Fazer um curso a distância é uma excelente oportunidade para quem busca uma boa formação, mas não tem disponibilidade de assistir aulas presenciais. Com todas as dificuldades e compromissos do dia a dia e compromissos, não são todos que conseguem frequentar uma instituição de ensino. Para essas pessoas, a modalidade de ensino a distância (EAD) é uma ótima alternativa.

É preciso destacar ainda que cursos desse tipo são mais baratos do que as aulas presenciais. O que é uma grande vantagem para quem não pode dispor de muito dinheiro para adquirir sua formação.

Além disso, alguns alunos optam por fazer um curso semipresencial, em que o estudo em casa é intercalado com encontros presenciais esporádicos. Já outras pessoas preferem um curso 100% EAD.

Mas, apesar da escolha, é preciso se organizar e estar preparado para a realização de um curso a distância. E se você está pensando nessa possibilidade ou já está determinado a investir em uma formação EAD, siga esses 7 passos que vão ajudar você a se preparar da melhor maneira.

Organize seus horários

Normalmente, o EAD não exigem um horário fixo para assistir as aulas. Ainda assim, é importante que o aluno defina horários para que se crie uma rotina de estudos e mantenha a organização, além de obter mais foco.

Assim, estabeleça um horário no qual você vai assistir as aulas e realizar suas atividades e evite desobedecê-lo. A menos que seja extremamente necessário.

Em resumo, escolha um período em que você saiba que estará disponível. Para algumas pessoas, esse momento é a noite, após o trabalho. Outras preferem estudar no início do dia. Tudo vai depender da sua disponibilidade e organização.

Antes de começar o curso, verifique também de quanto tempo do seu dia você poderá dispor. Mas, lembre-se que, dependendo do conteúdo da aula, pode ser que você tenha que ultrapassá-lo.

Ambiente de estudos

Pode influenciar muito na qualidade dos seus estudos o local onde você irá assistir as aulas. Não é porque você está em casa que qualquer ambiente será adequado para esse momento de EAD.

Defina um espaço fixo, onde você se sinta confortável e não seja interrompido. Pode ser:

– Quarto;

– Escritório;

– Sala;

– Cozinha.

É importante que seja um lugar onde você possa manter o foco e que não lhe ofereça distrações. Ter um local fixo para sua prática diária de estudos ainda ajuda você a se conectar com mais facilidade àquele propósito, já que sua mente irá se acostumar com a ideia de que aquele é o seu lugar para tal finalidade.

Dispositivos necessários no Ensino a distância

Para a realização de um curso a distância, o aluno precisa dispor de bons equipamentos eletrônicos e uma conexão com a internet no mínimo satisfatória. Por isso, verifique, antes de iniciar o curso, se está tudo certo nesse sentido.

Mesmo que seja possível acessar as aulas pelo celular, é ideal poder contar com um computador para que você tenha melhor visualização dos vídeos e de todo o conteúdo. Tenha também fones de ouvido para usar quando você precisar ouvir melhor ou estiver compartilhando um ambiente.

Quanto à internet, procure garantir uma boa conexão para que você não tenha dificuldades com o carregamento dos vídeos e participação em conferências ao vivo.

É também importante ter disponível ferramentas do Google ou aplicativos que ajudem você a se organizar e realizar tarefas, como:

– Agenda;

– Despertador;

– Lembretes;

– Blocos de nota;

– Editor de texto;

– Entre outros.

Definindo regras

Uma das coisas mais importante em um curso a distância é ter disciplina, porque somente desse modo o estudante vai aproveitar adequadamente o curso e alcançar os resultados esperados.

Ter autonomia para estudar do seu jeito e no seu momento pode ser cômodo, mas às vezes, resulta em falta de organização, comodismo e mal aproveitamento.

Para fugir desse risco, você precisa definir suas próprias regras e garantir que seus estudos irão valer a pena.

Entre as normas estabelecidas por você mesmo podem estar:

– Cumprir rigorosamente os horários de estudo;

– Não deixar para realizar atividades propostas pelos professores nos últimos dias do prazo;

– Não se distrair com o uso do celular durante os estudos;

– Estudar para as provas com antecedência;

– Não substituir os estudos por um momento de entretenimento como assistir um filme ou jogar videogame.

Aqui temos apenas alguns exemplos, mas conhecendo sua rotina, hobbies e preferências, você, melhor do que ninguém, saberá definir as regras que deve impor para não atrapalhar sua evolução.

Planejamento a distância

Antes de dar o ponta pé inicial no seu curso, conheça todos os detalhes sobre ele. Verifique:

– Plano de ensino;

– Cronograma;

– Calendário;

– Emenda do curso;

– E tudo mais que for relevante.

Busque informações sobre aplicação de notas e provas, realização de atividades e não se esqueça de saber tudo sobre o funcionamento da plataforma.

Ter acesso a essas informações antes de começarem as aulas é essencial, porque vai ajudar você a se familiarizar com a estrutura do curso e estar bem mais preparado para ter um bom rendimento.

Prioridades no Ensino a distância

É fundamental saber que você precisa se dedicar ao máximo ao seu curso EAD, mas que outros aspectos da sua vida continuarão sendo importantes e permanecerão fazendo parte da sua rotina.

Nesse sentido, defina suas prioridades em cada momento da sua vida. Você precisará dedicar um tempo aos seus estudos, mas não pode passar da conta para manter sua saúde mental e qualidade de vida.

Ao mesmo tempo, não é bom que você aproveite a liberdade de um curso a distância para agir como se não tivesse um compromisso sério com o seu aprendizado.

Por essas e outras, você precisa administrar o seu tempo e respeitar a hora de cada obrigação. Não se esqueça que sua família, amigos e trabalho continuam sendo importantes para você e que os momentos de lazer são indispensáveis, porque é o que vai te ajudar a ter um respiro e manter a qualidade de vida.

Com uma boa organização, é absolutamente possível fazer tudo o que você precisa, cumprir com seus deveres e estar com as pessoas que você ama.

Escolha um curso de qualidade

Por último, mas não menos importante, a escolha do seu curso e da instituição na qual você vai estudar tem que ser feita com muito cuidado.

Principalmente por se tratar de uma modalidade de Ensino à Distância, é necessário escolher um curso com uma estrutura capaz de atender as suas necessidades e demandas desse tipo de estudo.

Matricule-se em uma instituição séria e comprometida com seu aprendizado, que ofereça uma plataforma dinâmica, bem-estruturada e conteúdos completos e de qualidade.

Seu futuro profissional depende muito do seu desempenho durante os estudos, mas o local onde você irá estudar fará toda a diferença na sua formação.

Se você está procurando uma instituição séria de Ensino Superior que te garanta um excelente estudo e os melhores resultados, acesse nosso site e conheça nossos cursos.

Categorias: Educação

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.