A quarentena em que vivemos é um período que dá uma sensação restritiva, de estreitamento. Mas, enquanto de um lado estamos, de fato, limitados, de outro, temos maior liberdade para resolver algumas questões. Por exemplo, melhorar o currículo. Neste artigo, listamos dicas de como fazer isso.

Para você, o que significa estar em uma pandemia? Para uns, a pandemia significa paralisia, com toda a catástrofe na saúde e na economia, para outros é momento de tentar descansar, colocar as séries em dia. Mas para alguns outros, a quarentena não é o momento de ficar parado, e sim o de agregar algo às suas experiências de vida e ao seu currículo.

Em vista disso, se você fizer breves pesquisas ou, nem tanto, só descer o feed de alguma rede social, verá que muitas empresas estão oferecendo cursos gratuitos ou a preços mais acessíveis. Um dos intuitos é a promoção de oportunidades para que pessoas possam desenvolver suas habilidades, agregando suas experiências em seus currículos e se tornarem melhores profissionais.

Desse modo, pensa no seguinte: ao invés de você se deixar paralisar ou se acomodar nessa quarentena, você pode continuar traçando seus objetivos e os executando, estando ainda mais preparado para quando tudo voltar ao normal. Assim, vale a pena procurar melhorar o currículo para alcançar seu lugar ao sol.

Confira abaixo 8 dicas para isso:

1. Avalie suas próprias competências

A quarentena é um momento de reflexão não só do que está acontecendo lá fora, mas também no lugar mais íntimo de seu ser, das competências que você tem como profissional. Se você se conhece profissionalmente, pode entender melhor as vagas que são mais indicadas para você e pode, a partir disso, ir atrás delas.

Por exemplo, pergunte-se se você tem espírito de liderança. Tem? E criatividade? Você manja de comunicação? É eficiente em trabalho em equipe? Com base nos seus pontos fortes, é o momento para observar o que pode ser melhorado.

2. Procure formação para melhorar seu currículo

Agora que você sabe aquilo que falta no que diz respeito às habilidades profissionais, pode correr atrás de cursos e procurar por dicas para supri-las. Se você tem problemas com a timidez, por exemplo, procure soluções que te ajudem a lidar com isso, beleza?

3. Procure novidades na sua área

Se você tem um emprego, gosta do que faz e quer continuar fazendo, não deixe a peteca cair. Por isso, procure novidades na sua área. Podem ser notícias, pesquisas e tendências que te ajudem a entender a perspectiva do mercado para os próximos momentos.

Se você não tem um emprego, mas tem uma formação, essa dica vale da mesma forma. Basta se antenar a fim de ficar por dentro de tudo que ocorre com a sua área de interesse.

4. Cursos e especializações

Com base no que você viu nos últimos tópicos, já deve ter percebido para onde você deve apontar, se quiser chegar aonde deseja. Por meio de cursos e especializações, que estão sendo oferecidos com melhores condições de pagamento é possível dar uma boa alavancada na sua carreira e não ficar para trás.

A vantagem desses cursos livres é que, por haver uma infinidade deles, você conta com diversas opções. Pode, portanto, fazer um curso mais curto, se não dispor de muito tempo livre. Invista em um curso que tem a ver com você. Se você quer algo rápido para dar aquele up, conte com esta dica.

5. Curso de idiomas no currículo

O aprendizado de idiomas é muito importante para qualquer pessoa, principalmente para quem sonha em trabalhar em empresas que têm como pré-requisito a fluência no inglês ou espanhol. Conhecer outra língua conta bastante na hora de ser selecionado, então, pense na ideia de aprender um segundo idioma.

6. Leia muito

Você já ouviu falar que a leitura muda uma pessoa? Essa é uma das grandes verdades. A leitura, seja de livros ficção ou de livros de não-ficção, é eficaz para ensinar palavras novas, aumentando seu repertório gramatical, emocional e enriquecer uma pessoa.

No caso dos livros de não-ficção, é interessante fazer uso deles porque você pode escolher algum que tenha tudo a ver com o que você trabalha. Se você lida com vendas, há muitos livros que podem te ajudar com isso; se trabalha com comunicação, a mesma coisa.

É importante comentar também que o volume de informações presentes em um livro muitas vezes ultrapassa aquilo que a gente encontra na internet, seja em textos ou videoaulas. Por isso, neste momento, vale a pena procurar por e-books em sites como a Amazon, por exemplo. Há muitos e-books gratuitos, sabia?

7. Cresça e apareça

Vou lhe falar alguns benefícios de ser uma pessoa mais exposta, mas tenha em mente que a exposição nesse caso não é daquele conteúdo polêmico e considerado inadequado. Uma forma de crescer e aparecer, como esse tópico sugere, e poder, assim, melhorar o seu currículo, é contar com as redes sociais, mais especificamente o LinkedIn.

O LinkedIn é uma rede social que estreita laços empregatícios e pode não só proporcionar oportunidades de trabalho como também tornar possível que você aprenda e ensine.

Através dessa rede social, você pode participar de palestras e videoconferências e, com isso, ser mais reconhecido e moldar um melhor currículo para a sua carreira. Muito bacana, certo?

8. Faça uma graduação EAD

Agora você conhece os benefícios de fazer cursos online para melhorar o seu currículo nesta quarentena, mas você pode contar com uma graduação de ensino a distância (EAD), se:

a) ainda não tem formação;

b) quer mudar de área;

c) quer expandir seu conhecimento com uma segunda graduação e tem tempo para investir nesse aprendizado.

A formação EAD tem o mesmo valor de uma formação presencial e de quebra ainda lhe dá uma série de vantagens. Em primeiro lugar, a formação EAD também pode ter grande peso no seu currículo. Além disso, ela pode te fazer economizar tempo, uma vez que você não precisa sair de casa para as aulas e pode se organizar de maneira mais tranquila.

É preciso apenas dizer que o indicado deve entrar nessa sabendo como organizar o tempo, o que pode ser feito criando um cronograma de aulas e de outras tarefas. Para quem já trabalha de maneira organizada e consegue cumprir horários, é uma boa. Para quem tem dificuldade nisso, talvez seja interessante fazer um curso, como os citados mais acima, para criar hábitos de organização.

Somos uma Faculdade reconhecida por sua metodologia e pelo valor das mensalidades. Se você está interessado em investir em uma boa graduação, conheça nossos cursos

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.