Hoje, 18/06, é o Dia do Cinema Brasileiro. A data foi escolhida porque remete àquele que teria sido o primeiro dia em que foram feitas imagens a partir da tecnologia do cinematógrafo no Brasil.

É para comemorar separamos uma lista com alguns clássicos do cinema brasileiro.

Limite .1931  | Drama

O primeiro da nossa lista é considerado por muitos um dos melhores filmes brasileiros. Ele conta a história de um barco que está perdido no oceano com três náufragos, um homem e duas mulheres.

Sem ter o que fazer e com pouquíssimas esperanças de salvação, cada um deles passa a contar para os demais a história de suas vidas, relembrando os acontecimentos que os levaram até ali, três destinos à deriva, confinados em um espaço onde tudo é limite.

Deus e o Diabo na  Terra do Sol .  1964   | Drama

Manuel era um vaqueiro que se rebelou contra a exploração do Coronel Moraes e acabou matando-o em uma briga. Ele é perseguido pelos jagunços, o que o faz fugir com sua esposa Rosa.

O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes, um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

O Jeca e a Freira . 1969   | Comédia

Em uma fazenda no interior do Brasil no século 19, um proprietário de terras responsável pela criação da filha de um de seus colonos, a ela afeiçoando-se como se fosse sua própria filha.

Anos depois, quando a jovem voltou da escola com uma freira, o camponês autocrático fez de tudo para impedi-la de reconhecer seus verdadeiros pais. Culta, educada e bonita, a moça atrai naturalmente a atenção dos rapazes da vizinhança, provocando a fúria do senhor. A freira é obrigada a intervir nos acontecimentos, tentando solucionar a situação criada entre as famílias do lugar.

O ano em que meus pais saíram de férias . 2006 | Drama

Em 1970, Mauro era um menino mineiro de 12 anos que adorava futebol e o jogo de botões. Um dia, sua vida mudou completamente, seus pais saíram de férias não programadas e por motivos desconhecidos para ele.

De fato, os pais de Mauro foram obrigados a fugir da perseguição política, deixando-o com o avô. Mas seu avô enfrenta problemas, o que faz Mauro querer ficar com Shlomo, um velho judeu solitário que é vizinho do avô de Mauro.

Que Horas Ela Volta? . 2015  | Drama e Comédia

A pernambucana Val se muda para São Paulo para dar melhores condições de vida à filha Jéssica. Por medo, ela deixou a menina do interior pernambucano para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seu dono.

Treze anos depois, quando o menino estava prestes a prestar vestibular, Jéssica ligou para a mãe, pedindo ajuda para viajar até São Paulo, para fazer o mesmo exame. Os chefes de Val recebem a jovem de braços abertos, mas quando ela deixa de seguir certo protocolo, se movimentando livremente, as coisas se complicam.

O Som ao Redor .  2012  | Drama e Suspense

A presença de uma milícia em uma rua burguesa ao sul do Recife muda a vida dos moradores locais. Enquanto alguns exaltavam a tranquilidade proporcionada pela segurança privada, outros vivenciavam momentos de extrema tensão. Enquanto isso, casada e com dois filhos, Bia tenta dar um jeito de lidar com o cachorro barulhento do vizinho.

Se você gostou desse conteúdo e quer ler mais dicas acesse nosso blog e conheça também nosso site e nossas várias opções de cursos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *