Semana passada, trouxemos uma lista com 6 documentários sobre Psicologia e Meio Ambiente. Uma intersecção óbvia, mas não tão conhecida do público. Em vista disso, decidimos elencar mais 6 filmes do tipo doc e com a mesma temática.

Em suma, o doc, ou documentário, é um tipo de filme que pretende retratar outras realidades. Assim, esses filmes são grandes aliados na procura por conteúdos que nos façam refletir e aprender sobre nós e sobre o mundo que nos cerca.

E aí, será que você conseguirá ver o entrecruzamento da Psicologia e do Meio Ambiente nos docs citados abaixo?

Se você se interessa pelo assunto, continue lendo e confira essa a nossa seleção:

1. O Sal da Terra

Sal da Terra, de Juliano Salgado.

Juliano Salgado decidiu dirigir um filme documental contando a história de seu pai, Sebastião Salgado, um fotógrafo brasileiro que buscou registrar algumas regiões e civilizações até então inexploradas. Sebastião Salgado nos deu um material rico para o debate sobre as questões ambientais.

Assim, com um tom muito reflexivo, o doc nos faz pensar em como a ignorância quanto às diferenças culturais e sociais pode culminar em violência e sofrimento.

2. O cérebro inconsciente

O Cérebro Inconsciente, de Francesca D’Amicis, Petra Höfer e Freddie Röckenhaus.

Esse documentário de 2010 produzido por Francesca D’Amicis, Petra Höfer e Freddie Röckenhaus é, na verdade, dividido em duas partes com pouco mais de 50 minutos.

Com a colaboração de diversos neurocientistas, o filme trata, em suma, das nossas ações inconscientes e de como nossos cérebros são condicionados por uma série de fatores externos.

3. Crianças consumidoras: a comercialização da infância

Crianças do Consumo, de Adriana Barbaro e Jeremy Earp.

Essa produção norte-americana foi dirigida por Adriana Barbaro e Jeremy Earp e lançada em 2008. O doc, assim como diz seu título, retrata a ciência do consumo infantil e sua relação com uma indústria de 15 bilhões de dólares.

O documentário, portanto, traz dados surpreendentes que mostram como o consumo infantil movimenta o equivalente a soma da economia de 115 países pobres no mundo.

Um alerta para a sociedade! O doc fala sobre como estratégias de marketing colocam crianças na mira do consumo, bem como relata quais são os efeitos disso.

4. Mente humana e dinheiro

a imagem traz parte de uma cabeça humana. A parte inferior da foto corta abaixo dos olhos do homem, em cima do nariz. O crâno dele é feito de dólares que estão voando pela imagem.
Mente Humana e Dinheiro, de Christopher Rowley.

Será que somos racionais quando se trata de dinheiro? O doc “Mente humana e dinheiro” é do diretor norte-americano Christopher Rowley. Pelo nome, é fácil saber o que está em jogo. Em suma, o filme traz em tela a Neuroeconomia, uma ciência que abraça a Psicologia, as finanças e a Economia.

Além disso, o doc traz as funções cerebrais durante situações econômicas extremas e o impacto que o dinheiro tem no nosso humor. Assim, esse documentário mostra como, desde a Grande Depressão, a crise econômica trouxe desequilíbrio, o que culminou em uma crise global que não foi prevista por teorias da Economia.

Acompanhando a jornada de trabalho de um corretor da bolsa de Wall Street, o filme mostra as reações do cérebro diante do pânico, bem como mostra as reações dos consumidores ao excesso de ofertas, sem necessariamente tomarem decisões racionais.

5. A Ira de um anjo

A Ira de um Anjo, de Larry Peerce.

Esse curta de cerca de 30 minutos e trata da história de Beth Thomas, uma menina de 7 anos com carinha de anjo, mas com personalidade cruel e capacidade de ser manipuladora e violenta, ao extremo.

Assim, o documentário aborda os abusos que Beth sofreu pelo próprio pai e os efeitos disso em seu comportamento. A história de Beth Thomas em tela é dirigida por Larry Peerce.

6. Dor (In)visível

Dor (In)visível, da Mexido Filmes.

Esse doc produzido pela Mexido Filme trata da depressão de universitários que lidam com a pressão dos estudos, da vida social e familiar.

Uma iniciativa de 4 alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o filme relata, então, a história de 3 amigos. Eles moram juntos e lidam com a necessidade de um apoio que não encontram em suas famílias.

Se você tem sede de conteúdo, procure nossos cursos e descubra como abrir portas para o seu futuro.

São cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão Acadêmica e Treinamentos Corporativos que, de fato, podem mudar a sua vida, com metodologia de excelência e valores que cabem no seu bolso.

Assim, para conferir, acesse nosso site e siga-nos nas redes sociais. Continue navegando em nosso blog para mais curiosidades.