A data também reforçar a grande importância desses profissionais não só para o compartilhamento e acesso ao conhecimento, mas também para o desenvolvimento social do Brasil

Dia 08 de Agosto é comemorado no Brasil o Dia Nacional dos Profissionais de Educação, data criada em 2014 por intermédio da Lei 13.054/14, com a finalidade de homenagear, valorizar e reconhecer os profissionais que atuam na área da educação.

A escolha do dia 06 de agosto se deu pela sanção da Lei 12.014/2009, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), reconhecendo os funcionários de escola como profissionais de educação.

Lei Nacional da Educação insere os funcionários de escola habilitados na categoria de profissionais da educação escolar básica, juntamente com os professores e pedagogos, e beneficiou cerca de um milhão de trabalhadores que atuam nas escolas de ensino básico: educadores que passaram a ser valorizados e reconhecidos como profissionais de educação em todos os municípios brasileiros.

Afinal, toda a rede educacional colabora de alguma forma no aprendizado dos alunos, alguns diretamente e outros indiretamente, mas todos ali trabalham para que mais conhecimento seja difundido e que outras profissões também existam. Bem, todo   profissional precisa de um professor para começar a fazer seu trabalho.

Importância

A valorização dos profissionais da área, portanto, deve ser entendida como um exercício diário com o objetivo de levar conhecimento a todas as partes do país,  dever de todo cidadão!

A data comemorativa tem, justamente, essa ideia:  destacar o valor imensurável de toda a cadeia de profissionais que dedicam a vida ao ensino. O dia 6 de agosto é ainda mais importante diante da atual situação causada pela pandemia do novo coronavírus e suas consequências, como o isolamento social. Por isso, os educadores tiveram que inovar, em meio a muitas dificuldades, as formas de ensinar, a fim de proporcionar conhecimentos adequados aos alunos.

Não há advogado sem professor. Não existe médico sem professor. Não há juízes sem professores. A educação é, sem dúvida, a base para qualquer profissão que se possa almejar, portanto, todos os profissionais que atuam para transmitir, ensinar e dar acesso ao conhecimento merecem agradecimentos pelo trabalho tão fundamental que exercem nesta data!

A educação e o conhecimento são o principal meio para as mudanças que queremos e deve ser sempre celebrada. Parabéns a todos os Profissionais da Educação!

Se você gostou desse conteúdo e quer ler mais sobre datas importantes acesse nosso blog e conheça também nosso site e nossas várias opções de cursos.