Dia foi criado para destacar a importância social da alfabetização

O dia 08 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização, criada em 08 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)

Primordialmente, com o objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial. Essa é a base da educação e também um direito humano fundamentado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

No entanto, nem uma recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que quase metade das crianças brasileiras não são alfabetizadas.

Em suma, cerca de 2,4 milhões de crianças brasileiras com idade entre 6 e 7 anos não foram alfabetizadas. Isso representa cerca de 40,8% do total dos brasileiros dessa idade.

Resultado da pesquisa IBGE, em sua pesquisa “todos pela educação”

Consequências

O analfabetismo pode trazer sérias consequências negativas para o resto da vida, pessoal e profissional. Durante a pandemia esse número teve um aumento significativo, principalmente entre as famílias com renda mais baixa.

Isso por diversos fatores, como por exemplo pouca cultura de leitura e recursos para adquirir livros além, de baixa escolaridade entre os adultos mais pobres.

Dessa maneira, essa carência grave da leitura quando jovens acaba condenado milhões de jovens brasileiros a uma vida de extrema dificuldade de aprendizado.

Acima de tudo, o acesso à educação básica de qualidade ainda é uma realidade distante para muitos cidadãos que encontram adversidades para se alfabetizar ou permanecer nos estudos devido às desigualdades sociais, preconceitos, diferenças de gênero e tabus culturais.

Apesar de das circunstâncias, neste dia que marca a luta pela alfabetização, separamos 06 filmes que marcaram pela sua autenticidade, especialmente na exposição de alguns atores. Prepare a pipoca e confira a lista que fizemos!

Entre os muros da escola

François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris.

Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa a fim de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo.

François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

Gênero: Drama/Comédia
Direção: Laurent Cantet
País: França
Ano: 2008

O leitor

Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar de diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor.

Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.

Gênero: Drama/Romance
Direção: Stephen Daldry
País: Alemanha/EUA
Ano: 2009

Meu Nome é Radio

Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano, que fica tão envolvido em preparar o time que, ou seja, raramente passa algum tempo com sua filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou sua esposa, Linda (Debra Winger).

Jones conhece um jovem “lento”, James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mas Jones nem ninguém sabia o nome dele, pois ele não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento.

Jones o coloca sob sua proteção, além disso lhe deu uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, por isso passou a se chamá-lo de Radio.

Mas ninguém sabia que, a razão da preocupação de Jones é que tentava não repetir uma omissão que cometera, quando era um garoto.

Gênero: Drama/Esporte
Direção: Michael Tollin
País: EUA
Ano: 2003

Mãos Talentosas: A História de Ben Carson

Ben Carson (Cuba Gooding Jr.), menino pobre de Detroit, sempre levou uma vida desmotivada, já que tirava notas baixas e não tinha perspectivas de um grande futuro.

No entanto, o que ele e os que estavam ao redor não esperavam era que ele se tornaria um neurocirurgião de fama mundial.

Gênero: Drama
Direção: Thomas Carter
País: EUA
Ano: 2009

Gênio Indomável

Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

Gênero: Drama/Romance
Direção: Gus Van Sant
País: EUA
Ano: 1997

Central do Brasil

Em Central do Brasil, Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve – as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

Gênero: Drama
Direção: Walter Salles
País: Brasil
Ano: 1998

Fontes: Adoro Cinema e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se você gostou desse conteúdo e quer ler mais sobre datas importantes acesse nosso blog e conheça também nosso site e nossas várias opções de cursos.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *