Para muitas pessoas a parte mais complicada de entrar na faculdade não é fazer a prova do vestibular, mas escolher um dos cursos de graduação. Essa decisão apavora muita gente, por isso, resolvemos criar esse artigo com algumas dicas que vão te ajudar a escolher seu curso superior.

Você não sabe qual caminho seguir na faculdade? Não se desespere, você não é a única pessoa indecisa. Essa escolha vai nortear o seu futuro, por isso, respire fundo e se acalme. Nós vamos te ajudar a encontrar o curso superior certo para você.

9 dicas para escolher um curso superior

1. Pense nos seus gostos

Faça uma análise pessoal antes de definir seu curso superior. O seu foco deve estar voltado para as áreas do conhecimento das quais mais gosta. Isso mesmo! Pense nas suas matérias preferidas no colégio. Em quais delas você tirava as melhores notas?

A partir dessa análise, é possível definir qual a área de conhecimento (biológicas, exatas ou humanas) você se sente mais confortável. Dessa forma, podemos eliminar os cursos que não fazem parte dessa área.

2. Habilidade Pessoais

Ainda fazendo uma análise pessoal, além de avaliar suas preferências acadêmicas, preste atenção nos seus talentos e nas suas qualidades. Elas podem fazer a diferença no curso que você pretende escolher.

Por exemplo, se você é um bom comunicador, talvez um curso na área de humanas seja uma boa escolha.

3. Expectativas

Chegou a hora de ser pragmático e pensar no futuro. Como você se vê daqui a 10 ou 15 anos? Qual o padrão de vida que você quer ter? Como imagina a sua rotina diária? Quais as suas prioridades?

Coloque tudo isso no papel. Existem profissões que exigem muito do seu tempo, mas oferecem um retorno financeiro maior. Outras, podem não contar com um salário polpudo, mas permitem que você trabalhe em horários mais flexíveis e consiga se dedicar a outras atividades, como curtir a família e os amigos.

4. Conheça os cursos

Procure inclusive mais informações sobre os cursos que mais te atraem. Busque saber a grade curricular, o tempo médio de duração e as possibilidades que esses cursos oferecem no mercado de trabalho.

Nessa etapa, a internet é uma ótima maneira de aprofundar os seus conhecimentos. Procure ainda por feiras de profissões, elas são promovidas por diversas instituições de ensino e pretendem apresentar os cursos aos possíveis novos alunos.

Além disso, procure conversar com alunos e ex-alunos, eles vão te oferecer uma visão mais próxima da graduação. Quanto mais informações você tiver, mais fácil vai ser escolher um curso superior.

5. Conheça as instituições de ensino

Por certo, além de escolher um curso superior, você também vai optar por uma instituição de ensino. Portanto, não deixe de avaliar as faculdades que oferecem os cursos pelos quais você está interessado.

Procure saber, por exemplo, se determinado curso possui o selo de aprovação do Ministério da Educação (MEC). Isso quer dizer que o curso possui os requisitos exigidos pelo MEC para que a instituição possa formar profissionais qualificados.

Pesquise também sobre a nota do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Guia do Estudante. Isso vai te dar uma ideia do nível de qualidade da instituição. Procure saber sobre os professores, isto é, quem são e qual é o currículo acadêmico de cada um deles.

Em suma, avalie as instalações da instituição, se existem bolsas de ensino, bem como quais são as atividades extracurriculares disponíveis. Além disso, pesquise qual a modalidade de ensino (presencial, semipresencial ou à distância) oferecida pela faculdade.

6. Análise a situação do mercado de trabalho

Procure saber quais são as profissões saturadas (aquelas com muitos profissionais no mercado e poucas oportunidades) e aquelas que estão mais requisitadas. Não deixe de avaliar as tendências profissionais para o futuro, visto que você pode entrar na faculdade agora, mas vai demorar alguns anos para chegar ao mercado de trabalho.

7. Curso e teste vocacional

Esse tipo de teste pode ser uma ótima ferramenta de autoconhecimento e promete te direcionar para o curso superior mais adequado às suas características. Você pode até encontrar na internet, mas teste vocacional bom e bem direcionado é com um profissional de Psicologia.

Caso você sinta necessidade de maior orientação procure o conselheiro pedagógico da sua escola. Ele vai saber indicar o melhor teste vocacional e ainda te orientar a partir do resultado.

8. Carreira de Sucesso

Pense no curso superior como o primeiro degrau para uma carreira bem sucedida. Desse modo, conseguir se destacar durante o período de gradação é essencial para fazer contatos na área que escolheu e, futuramente, abrir portas no mercado de trabalho.

Assim, agora que você tem tantas informações sobre você e sobre os cursos, pense naqueles que te oferecem maior oportunidade de crescimento. Além disso, pense nos quais os seus talentos e qualidades podem fazer uma diferença positiva.

9. Analise as formas de acesso

Existem diversas formas de entrar na faculdade. Se você optar por uma das universidades públicas do país, é provável que a principal forma de acesso seja por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Além disso, o processo pode contar com mais de uma fase, sendo o Enem apenas a primeira.

Algumas universidades públicas, por exemplo, oferecem um sistema de vestibular seriado. Quem opta por esse sistema faz, então, uma prova a cada ano do ensino médio com o conteúdo programático daquela série. Assim, no primeiro ano a matéria da prova é tudo o que foi visto no 1.º ano do Ensino Médio.

Já algumas instituições particulares, preferem que seu acesso seja feito por meio de vestibular tradicional, mas, tendo a nota do Enem determinado peso no resultado. Não podemos esquecer o PROUNI, programa do Governo Federal que facilita o acesso a faculdades particulares, de acordo com a nota do Enem e a renda familiar dos interessados.

Tendo essas informações e dados em mãos fica mais fácil escolher seu curso superior, mas lembre-se: isso não é uma ciência exata. Essas dicas servem apenas para criar um norte e te orientar durante o seu processo de decisão. No final, a escolha ainda é exclusivamente sua!

Aí vai uma dica extra: Acesse o nosso site e conheça os nossos cursos de graduação disponíveis. Estamos te esperando!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.