Conquistar o acesso ao ensino superior é um sonho de muitos. Conhecer os benefícios que a educação a distância oferece é muito importante para planejar seus estudos.

A maioria das pessoas sonha até mesmo com o momento de passar pelos portões da faculdade e assistir aulas presenciais. O problema é que, por causa disso, muitos ignoram o grande potencial que a educação a distância pode trazer para a sua formação.

O ensino a distância (EAD) pode até ser conhecido pelos estudantes, mas existem ainda aqueles que rejeitam esta modalidade de aprendizado acreditando que seja inferior. A realidade é que o EAD é capaz de agregar enorme valor aos alunos. Confira agora todos os benefícios que a educação a distância possui.

As principais vantagens do EAD

Mais barato que cursos presenciais

Por que não começarmos falando do benefício, da educação a distância, que mais afeta o nosso bolso? A verdade é que cursos EAD são bem mais baratos que os presenciais. Isto justamente porque não há nenhuma necessidade de estrutura física – que normalmente representam um alto custo para as faculdades.

Assim, como as despesas da estrutura virtual são mais baixas para a própria instituição, o valor das mensalidades dos alunos pode ser menor. Essa característica torna os cursos a distância bem mais acessíveis para a população, dando oportunidades para mais pessoas conquistarem o diploma de ensino superior por meio de uma formação acadêmica para vida e para o mercado de trabalho.

Os alunos escolhem quando estudar

Acordar de manhã cedinho para ir até a faculdade e ter aula às 7h é um inconveniente para a maioria das pessoas. Afinal, às vezes é difícil estar plenamente disposto a este horário, então você acaba perdendo muito conteúdo pela falta de atenção. Com o EAD, por outro lado, você pode escolher o horário mais conveniente para você estudar.

Manhã, tarde ou noite, qualquer momento do dia pode ser seu horário de aula. Basta você definir o que mais se encaixa com sua rotina ou seu estilo como estudante. Desta forma, você pode tirar o máximo proveito de suas aulas. Isto é particularmente útil para quem estuda e trabalha, já que poderá escolher fazer as matérias quando tiver tempo disponível para não comprometer o trabalho.

Esta flexibilidade também é proveitosa para aqueles momentos em que não estamos tão bem. Naquele dia que pegou uma gripe daquelas e não tem forças para sair da cama, você pode optar por um estudo mais leve ou até deixar para descansar sem correr o risco de perder conteúdo de um dia de aula. Assim, quando tiver recuperado as energias, poderá se dedicar a colocar a matéria em dia.

Conteúdo disponível em qualquer lugar

O conforto da educação a distância não se reflete apenas ao quando estudar, mas também onde estudar. Uma vez que todo o conteúdo está disponível em uma plataforma virtual, o único requisito para estudar é ter acesso à internet. Assim, qualquer lugar pode ser sua sala de aula.

Caso você possua um emprego, porque não aproveitar para se adiantar no material, tirar dúvidas com o professor enquanto estiver no ônibus ou durante a pausa do almoço? A flexibilidade do EAD vale para diversos cenários. Você pode até viajar para visitar um parente ou revigorar os ares e ainda manter uma rotina de estudos mesmo longe de casa.

Cada aluno com seu ritmo

Em cursos presenciais os estudantes precisam se adaptar ao ritmo da explicação do professor dentro da sala de aula. Esta situação tipicamente traz estresse para os alunos que possuem alguma dificuldade naquela matéria. A educação a distância resolve esta questão ao deixar que cada aluno tenha seu tempo para aprender.

Ainda que exista um programa que deve ser seguido até o momento da prova, como o aluno estudará cabe apenas a ele. Aquele conteúdo que normalmente seria explicado em 1 hora de aula ele pode decidir levar 2 ou 3 horas até conseguir fixar. Da mesma forma, o assunto que ele tem facilidade pode ser feito em menos tempo para poder focar no que tem dificuldade. É você no controle da sua graduação.

Estimula competências valiosas

A educação a distância promove mais aprendizado do que apenas o que está na matriz curricular. Para ser bem-sucedido em um curso EAD, é preciso desenvolver competências como disciplina, resiliência, concentração e organização. Se ainda não tiver essas habilidades no começo do curso, você eventualmente irá desenvolvê-las ao longo das aulas.

Uma vez que tiver estas capacidades, não só seu estudo será melhor como sua vida profissional também. As empresas valorizam profissionais focados que sabem planejar, seguir prazos e cumprir metas. Com o EAD, você aprenderá a ser proativo e responsável para aumentar sua produtividade no trabalho e superar as expectativas de todos.

Mais interação com professores

Existe uma noção equivocada de que, por ser um estudo remoto, os professores estão mais distantes e inacessíveis do que estariam em salas de aula. Muito pelo contrário, o EAD aproxima estudantes dos professores de uma nova maneira – dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Se nas aulas presenciais tipicamente os alunos estão limitados a interagir com os professores e tirar suas dúvidas dentro das poucas horas de aula, nos ambientes virtuais não é assim. Os estudantes são sempre estimulados a enviar suas perguntas ou opiniões através dos fóruns da matéria.

Esta sala de aula virtual permite diálogos e debates com professores, tutores e colegas a qualquer momento. É uma porta aberta para experiências de aprendizado bem mais completas.

O ensino é inovador e de qualidade

A educação a distância existe há anos e cada vez se aprimora mais. A evolução da tecnologia tornou as plataformas de ensino virtuais bem mais complexas para atender todos os requisitos de alunos e professores a fim de melhorar o ensino.

Além disso, a própria didática se modificou para se adaptar ao estilo de ensino necessário neste ambiente. Desta forma, a estrutura das aulas virtuais de hoje dá todos os recursos necessários para os alunos aprenderem, desde a extensa biblioteca de conteúdo até a específica metodologia de ensino.

Diploma igualmente válido como o do presencial

Um tabu constante sobre a educação a distância é relacionado ao valor do seu diploma. No entanto, não há motivo para se preocupar, visto que o diploma de um curso EAD vale tanto quanto de um curso presencial.

Contanto que a faculdade possua autorização pelo Ministério da Educação (MEC), como é o caso da Faculdade Sensu – FAS que possui reconhecimento pelo MEC con nota 4.

Desse modo, pouco importa se seu estudo é feito em uma sala de aula ou em casa. O que vale mesmo é seu esforço para absorver o conteúdo, tirar boas notas e assim se capacitar na área que escolheu.

Se interessou em fazer um curso a distância? Nossa faculdade disponibiliza vários cursos na modalidade EAD para atender às necessidades de cada estudante. Clique aqui e acesse nosso site e confira!

Categorias: Educação

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *