Comemora-se todo dia 5 de junho o Dia mundial do Meio Ambiente. A data tem o objetivo de conscientizar e propagar ações para a proteção e a preservação do meio ambiente.

O 5 de junho é um alerta à sociedade sobre as graves mudanças no meio ambiente, como, por exemplo, a poluição e o aquecimento global. Além disso, os eventos que acontecem na data pautam também os crimes contra a vida silvestre.

Assim, para ficar por dentro do que acontece no dia de hoje e ajudar o planeta, leia o texto até o final. Cabe a cada um adotar medidas que impeçam os impactos humanos no meio ambiente de atingir a Terra de modo irreversível.

Quando o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado?

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que aconteceu em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Nessa conferencia, houve um início de uma mudança no modo de ver e tratar os problemas ambientais. Além disso, foram postos princípios a orientar a política ambiental em todo o planeta.

Por que o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data importante?

Espera-se que o ser humano adquira consciência sobre seus atos nocivos ao meio ambiente E, com isso, espera-se também que a sociedade como um todo aprenda a lidar de melhor forma com os recursos naturais do planeta.

Para que a conscientização aconteça, a cada ano, ao redor do mundo, é eleito um tema para debate. O tema deste ano é a Restauração de Ecossistemas.

Assim, são feitas campanhas para que haja mobilização, não apenas do cidadão comum, mas, também, de empresas e governantes a causa em questão. E aí, vamos recuperar o meio ambiente!?

Como preservar o meio ambiente?

Embora pareça uma tarefa difícil, ações simples e corriqueiras podem ajudar o meio ambiente. Basta cada um fazer a sua parte. Deste modo, pode haver esperanças de um futuro promissor para as gerações futuras.

Então, veja a seguir algumas dicas importantes:
  • Recicle o que for possível;
  • Use menos plástico;
  • Pratique o consumo consciente.
  • Diminua o consumo de água e de energia;
  • Não compre animais silvestres sem autorização;
  • Sempre que possível, deixe seu carro em casa;
  • Jogue o lixo em locais adequados;
  • Separa o lixo corretamente para que os resíduos tenham o destino correto;
  • Plante árvores e restaure jardins.

Fique por dentro

Em todo o mundo, há eventos importantes sobre o meio ambiente no mês de junho, devido ao dia 5 de junho. No Brasil, o Programa das Ações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) está promovendo uma série de webinários, entre os dias 7 e 11 de junho. A intenção é colocar o tema em debate e discutir a restauração nos biomas brasileiros. 

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *