Depois de todo o semestre de muito estudo, com provas e testes de desempenho escolar, é sempre importante relaxar nas férias, não é mesmo? Ninguém aguenta o ritmo se não houver algum tempo para tirar o pé e descansar um pouco. E uma das atividades preferidas de quem está neste período é sentar no sofá e assistir um bom filme.

Inclusive, a melhor parte é ser possível relaxar sem esquecer de assuntos importantes e que possam ajudar na trajetória acadêmica, preparando você para lidar com desafios futuros em termos escolares. Por isso, fizemos uma lista de filmes para assistir nas férias e que, de certa forma, ajudará os alunos a ampliarem saberes sem a pressão de uma sala de aula.

De forma leve, é possível aprender e entender melhor certos assuntos. Assim, dá para, inclusive, se preparar sem estresse, enquanto descansa e relaxa durante as férias.

Filmes para assistir durantes as férias e ampliar os conhecimentos de forma leve

Então, trouxemos uma lista com vários filmes nacionais e internacionais para que você conheça mais sobre eventos históricos com temáticas que impactaram a vida mundial. Esses filmes são grandes produções que vão te permitir descansar e aprender:

Hotel Ruanda

Sem dúvidas, quando falamos sobre história, certamente um dos filmes mais comentados e recomendados é Hotel Ruanda. No país africano que intitula o filme, uma intensa briga política entre grupos étnicos diferentes (hutus e tutsis), gerou a morte de milhões de pessoas em um confronto sangrento, em 1994. Este é, então, o pano de fundo para a obra, que também fala sobre compaixão e empatia. Filme essencial para entender dinâmicas regionais, conflitos e muito mais.

Conhecer esta história que impactou o mundo inteiro é um exemplo de como as relações sociais são complexas. Assim, entender as diferenças entre etnias e grupos, política internacional e direitos humanos, é essencial para ampliarmos nossos saberes.

Invictus

Em seguida, vamos de Invictus. Ainda no continente africano, mas agora na África do Sul, a história fala sobre a obra que relembra o Apartheid, a partir do campeonato mundial de rúgbi de 1995.

Enquanto Nelson Mandela presidia, o país sediava a competição e a conquista. A obra, de modo muito completo, relaciona os fatos esportivos com o pano de fundo social da nação. Este filme é ótimo para quem também quer relaxar, assistindo uma obra que mistura sociedade, esporte e muito mais, com atores consagrados como Morgan Freeman e Matt Damon.

Diamante de Sangue

Para completar nosso giro por temas africanos relevantes para a história e para entender melhor a sociedade, vale mencionar a obra Diamante de Sangue. Neste caso, o filme retrata o período de guerra civil em Serra Leoa, com seus desdobramentos, causas e muito mais.

Trabalho Interno

Um dos principais fatos históricos do século XXI é a grande crise econômica iniciada em 2008. O mundo inteiro sentiu o impacto do problema, iniciado nos Estados Unidos. Assim, o filme Trabalho Interno busca, justamente, mostrar o que aconteceu, e de que forma a crise impactou todo o mundo. Além disso, a história tenta mostrar o que causou a questão. É uma boa pedida para quem gosta de estudar história contemporânea.

Adeus, Lênin

De forma leve, diferentemente de obras mais densas como as citadas anteriormente, Adeus, Lênin trata do mundo pós-queda do Muro de Berlim, um dos eventos históricos mais relevantes da reta final do século XX. Mudanças após a queda, uma nova realidade imposta a quem antes vivia em outro estilo e muito mais. Por apresentar uma abordagem leve, “Adeus, Lênin” é, portanto, uma das melhores opções para unir o descanso das férias e um conteúdo relevante.

Filmes sobre a Guerra do Vietnã

Como um dos maiores produtores cinematográficos do mundo, os Estados Unidos têm uma extensa produção de filmes a respeito de temas relevantes de sua história, como, por exemplo, a Guerra do Vietnã. Há uma extensa gama de filmes com este tema.

Para quem gosta de música, de certa dinâmica e leveza, o musical Hair é uma ótima opção. Mas, para quem prefere abordagens referentes à guerra em si, nos campos de batalha e com o olhar de quem vai à luta, Platoon é a pedida.

Entretanto, há também quem prefira uma abordagem mais realista e, neste sentido, os documentários podem ser uma opção interessante, como Sob a Névoa da Guerra que traz depoimentos de quem fez parte, por trás, do conflito. Ministros norte-americanos e outros personagens dão suas opiniões sobre tudo que aconteceu.

Central do Brasil

Um grande clássico de nosso cinema nacional é Central do Brasil. O longa fez enorme sucesso, inclusive, disputando grandes prêmios internacionais. Além disso, Central do Brasil trata de temas relevantes de geografia nacional, como migrações de regiões dentro do próprio Brasil, um país continental com enormes diferenças entre cada parte do território.

O que é Isso, Companheiro?

Avançando na história, a Ditadura Militar também é outro tema interessante. Um filme baseado em fatos reais, mas que traz boa dinâmica e serve também como bom entretenimento, este é O que é Isso, Companheiro? A obra retrata o sequestro do embaixador norte-americano no Brasil, Charles Burke, por um grupo organizado que luta contra o regime militar. O filme, de 1997, baseia-se se no livro de Fernando Gabeira, um dos participantes da história.

Olga

A história do Brasil também é muito retratada, em diferentes momentos. O filme Olga, por exemplo, relembra período do governo de Getúlio Vargas, com a luta de Luiz Carlos Prestes para criar uma revolução comunista. A personagem central, que dá nome ao filme, é Olga Benário.

Estes são, portanto, alguns dos filmes que recomendamos para as férias. Todas as obras mesclam qualidade cinematográfica, gerando uma experiência de entretenimento e relaxamento fantástica, com temas relevantes que podem ajudar a entender melhor o mundo em que vivemos.

Gostou deste conteúdo? Então, confira mais curiosidades e tudo o que temos para ajudar no seu desempenho e na sua evolução pessoal e profissional, acessando outros textos do nosso blog. Saiba que somos uma empresa especializada em oferecer os mais diversos cursos. Como instituição de Ensino Superior, oferecemos Graduações, Pós-Graduações, Treinamentos Corporativos e Extensão Acadêmica. Acesse já o nosso site!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *