A Gestão Pública é uma área da administração que causa muita dúvida em profissionais e estudantes, neste artigo vamos esclarecer as principais características e vantagens dessa formação, bem como, sua importância estratégica para o mercado de trabalho. A graduação em Gestão Pública aplica os conceitos clássicos da Administração no contexto dos órgãos e serviços governamentais. Você trabalha ou tem interesse na área e precisa se capacitar? Neste artigo apresentaremos as vantagens de ter o curso de Gestão Pública em seu currículo.

Muitas pessoas ficam receosas com a ideia de trabalhar no âmbito governamental, assim, antes de qualquer coisa, cabe registrar que você não precisará atuar apenas nesta área. Órgãos do terceiro setor e associações sem fins lucrativos também tem demanda por profissionais com essa formação, desse modo, fica claro que para quem já segue ou pretende seguir, carreira na área o curso será ainda mais vantajoso.

Mesmo assim existem vantagens suficientes para atrair qualquer profissional, além de tudo, o curso de graduação em Gestão Pública , possui duração de no máximo 2 anos, o que é um prazo curto para melhorar a sua qualificação profissional. Quer saber que outros benefícios à graduação podem trazer? Para começar, esta informação no seu currículo abrirá portas para funções mais estratégicas!

Você pode atuar como um profissional estratégico

Trabalhar na administração pública exige não apenas conhecimento técnico, mas também ética, responsabilidade e visão crítica, estas são características de profissionais que operam em nível estratégico, capazes de lidar com altas exigências no seu dia a dia. É por isso que essa graduação pode se adequar muito bem ao setor privado.

Afinal, um profissional capaz de estar à frente de projetos sociais e econômicos tem um grande diferencial, da mesma forma, para quem realmente tem o desejo de atuar na área, a formação em nível superior é indispensável para comprovar que você pode lidar com os desafios da profissão.

O Gestor Público precisa saber lidar com questões jurídicas, políticas, ambientais, sociais, administrativas, culturais, e muitas outras, simultaneamente, um desafio e tanto, mas que pode trazer grande destaque aos envolvidos e bem capacitado e as vantagens de ter o curso de gestão pública em seu currículo não terminam por aqui!

É ótimo para quem deseja prestar concursos

Os concursos públicos são de longe uma das áreas mais concorridas no país e por essa razão, qualquer vantagem é bem vinda, pois, uma graduação pode servir a este fim. O motivo é simples: grande parte das matérias cobradas nas provas é ensinada nos cursos, ou seja, não existe preparatório melhor.

Desse modo você realizará a prova dominando muitos aspectos complexos da legislação. É claro que as vantagens de ter o curso de Gestão Pública em seu currículo são ainda maiores se você for aprovado no certame. Já que mesmo não sendo pré-requisito, você terá mais preparação para botar a mão na massa. Isto nos leva à próxima vantagem.

Vantagens de ter o curso de Gestão Pública em seu currículo: avançar na carreira pública

Para o concursado que deseja progredir na sua carreira uma graduação é fundamental, já que a grande maioria das leis de cargos e salários, do serviço público, preveem inclusive um adicional de qualificação para os funcionários que possuem formação superior em gestão. Trata-se de um benefício que é concedido em nível municipal, estadual e federal.

Esta é uma gratificação que permanece até mesmo em caso de aposentadoria e pensão, esse incentivo é uma forma de demonstrar que o servidor não deve parar nunca de se capacitar, desse modo, é bom que o curso de Gestão Pública faça parte do seu currículo.

Vantagens de ter o curso de Gestão Pública em seu currículo: salário, atuação vasta, procura e impacto social

Pode ajudar a aumentar o seu salário

Além do benefício que já citamos, uma graduação em Gestão é algo que melhora o seu currículo e que pode render aumento salarial mesmo fora do funcionalismo público. Um levantamento recente da Catho Educação aponta que este tipo de qualificação pode render um acréscimo de até 53,7% no salário.

Especialmente para quem exerce as funções de coordenador e supervisor o aumento é certeiro. Contudo, mesmo aqueles que exercem cargos, como o de analista, tem algum ganho: algo em torno de 14,7%. Portanto, se você quer melhorar os seus rendimentos, este pode ser o melhor caminho!

O campo de atuação é bastante diverso

Na introdução citamos as oportunidades como uma das vantagens de ter o curso de Gestão Pública em seu currículo,pois, elas são realmente diversas, o que significa que você não precisará trabalhar necessariamente para o estado. Outras possibilidades no âmbito privado são serviços de consultoria e análise contratual.

Outros exemplos incluem a gestão de políticas financeiras, projetos de investimento público, análise estatística, prognósticos e assim por diante, o fato é que o curso de gestão pública oferece conhecimentos de utilidade variada, isso não só é bom aos olhos do mercado, como tem utilidade profissional direta.

Profissionais especializados na área são sempre necessários

Falando em profissão, é inegável que os especialistas na área sempre vão ser requisitados, quais sejam: em primeiro lugar, pelo estado, que precisa de pessoas capacitadas para suas demandas. Sobretudo nos cargos ligados à gestão e liderança, que são justamente os que trazem a melhor remuneração.

Apesar disso, é importante salientar que a evidência deste conhecimento transcende o funcionalismo público. Organizações não governamentais (ONGs) também precisam de especialistas na área. O fato é que diferentes segmentos enxergam no gestor público um diferencial. Esta procura constante e diversa é uma das maiores vantagens de ter o curso de Gestão Pública em seu currículo.

O seu trabalho pode causar um impacto social positivo

Por último, e não menos importante, por meio desta formação você pode causar impacto social, tanto administrando e dando suporte à ONGs, quanto na ação em projetos sociais do governo, desse modo, apresentar essa graduação no currículo abre portas para que você possa atuar dentro deste contexto.

Se você quer, além dos benefícios da carreira, impactar a sociedade de modo positivo, este é um caminho possível e a partir desse cenário terminamos de listar as principais vantagens de ter o curso de Gestão Pública em seu currículo, em síntese, não importa se você pretende seguir carreira no estado ou atuar no setor privado, esta formação é sempre útil e valorizada!

Você já está em busca desta Formação? Tem interesse em pós-graduação, extensão acadêmica ou treinamento corporativo? Essa pode ser a sua oportunidade de aprimorar o seu currículo! Quer saber como? Então venha conhecer os nossos cursos!

Categorias: Educação

Leonildo Marques Silva

Diretor Geral da Faculdade Sensu - Diretor de Comunicação e Marketing do Instituto Lato Sensu – Sócio Proprietário da ALTI Serviços em Tecnologia da Informação - Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado de Goiás Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG. Especialista em Análise Ambiental e Geoprocessamento pela UFG. Especialista em Perícia Ambiental pela PUC/GO. É aluno especial do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação, Linguagem e Tecnologia – IELT/UEG. É membro do grupo de pesquisa em Didática (DIDATKÉ) na Faculdade de Educação da UFG.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.