Hoje, 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. A criação da data se deu em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o intuito de promover os cuidados com a saúde. Além disso, a OMS se preocupava em alertar as pessoas sobre os problemas que podem atingir a população caso esses cuidados não sejam seguidos.

Comemora-se a data, então, desde 1950. E todos os anos a OMS escolhe um tema específico a se discutir. A ideia é promover um tema que esteja de acordo com as prioridades da agenda internacional da organização.

Temas e alertas

Em 2020, por exemplo, ano em que a disseminação da Covid-19 foi uma das maiores preocupações a nível mundial, a OMS decidiu que a data iria celebrar os profissionais de enfermagem e todas as equipes de saúde espalhadas pelo mundo. O intuito era o de salientar a importância da atuação desses profissionais que estavam na linha de frente na luta contra essa doença.

Dentre outros temas de anos anteriores, é possível destacar, por exemplo, a hipertensão, o envelhecimento saudável, a saúde para todos. Além disso, a cobertura universal de saúde e a segurança alimentar foram assuntos importantes a se tratar em conjunto. Como se pode perceber, os temas são diversos e pretendem abranger ao máximo todos os aspectos que envolvem a saúde.

Colaborações com a saúde

A data, além de ser uma espécie de alerta para todo o mundo, também é uma ferramenta da OMS para espalhar informações e recomendações. Para isso, ela conta com a colaboração de governos e outras instituições.

Um exemplo é o Conselho Nacional de Saúde (CNS), que durante os seus anos de atuação participa da data por meio de atos solenes. O CNS atua também com a elaboração de uma carta de intenção, redigida em todo início do mês de abril, apoiando o tema que a OMS escolheu naquele ano.

Mas, o que é saúde?

Existe uma definição específica do que é saúde? De acordo com a própria OMS, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social. A saúde não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade. Portanto, para que uma pessoa seja considerada saudável, ela precisa não apenas estar sem apresentar doenças, mas ainda ter garantido seu bem-estar social e mental.

Para isso é preciso analisar todo um contexto que pode impactar a vida e, consequentemente, a saúde de um indivíduo. No Brasil, de acordo com o artigo 196 da Constituição Federal de 1988, a saúde é vista como um direito de todos e dever do Estado. Este deve garantir, por meio de políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Sendo assim, a promoção da saúde de que fala a Constituição indica que cuidar da saúde de uma população não é apenas oferecer medicamentos ou atendimento médico. Oferecer saúde é investir em outras medidas que garantam o bem-estar da população, como uma alimentação saudável e saneamento básico.

Como garantir uma boa saúde?

A promoção e garantia de uma vida saudável passa por diversos aspectos e depende de muitos fatores. Desse modo, uma vida saudável pode ser avaliada pelos lados da saúde física e mental.

Falando dos aspectos físicos, pode-se ressaltar a importância da relação entre atividade física e uma alimentação correta. A atividade física é necessária para o ser humano no sentido de que é preciso sempre estar em movimento para garantir um bom funcionamento do corpo.

E se engana quem pensa que fazer exercício físico é apenas ir a uma academia ou praticar algum esporte. Existem diversas maneiras de movimentar o corpo, com maior ou menor intensidade, desde a prática do ballet até o Pilates, por exemplo.

Já a alimentação saudável é essencial para garantir a energia que nosso corpo precisa para realizar as atividades do dia a dia. Ah, e vale ressaltar a importância da hidratação nesse item.

A saúde mental

Outros aspectos perpassam esses itens e os conectam também com a saúde mental. A saúde mental, de acordo com a OMS, é um estado em que o indivíduo consegue apreciar a vida, conseguindo produzir pelo trabalho e, promovendo seu bem-estar, com o meio que o cerca.

Você sabia que uma boa noite de sono tem o poder de influenciar a sua saúde física e mental? De acordo com diversos estudos, sabe que um sono que dure pelo menos 7 horas é fundamental para manter seu corpo saudável.

Algo que também deve ser levado em conta é o afastamento de hábitos considerados nocivos, como o fumo e o consumo de bebidas alcóolicas em excesso. Além de ser um fator de risco para diversas doenças, como diabetes, hipertensão e até câncer, eles podem impactar diretamente no seu bem-estar físico e mental, diminuindo a sua longevidade.

O estresse, um inimigo

E, em uma sociedade bastante conectada e que não parece parar para nada, o estresse se revela com um dos maiores perigos para a manutenção de uma vida saudável. Seja no trabalho ou na sua vida pessoal, pode ser difícil evitar situações estressantes, no entanto, é preciso buscar estratégias para levar uma vida mais leve.

Ter bons amigos ou até mesmo cuidar de um animal de estimação, aprender novos hobbies ou tirar um tempinho para si durante o dia: tudo isso contribui para afastar os perigos do estresse na sua vida.

Uma vida saudável não depende só do meio, depende mais ainda de cada um de nós. Assim, devemos cuidar do nosso corpo e mente. Você já parou para pensar que, se todas as pessoas fossem mais saudáveis, física e mentalmente, qual seria a sociedade que teríamos? Apesar de parecer utópico, é necessário que cada um faça a sua parte e que os governos também façam as suas.

Se você gostou do conteúdo, que tal entrar em nosso site e conhecer nossos cursos? Possuímos desde cursos de graduação, pós-graduação, extensão acadêmica até treinamentos corporativos. Tudo com a comodidade de uma boa localização, além de metodologia que prioriza o aprendizado e a prática. Entre em contato conosco para saber mais. Continue navegando em nosso blog para mais curiosidades e dicas.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *