Hoje, 15 de maio, comemoramos o Dia Internacional da Família 

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1993, e comemorada pela primeira vez no ano de 1994. 

A família é o grupo social mais básico da sociedade e parte integrante das relações humanas. Quando falamos de família, estamos falando de um grupo de pessoas que possuem laços afetivos ou ancestrais e/ou ligações legais. Assim, uma família é um grupo de pessoas relacionadas por ancestralidade ou legalmente relacionadas entre si por amor. 

O significado de união legal inclui naturalmente o conceito de casamento de duas pessoas, mas também conceitos como a adoção, que ocorre quando um casal ou uma pessoa adota uma criança e assume legalmente  a condição de pai e/ou mãe da criança. O sentimento de família pode ir além do núcleo familiar tradicional (pai, mãe, irmãos).

Assim, quando falamos de família, podemos nos referir a parentes próximos como tios, tias,  avós, bisavós, primos, etc. Uma família é muito mais  que um casal. Isso inclui não apenas laços biológicos e genéticos, mas também laços emocionais, sociais e coletivos.

Uma família pode ser composta apenas por uma mãe e seus filhos, ou um pai e seus filhos, ou dois pais e seus filhos, ou duas mães e seus filhos.  Seja qual for a forma que assuma, é o vínculo de amor que conta, por isso é tão importante respeitar os diferentes tipos de famílias que existem.

A importância da família reside no fato de que ela é fundamental para a formação da personalidade. É na família que se constroem as relações sociais da criança, sendo tradicionalmente a família que proporciona as condições para a educação de uma pessoa.

As famílias terão diferentes estruturas e formas. Nós, Faculdade Sensu, apoiamos todas as famílias!!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *