Hoje, 20 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial da Justiça Social.

Este dia existe desde 2009, quando a Organização das Nações Unidas (ONU), passou a utilizar o dia 20 de fevereiro para comemorar e marcar o Dia Mundial da Justiça Social.

Com o objetivo de conscientizar sobre a igualdade entre os povos, bem como o respeito à diversidade. O dia também visa reforçar a importância de discutir sobre questões de relevância social. Como é o caso do preconceito, da exclusão social, das taxa de desemprego, entre outros diversos temas relacionados. A fim de melhorar a situação econômica e social da população.

Em busca dessas conquistas, a ONU definiu, em setembro de 2015, uma agenda dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS. Com data de comprimento de até o ano de 2030 por todos os países.

Ou seja entre os objetivos estão a redução da pobreza, fome, acesso à água potável, acesso à saúde, educação, lazer e vários outros objetivos. 

Direitos de todo cidadão

As Nações Unidas lembram que é direito de todo ser humano uma vida que assegure saúde e bem-estar adequados para os indivíduos e suas famílias; isso inclui o acesso à alimentação, vestuário, habitação, cuidados de saúde e serviços sociais.

Portanto, a ONU convida os países membros a dedicar este dia a articular claramente as atividades que visam alcançar os objetivos da justiça social. Como erradicar a pobreza, promover o emprego e condições de trabalho decentes, igualdade de gênero e acesso ao bem-estar social e justiça para todas as pessoas. 

Assim, o conceito de justiça social está intimamente ligado à desigualdade social e às iniciativas que visam enfrentá-la. Diante disso, os Estados e as instituições se comprometem a reduzir essas desigualdades, seja por meio de políticas sociais ou investimentos em educação, saúde, qualidade de vida e outras ações para melhorar as condições de vida das pessoas que vivem em situação de precariedade ou vulnerabilidade.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e acesse nosso blog para ver mais conteúdos sobre direito e outros cursos. Conheça também nosso site e veja nossas opções de cursos!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *