Data importante para conscientizar a população sobre a preservação dos patrimônios nacionais

17 de agosto é o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data foi escolhida em homenagem ao historiador e jornalista, Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1937. Rodrigo foi o maior responsável pela consolidação jurídica do tema Patrimônio Cultural no Brasil e pela criação do Iphan em 1937, que presidiu até 1967.

O Instituto é responsável pela proteção e preservação dos bens culturais nacionais, edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos. Goiânia possui 21 edifícios e monumentos públicos tombados como Patrimônio Histórico pelo Iphan, que são abertos para visitação pública. Eles estão concentrados em sua maioria no centro da cidade e no núcleo pioneiro de Campinas, antigo município e atual bairro da capital goiana.

Entre esses monumentos tombados estão:

• Estação Ferroviária de Goiânia,
  • Mureta e Trampolim do Lago das Rosas,
  • Antigo Palace Hotel,
  • Antigo Grande Hotel,
  • Antiga Subprefeitura e Fórum de Campinas,
  • Antiga Escola Técnica de Goiânia,
  • Colégio Estadual Lyceu de Goiânia,
  • Teatro de Goiânia,
  • Traçado Viário dos Núcleos Urbanos Pioneiros,
  • Conjunto da Praça Cívica.
Foto por Judson Castro da Praça Cívica no setor Central, Goiânia

Praça Cívica – A Praça Cívica é considerada o principal elemento do traçado urbano de Goiânia (GO). O tombamento desse traçado abrange 22 bens, sendo 12 deles constituintes do chamado Conjunto da Praça Cívica, que inclui edifícios institucionais e mobiliário urbano. O tombamento desse acervo arquitetônico e urbanístico de Goiânia foi aprovado pelo Conselho Consultivo do Iphan, em dezembro de 2002.

CONJUNTO DA PRAÇA CÍVICA:

• Casa de Pedro Ludovico Teixeira
  • Coreto
  • Delegacia Fiscal
  • Fontes Luminosas
  • Fórum
  • Museu Zoroastro Artiaga
  • Obeliscos
  • Palácio do Governo
  • Procuradoria-Geral do Estado
  • Secretaria Geral
  • Relógio da Av. Goiás
  • Tribunal Eleitoral
  • Escola Técnica Federal de Goiás
  • Estação Ferroviária
  • Lago das Rosas
  • Liceu de Goiânia
  • Prédio do Grande Hotel
  • Teatro Goiânia
Foto por Angela Macario da Maria Fumaça na Antiga Estação Ferroviária, Centro de Goiânia.

Se quiser saber mais sobre alguns desses locais acesse nossa postagem sobre os pontos turísticos de Goiânia!

E sabe o melhor de tudo!? Estamos na Rua 3, próximo a vários desses monumentos. Venha conhecer nossos cursos e inicie a construção de seu futuro.

Fontes: Iphan, Prefeitura de Goiânia.