O dia 06 de julho é marcado pela criação do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é (IBGE), é o responsável por realizar o levantamento de informações que nos permitem caracterizar o país e a população brasileira, o que é fundamental para o planejamento e para a gestão pública dos municípios, estados, regiões e do território nacional como um todo.

Entre as principais responsabilidades do IBGE, destacam-se a organização e aplicação dos censos demográficos, retratando assim, a imagem do país. No Brasil, o censo é realizado de 10 em 10 anos e avalia o perfil dos brasileiros, tanto a nível econômico, social, educacional e etc.

O grande incentivador para a criação do IBGE foi o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas, por meio da carência de um órgão capacitado a articular e coordenar as pesquisas estatísticas.

Assim, na década de 1930, quando o levantamento de informações estava a cargo do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE), uma comissão interministerial apresentou um projeto para a criação do Instituto Nacional de Estatística (INE), que mais tarde tornaria-se o IBGE.

O dia 6 de julho, portanto,  faz referência ao lançamento do Decreto de lei nº 24.609, de 1934, que institui a criação do IBGE. A data tem o objetivo de homenagear esta fundação pública de extrema importância para a organização e auxílio do desenvolvimento do Brasil.

Se você gostou desse conteúdo e quer ler mais sobre datas importantes acesse nosso blog e conheça também nosso site e nossas várias opções de cursos.