A relação entre Direito Ambiental e o cotidiano é flagrante, já que diz respeito a fatores intrínsecos à humanidade. O crescimento populacional, o avanço industrial, a utilização de fontes de energia são exemplos da importância em questão.

Em suma, pode-se discutir vários fenômenos e várias práticas a partir das questões acerca do Direito Ambiental. Mas antes de tratar da aplicação dessa área de saber, você precisa estar a par do seu conceito.

Compreendendo o Direito Ambiental

Direito Ambiental é um segmento jurídico que trata das relações dos indivíduos, governos e organizações com o meio ambiente. É, portanto, um ramo do Direito que visa integrar os aspectos econômicos e sociais. Fazendo isso com a importância do cuidado ecológico, a fim de favorecer o bem-estar das populações.

Embora esse tema esteja “na moda”, o conceito de Direito Ambiental surgiu no século XX, na década de 1960. Isso se deu a partir de conferências e simpósios mundiais acerca da agressão ao meio ambiente por parte do avanço industrial. Assim, a aflição ecológica passou a ser pauta obrigatória nos encontros pelo mundo a fora.

Mas foi só, em 1972, na Conferência de Estocolmo que o direito ao meio ambiente entrou no âmbito básico da questão. De lá para cá, o tema se aprofundou cada vez mais! Desse modo, surgiram ainda diversos polos de pesquisas e organizações para monitorar danos ao meio ambiente.

Então, já deu pra notar que o Direito Ambiental é muito debatido por agentes dos setores público, privado e acadêmico. No setor público, o debate está nos ministérios ou nas secretarias de meio ambiente. Já no privado, os integrantes das empresas com práticas sustentáveis que provocam a discussão. Enquanto isso, no meio acadêmico, pode-se ver cursos técnicos, graduações, palestras, simpósios e seminários feitos para pensar a questão ambiental.

Desse modo, pela importância dessa área do saber, a Faculdade Sensu frisa sua importância na graduação de Direito. O tema é visto sob diferentes ângulos e com a profundidade que a área exige.

DIREITO AMBIENTAL NA FACULDADE SENSU

A Faculdade Sensu oferece cursos com qualidade, métodos modernos e graduações com preços abaixo do mercado. A Sensu é conhecida por valorizar saberes básicos para a sociedade.

É daí que vem o interesse em frisar a matéria de Direito Ambiental no curso de Direito, dando ao tema toda a importância que ele merece. Com corpo docente e estrutura excelentes, nosso curso conta com um enfoque de campo ampla e profunda.

O nosso objetivo é formar profissionais que possam atuar também na área do Direito Ambiental! Assim, esses alunos podem ficar antenados no modo como o tema se liga com o mundo.

Desta maneira, aqui você verá tópicos, como descarte de lixo, poluição de rios, mares e atmosfera. Além disso, temas como desmatamentos, incêndios ambientais, emissão de poluentes, entre outros são vistas sob o prisma jurídico.

Formamos, assim, profissionais da área do Direito capazes de lidar com dispositivos legais a fim de proteger o meio ambiente. Entre os princípios vistos na graduação de Direito, destacamos os:

  • da precaução;
  • do Poluidor-Pagador;
  • da Responsabilidade Social;
  • da Gestão Democrática;
  • do Limite.

Acesse nosso site e veja nossos cursos. Estamos esperando por você!

Categorias: Jurídica

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *