Hoje é dia dos Professores!! A data é comemorada em todo o país e faz homenagem aos profissionais pelo seu empenho com o conhecimento. Os professores são os responsáveis pelo desenvolvimento da Educação e o compromisso que fizeram com a área está ainda mais nítido nesses tempos de pandemia do novo coronavírus. Com as aulas dificultadas, os professores têm se empenhado cada vez mais para não deixar seus alunos sem ensino.

Um pouco da história

A data foi instituída como dia dos professores em 1963, pelo decreto federal nº 52.682, durante governo de João Goulart. O que se deu em referência ao Brasil Imperial, quando, no dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I instituiu um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil.

O decreto imperial dizia da descentralização do ensino, das matérias básicas a serem ensinadas, da contratação e do salário dos professores. Deu-se, então, a instituição de escolas de primeiras letras – correspondente ao ensino fundamental – em todas as vilas, vilarejos e cidades do país.

Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados, como o ensino de leitura, escrita, operações básicas de cálculo para meninos e meninas. Os meninos receberiam, ainda, aulas sobre noções gerais de geometria prática, enquanto as meninas seriam ensinadas a cozinhar, costurar e bordar. O decreto tratava ainda das condições trabalhistas dos professores, como suas contratações e seus salários.

Em 1947, alguns professores paulistas, dentre eles, Salomão Becker, criaram um dia de confraternização, nesta mesma data, em homenagem aos professores. O que impulsionou a marca do dia dos professores ligado ao dia do decreto do Ensino Elementar no país.

Nessa época, o dia dos professores serviria tanto para quebrar o segundo semestre letivo, podendo dar um descanso a professores e alunos. Além disso, o dia dos professores serviria para que os profissionais pudessem avaliar o rumo de seus trabalhos. Sua sugestão foi amplamente acatada por professores do estado.

A Faculdade Sensu, com grande orgulho, parabeniza a todos os professores, da educação infantil ao ensino superior pela sua importância na vida de todo cidadão e pelo seu compromisso com a educação. Aproveite e acesse nosso site!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.