Hoje, 15 de maio, comemoramos o Dia Internacional da Família
A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1993, e comemorada pela primeira vez no ano de 1994.
A família é o grupo social mais básico da sociedade e parte integrante das relações humanas. Quando falamos de família, estamos falando de um grupo de pessoas que possuem laços afetivos ou ancestrais e/ou ligações legais. Assim, uma família é um grupo de pessoas relacionadas por ancestralidade ou legalmente relacionadas entre si por amor.
O significado de união legal inclui naturalmente o conceito de casamento de duas pessoas, mas também conceitos como a adoção, que ocorre quando um casal ou uma pessoa adota uma criança e assume legalmente a condição de pai e/ou mãe da criança. O sentimento de família pode ir além do núcleo familiar tradicional (pai, mãe, irmãos).
Assim, quando falamos de família, podemos nos referir a parentes próximos como tios, tias, avós, bisavós, primos, etc. Uma família é muito mais que um casal. Isso inclui não apenas laços biológicos e genéticos, mas também laços emocionais, sociais e coletivos.
Uma família pode ser composta apenas por uma mãe e seus filhos, ou um pai e seus filhos, ou dois pais e seus filhos, ou duas mães e seus filhos. Seja qual for a forma que assuma, é o vínculo de amor que conta, por isso é tão importante respeitar os diferentes tipos de famílias que existem.
A importância da família reside no fato de que ela é fundamental para a formação da personalidade. É na família que se constroem as relações sociais da criança, sendo tradicionalmente a família que proporciona as condições para a educação de uma pessoa.
As famílias terão diferentes estruturas e formas. Nós, Faculdade Sensu, apoiamos todas as famílias!!