Quem é apaixonado por livros sabe o bem que a prática da leitura faz no dia a dia. Seja para adquirir novos conhecimentos sobre uma área ou para descontrair em momentos de lazer, ler é uma excelente forma de passar o tempo.

Então, se você ainda não é um adepto da leitura, ou mesmo se já for, continue acompanhando nosso post e confira os livros mais lidos. Quem sabe assim você conhece novos títulos e chega aquela inspiração para inserir essa prática na sua rotina? Com certeza, você não vai se arrepender.

Importância da leitura

Você já ouviu alguém dizer que a leitura é o primeiro passo para uma boa escrita? Pois acredite, é a mais pura verdade e vamos te explicar o porquê. Além de nos levar em uma viagem por um novo universo, a leitura também auxilia na escrita. Quando estamos lendo, conhecemos novas palavras e, assim, passamos a utilizá-las.

Mais do que isso, essa prática também incentiva nosso senso crítico. Portanto, durante qualquer leitura, por mais mágica e distante da realidade que seja, precisamos pensar, refletir e conhecer-nos nessas situações. Muitas vezes, estamos em frente a uma nova forma de ver o mundo e interpretá-lo. Conhecemos novas pessoas, enxergamos novas realidades e vivenciamos uma nova história a cada título.

Por isso, ler estimula nossa criatividade, nos da margem para a imaginação, auxilia na memória, deixa nosso vocabulário mais rico e desperta o melhor da nossa escrita. Tudo isso enquanto viajamos por um mundo totalmente diferente e instigante.

Como escolher um livro

Existem muitos elementos que podem levar uma pessoa a ler com interesse, como, por exemplo, um tema, a influência de alguém próximo, o gosto por um assunto em específico ou, até mesmo, a necessidade de estudar. Mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, para que a leitura traga benefícios para a sua vida, ela não precisa ser puramente acadêmica ou tratar de um conteúdo. Ler romances, fantasias e ficção também estimula sua capacidade e lhe traz diversas vantagens.

Por isso, a dica mais importante para fazer da leitura um hábito diário é escolher títulos que o agradem. Entenda o que você gosta, qual é seu gênero favorito ou até mesmo o autor que o prende em cada página. E, então, invista nisso!

Procurar temas que você tenha curiosidade também é uma ótima maneira de estimular o leitor que há em você. De nada adianta iniciar livros que não o agradem ou não despertem o seu interesse, pois isso só vai tornar a leitura cansativa e difícil, fazendo você se sentir desestimulado.

Conheça os livros literários mais lidos

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as vantagens da leitura, conheça alguns títulos que fizeram e ainda fazem muito sucesso. Quem sabe começar por algum deles, te dá aquele gás para desenvolver o gosto pela leitura!?

Dom Quixote de la Mancha

Considerado o maior romance da literatura Espanhola, esse livro clássico foi escrito por Miguel de Cervantes em 1605 e até hoje encanta os leitores. Por meio da história de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, o autor traz com maestria a vida e as aventuras da dupla.

Influenciado pelas histórias de cavalaria que tanto ama, Dom Quixote tenta imitar seus heróis favoritos. Ele vive ao lado do amigo, que é mais realista e pé no chão. Assim, os dois juntos passam por diversos episódios cômicos e célebres. Desde quando foi lançado até os dias atuais, a história conquista uma legião de fãs, que carregam pela dupla grande admiração e afeto.

O Conde de Monte Cristo

Livro O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas.

Escrito por Alexandre Dumas em 1844, o livro traz a vida de um marinheiro preso injustamente, Edmond Dantés. Ao escapar da prisão, ele recebe uma fortuna e, desse modo, cria um plano para se vingar de quem o colocou atrás das grades.

A história se passa na França do século 19 e retrata de forma fiel o cenário e personagens. Assim como o primeiro título, O Conde de Monte Cristo também é procurado até hoje, conquistando um público extenso e apaixonado.

O Pequeno Príncipe

Livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

Não importa a sua idade, você, com certeza, já ouviu falar do Pequeno Príncipe. Escrita em 1942 pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, a obra conta a história de um menino que mora no asteroide B-612. Quando ele encontra um aviador que cai e se perde no deserto, ele passa, então, a se questionar de todas as certezas que tem.

Adorado por crianças e adolescentes, o menino também encanta os adultos com suas falas e reflexões, mostrando que aquilo que mais importa na vida é invisível aos olhos. É assim com uma visão totalmente diferente do que estamos habituados a conhecer que o autor faz o leitor refletir no próprio interior e enxergar a vida com outros olhos.

O Senhor dos Anéis

Livro A saga O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien.

O primeiro livro foi escrito em 1954, por J. R. R. Tolkien. Considerada uma das mais famosas histórias de ficção científica, traz um universo mitológico composto por humanos, elfos, anões, hobbits e diversas outras espécies.

Desse modo, como o próprio nome diz, o enredo apresenta um anel do poder, que deve ser destruído antes de chegar as mãos do vilão. Diferente de tudo o que foi apresentado anteriormente, a trama inova, reinventa e traz muita ação para os leitores.

Harry Potter

Livro A saga Harry Potter, de J. K. Rowling.

Chegando nas obras mais recentes, as aventuras de Harry e sua turma são sucesso em todas as idades. Seja para adolescentes, jovens ou até mesmo adultos, esse universo mágico é sinônimo de diversão. Escrita por J. K. Rowling, a trama traz, então, magia e feitiços para o dia a dia do leitor e acompanha a trajetória de diversos bruxos.

Algumas vezes salvando o dia e outras se metendo em encrencas, o trio principal está sempre pronto para agir. O sucesso foi tão grande que, além dos filmes, o livro também virou adaptação para peças de teatro. E não importa quanto tempo passe, essa história continua conquistando um universo apaixonado de fãs que passam adiante esse clima de magia.

Cada uma dessas histórias traz em si ensinamentos valiosos, seja direta ou indiretamente, e pode, assim, despertar no leitor senso crítico e reflexões. E nada melhor do que uma boa leitura para nos trazer conhecimento e fazer com que vejamos o mundo de uma nova forma, não é mesmo?

Você também é um apaixonado por todas as formas de conhecimento? Então continue acompanhando nosso blog para não perder nenhuma atualização e para conhecer nossos cursos, visite nosso site.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *