

Além disso, algumas faculdades, mesmo num curso EAD, podem pedir a presença do estudante nos Polos de Apoio Presencial. Esses espaços físicos são preparados para atender as necessidades do estudante, como, por exemplo, realizar provas, teste e apresentar trabalhos.

Desse modo, a nota final do estudante é a soma dos resultados alcançadas tanto no ambiente digital, como no físico. O aluno deve, então, obter uma nota mínima para conseguir ser aprovado nas matérias. Senão, não terá acesso aos novos conteúdos do curso.

Participação dos professores

Ao contrário do que parece, os professores têm participação ativa na vida acadêmica dos estudantes que estão no EAD. Com efeito de que o desempenho do aluno é acompanhado de perto.

Esse acompanhamento ocorre por meio das atividades. Com base nos resultados obtidos, os professores e os tutores são capazes de avaliar o desempenho dos alunos.

Caso necessário, eles podem indicar novas atividades e conteúdos. Dessa forma, o estudante entra em contato com outras maneiras de explicar o tema e um número maior de atividades que ajudam na assimilação do assunto.

Outra forma de acompanhar a evolução dos estudantes é por meio dos fóruns de discussão e as webconferências. Nesses espaços acontecem interações em tempo real entre alunos, professores e tutores.

As discussões nesses ambientes, assim como as dúvidas dos estudantes, são usadas na avaliação e como base para indicar novos materiais. O objetivo, então, é fazer o estudante conseguir entender e dominar o tema. Para que, desse modo, ele possa aplicá-lo na sua vida profissional.

Organização e EAD

Assim que o estudante é apresentado a uma nova matéria, ele já sabe quais os prazos terá que cumprir. Os alunos precisam criar sua rotina de estudos para cumprir com os prazos. E, portanto, pensar sobre “como estudar à distância” pode auxiliar o estudante a criar sua rotina.

No EAD, não importa se o aluno escolha entrar no Ambiente Virtual de Aprendizagem de manhã, à noite ou de madrugada. O importante é que as atividades sejam entregues nas datas corretas.

No entanto, para alguns alunos essa é a parte mais complicada de estudar à distância. A disciplina e o compromisso de separar algumas horas por dia para estudar pode ser um desafio dentro de um ambiente com tantas distrações como a nossa casa.

Por isso, vamos dar algumas dicas para ajudar nessa organização:

Separe um horário para estudar

Escolha o melhor horário para realizar seus estudos. Não importa se é a noite ou de dia.

O ideal é optar por um período de tempo livre e um lugar mais calmo. Assim, você diminui as chances de ser interrompido.

Conte para as pessoas que dividem a casa com você sobre o seu horário de estudo. Dessa forma, elas não vão interferir o seu momento de estudo.

Coloque esse tempo na sua rotina diária. E, caso não consiga cumprir sua meta em determinado dia, compense no próximo.

Crie um ambiente agradável

Para facilitar a concentração e o aprendizado, separe um local adequado e organizado para os seus estudos, conforme foi dito acima. O ambiente interfere no rendimento acadêmico.

Por isso, dê preferência a espaços com uma mesa e cadeira confortáveis. E, se possível, separado das áreas comuns, como o quarto, por exemplo.

Deixe na mesa todos os materiais que possa precisar, a saber, lápis, caneta, caderno e borracha. Assim, não é preciso parar a aula para procurar alguma coisa.

Assim também, é importante manter o celular afastado. Já que é uma grande fonte de distração.

Disciplina no EAD

Apesar de ser comum encontrar pessoas que acreditam que o diploma conquistado por meio do EAD tem menos valor que o diploma alcançado pelos métodos tradicionais, isso não tem sentido. É só crença.

Afinal, tanto para o Ministério da Educação (MEC), quanto para o mercado de trabalho os dois diplomas têm o mesmo valor. E, conforme já dito, a disciplina é fundamental para quem optou por estudar à distância.

Portanto, assim como a educação tradicional exige dedicação do estudante, o EAD também. Assim, definir o melhor horário, organizar seu espaço e focar nos conteúdos, ajuda a compreender os temas abordados. E, bem como, ajuda absorver as técnicas e os conceitos que estão envolvidos no curso superior escolhido.

Assim, se você pretende fazer um excelente EAD, acesse o nosso site e venha conhecer os cursos da nossa faculdade.

Categorias: Educação

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.