Sempre que uma empresa abre um novo processo seletivo, ela pode receber centenas de currículos de candidatos com qualificações muito semelhantes, principalmente se a vaga for para um cargo bastante específico. Nesse momento, surge a necessidade de se destacar no meio da multidão, com o objetivo de receber o tão sonhado “sim” do futuro empregador.
Mas saber o que fazer para se diferenciar dos demais nessas ocasiões nem sempre é uma tarefa fácil. Aliás, esse é um ótimo exemplo de situação em que apenas vontade e “paixão” não são o suficiente para conquistar o entrevistador, já que é provável que seus concorrentes demonstrem o mesmo.
Entretanto, existem algumas maneiras de garantir que você se sobressaia, mostrando que é, definitivamente, a melhor opção para a organização. Quer aprender como fazer isso? Então, basta continuar lendo este artigo até o final.
Algumas estratégias para obter sucesso em qualquer seleção de emprego
Abaixo, listamos algumas dicas simples, mas eficazes, para que você seja notado e se destaque ao concorrer a uma vaga nas mais diversas áreas.
Conheça a empresa
O primeiro passo, por exemplo, é descobrir tudo o que puder sobre a empresa onde você fará o processo seletivo:
- História;
- Situação atual;
- Metas para o futuro;
- Número de funcionários;
- Principais produtos ou serviços;
- Setor em que se enquadra no mercado.
Para isso, é possível pesquisar na internet, no site da organização, nas redes sociais e até mesmo com antigos e atuais funcionários. A ideia, então, é fazer a lição de casa!
Entenda o que você sabe fazer e como os seus conhecimentos podem ser úteis na empresa
É de extrema importância que em um processo seletivo você saiba exatamente quais são as suas qualidades e como elas podem ser utilizadas para que se destaque do resto dos candidatos. Caso você não tenha muita certeza sobre suas próprias habilidades, basta se perguntar:
- Quais atividades eu realizo sem dificuldades?
- De que forma contribui para o crescimento das empresas onde já trabalhei?
- Quais melhorias eu posso trazer para o ambiente de trabalho?
- Eu sei fazer algo muito específico e que não é comum para todas as pessoas?
- Pelo que as pessoas costumam me elogiar quando o assunto é mercado de trabalho?
Se mesmo assim você não chegar a conclusões satisfatórias, basta pedir para colegas que convivem ou que trabalham com você apontarem a resposta para cada um desses questionamentos. Mas isso é realmente importante? Sim! Quando você, por exemplo, sabe no que é realmente bom ou no que pode se destacar, é possível salientar tais pontos durante o processo, mostrando como seus talentos podem ajudar a organização em diversos aspectos.
Processo seletivo: seja pontual
Pode parecer absurdo, mas acredite, muitos candidatos calculam mal o tempo para chegar ao local das entrevistas e acabam jogando pela janela a chance de conseguirem a vaga que tanto sonhavam, mesmo tendo um excelente currículo.
Seja em uma conversa individual com o empregador ou em uma dinâmica de grupo, pontualidade pode fazer toda a diferença entre ser ou não contratado. Não se esqueça de que as empresas estão sempre de olho nesse quesito!
Dinâmica de grupo? Tire de letra!
É fundamental manter a coesão e a consistência durante uma dinâmica de grupo. O motivo? As empresas geralmente não buscam pelas pessoas mais falantes, mas sim pelas que sabem o momento certo de expressar suas opiniões, sempre de forma inteligente e certeira. Logo, nada de interromper os moderadores da entrevista ou os demais candidatos!
Cara a cara com o entrevistador
Você passou por todas as etapas e chegou na tão aguardada entrevista individual. Saiba que isso não significa que a vaga já é sua, apenas que você está concorrendo com os melhores candidatos. Então, para te ajudar, listamos algumas maneiras de passar uma boa impressão nesse ponto do processo seletivo:
- Chegue ao menos 15 minutos antes, para que haja tempo de se acalmar, beber um copo de água e repassar, mentalmente, tudo o que você ensaiou;
- Leve uma cópia do currículo. Nem todos os empregadores recebem seus dados nessa fase;
- Desligue o celular, inclusive o alarme;
- Faça uma leitura do entrevistador e se comporte de maneira parecida;
- Mostre-se aberto a negociações (desde que elas estejam dentro da lei, claramente);
- Responda às perguntas de forma direta, sem enrolação;
- Não fuja do assunto abordado. Isso pode soar como se você estivesse ignorando o questionamento
- feito;
- Você pode e deve fazer perguntas, desde que sejam pertinentes;
No processo seletivo, não fale mal dos seus empregos anteriores. Lembre-se de que esse comportamento costuma soar arrogante para a maioria das pessoas. Você pode ter tido experiências ruins, mas com certeza aprendeu boas lições e ganhou uma certa experiência. Portanto, mencione apenas os lados positivos.
O ideal nesse momento é manter a calma, ser educado e extremamente humilde sobre seus conhecimentos. Se gabar de cargos antigos não vai ajudá-lo, até porque, você já não está mais em tais posições. Além disso, atitudes como essa podem gerar uma certa antipatia por parte do entrevistador.
Candidato, lembre-se de alguns pontos básicos
Algumas dicas podem parecer óbvias, mas é preciso tê-las o tempo todo em mente:
- Trabalhe a sua comunicação;
- Demonstre valores sólidos;
- Tenha uma meta profissional realista, que possa impulsioná-lo rumo aos seus objetivos futuros;
- Concentre-se nas necessidades do empregador. O seu objetivo é suprir o que falta dentro da empresa, trazendo novos conhecimentos, bem como novas habilidades para o ambiente;
- Demonstre o quanto você quer a vaga, entretanto, sem parecer desesperado;
- Existem diversas perguntas “padrão” para processos seletivos. Encontre uma lista delas na internet e treine as respostas em frente ao espelho;
- Demonstre interesse, tenha assunto e busque conhecimento constantemente.
Claro que todo processo seletivo é único e segue seus próprios parâmetros. Ainda assim, os critérios para a contratação de novos talentos costumam ser bastante focados em questões comportamentais, exigindo maior preparo mental por parte dos candidatos, que precisam ficar de olho no próprio desenvolvimento.
Gostou de descobrir um pouco mais sobre o assunto? Então, aproveite para acessar nosso site agora mesmo e conferir todos os cursos disponíveis para você! Não perca tempo!