Documentários são uma boa fonte para trazer, aos nossos olhos, ideias, propostas e realidades muitas vezes fora da nossa zona de conforto. Esses filmes são grandes aliados na procura por conteúdos que nos façam refletir e aprender.

Desse modo, separamos 6 documentários sobre Psicologia e meio ambiente que podem interessá-lo. São, assim, documentários com considerações sobre capitalismo, economia, poluição, desmatamento e diversos outros temas de relevância.

Então, se você se interessa pelo assunto, continue lendo e confira essa a nossa seleção:

1. A Ilha das Flores

Ilha das Flores, de Jorge Furtado.

Esse curta de 1989 foi eleito o melhor curta brasileiro de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema. A Ilha das Flores é uma produção de Jorge Furtado que discorre sobre a lógica capitalista conforme a produção e o destino de um tomate.

Com duração de 13 minutos, o curta, então, trata da desigualdade social de forma ácida e inteligente. O filme abre, assim, um espaço para uma série de debates poderosos.

2. A Lei da Água: novo código florestal

Lei da Àgua: novo código florestal, de Andre D’Elia.

Também brasileiro, esse documentário de 1h18min foi lançado em 2015 e trata da importância das florestas para o sistema hídrico do país.

A produção de Fernando Meirelles tem a participação de diversos ruralistas, cientistas, assim como de ambientalistas e outros profissionais. O objetivo é abordar as mudanças do novo Código Florestal.

Dirigido por Andre D’Elia, o filme é uma parceria entre Instituto Socioambiental (ISA), WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, bem como o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e o Bem-Te-Vi Diversidade.

3. Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade

Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade.

Esse documentário, disponível na Netflix, é uma produção de 2014 em que o cineasta Kip Andersen trata de como a indústria da carne, principalmente a de vaca, é a principal causa do desmatamento, da poluição e também do consumo de água.

Com um tom bem-humorado, mas, ao mesmo tempo, com muitos dados impactantes, o filme é uma tentativa de propor um caminho mais sustentável para o planeta.

4. Como mudar o mundo

Como mudar o mundo, de Jerry Rothwell.

Ainda na pegada ambiental, Como Mudar o Mundo é produção de 2015 que conta a história do Greenpeace. Uma organização não governamental ambiental com sede em Amsterdã, nos Países Baixos.

Com essa perspectiva histórica, o documentário se destaca, então, por trazer uma série de imagens de arquivos nunca antes publicados. O filme é dirigido por Jerry Rothwell e está disponível na Netflix.

5. Oceanos de Plástico

Oceanos de plásticos, de Craig Leeson.

Sacolas, garrafas PET e outros itens de plástico são muito comuns em nossas vidas. Mas, há um alto custo ambiental para a produção e para o descarte incorreto desses materiais.

E é desse modo que esse documentário de 2016, dirigida por Craig Leeson, traz a temática do filme, a poluição do plástico. Assim, o filme mostra como esse material tem impactado ecossistemas e formado ilhas de plástico em nossos oceanos.

6. Mission Blue

Mission Blue, de Sylvia Earle.

Também falando de oceanos, Mission Blue é um documentário de 2014 que cobre uma campanha de Sylvia Earle, oceanógrafa que se preocupa com o descarte de resíduos no mar, bem como com a pesca abusiva e outras ameaças ao ecossistema marinho.

O filme é uma produção original da Netflix.

E aí, já decidiu por qual filme começar?

Assista os filmes de nossa lista, mas, além disso, há diversos outros filmes que você, inclusive, pode procurar para entrar em contato com outras realidades. Como dito no início, documentários, por certo, trazem fontes inteligentes para a nossa vida e acrescentam reflexão e saber.

Mas se você tem sede de conteúdo, procure nossos cursos e descubra como abrir portas para o seu futuro.

São cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão Acadêmica e Treinamentos Corporativos que, de fato, podem mudar a sua vida, com metodologia de excelência e valores que cabem no seu bolso.

Assim, para conferir, acesse nosso site e siga-nos nas redes sociais. Continue navegando em nosso blog para mais curiosidades.