Antes de tudo, sabemos que em períodos de férias, ou até mesmo quando decidimos voltar a estudar, a rotina pode acabar nos atrapalhando um pouco.

Isso porque os nossos horários de sono tendem a estar desregulados, os compromissos acabam sendo feitos sem agenda e o dia a dia passa a ser muito mais instável. Por esse motivo, é importante nos adaptarmos à rotina de estudos de forma eficiente, sem que esse momento interfira os afazeres e compromissos pessoais do dia.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e confira 9 dicas para você conseguir se adaptar à rotina de estudos de forma leve e tranquila.

1. Avalie como funciona o seu dia a dia

Em suma, o grande primeiro passo para você conseguir se adaptar a uma rotina de estudos é avaliar a sua rotina. De forma prática, pode ser crucial considerar os seguintes pontos:

Mapear todos os seus afazeres diários e semanais será extremamente útil na hora de estruturar um cronograma de estudos. Caso seja preciso, busque elaborar um calendário mensal, incluindo nele todas as suas obrigações, a fim de ter um mapa amplo e completo de todas as suas atividades.

2. Regule o seu horário de sono

Conforme dito acima, é bastante comum voltarmos de férias com os horários de sono totalmente desregulados ou então quando decidimos simplesmente voltar a estudar depois de muito tempo. Nosso sono precisa estar equilibrado aos horários certos, de forma que não comprometa ou atrase os compromissos diários.

Por esse motivo, busque regular o seu horário de sono, ajustando-o conforme as necessidades que você possui juntamente com os horários demandados para o estudo.

3. Alimente-se bem

Não menos importante do que regular o seu horário de sono, é adquirir o hábito de começar a se alimentar bem. Isso porque o nosso organismo precisa de bastante energia para encarar os desafios do dia a dia, e com os estudos não é diferente: precisamos de muita disposição e foco. Portanto, invista em alimentos naturais e leves, especialmente em horários antecedentes aos seus estudos.

4. Busque um local confortável para estudar

Após entender como funciona a sua rotina e elaborar um cronograma de estudos de acordo com a disponibilidade de seus horários, está na hora de estabelecer um local confortável para você realizar os seus estudos. Entretanto, ao escolhermos o local, devemos considerar algumas questões importantes, como por exemplo:

5. Elabore um cronograma para as disciplinas que serão estudadas

Chegou a hora de começar a listar todas as disciplinas que você irá estudar — caso já tenha acesso à sua grade. Acrescente ao seu calendário semanal e mensal as matérias que serão demandadas para estudo no dia a dia, a fim de que o processo não comprometa seus outros afazeres.

Em geral, o mais recomendado — e até mesmo como forma de tornar os estudos menos cansativos — é alternar os conteúdos. Por exemplo, se em um dia você se dedicou totalmente à leitura, no outro dia você pode se dedicar aos estudos práticos, tais como exercícios de fixação, cálculos, deveres e entre outros relacionados.

6. Fixe seus horários de estudos

Como bem sabemos, o ser humano necessita de algum tipo de rotina. Isso também vale para os estudos, e nesse caso, pode ser necessário estabelecer um horário fixo. Em geral, tendemos a estudar pela parte da noite, já que é um horário mais tranquilo e fora de nossas obrigações pessoais. Entretanto, vá de acordo com sua disponibilidade e disposição.

Existem pessoas que tendem a ser mais matutinas, ou seja, costumam render melhor nos estudos durante a parte da manhã e resto do dia. Outras, são mais noturnas, pois sentem-se mais ativas à noite.

7. Realize pausas

Antes de tudo, as pausas e o momentos de lazer também precisam ser levados em consideração na hora dos estudos. Até porque se tratam de situações que devemos priorizar, até mesmo para que tenhamos mais disposição para estudar.

Por esse motivo, busque estabelecer pausas em horários específicos durante seus estudos, de forma que você consiga descansar e espairecer um pouco mais antes de retornar às atividades.

8. Busque diferentes métodos de estudos

Antes de tudo, para quem curte processos mais estratégicos, existem diversos métodos para otimizar ainda mais o tempo de estudo. Um exemplo a citar é da famosa técnica do pomodoro, que é quando o estudante se dedica a uma determinada atividade por 25 minutos e descansa por 5. Após completar cerca de 4 vezes esse processo, a pausa deve ser um pouco maior, chegando até 30 minutos.

De forma prática, é possível observar que os estudos tendem a render muito mais, uma vez que essa estratégia controla o tempo de forma mais consciente, acoplado aos descansos.

9. Evite distrações

Não menos importante do que todos os itens citados acima, é ter a responsabilidade e consciência de, durante os estudos, evitar qualquer tipo de distração. Como os estudos tendem a ser realizados pelo computador (desktop), é bastante comum nos distrairmos com redes sociais e sites de entretenimento.

Contudo, é importante percebermos a necessidade de priorizarmos os nossos horários de lazer e de estudos, a fim de que o rendimento nas matérias seja mais eficiente, a fim de render excelentes notas nos finais de semestre.

Conforme vimos no texto, a adaptação a uma rotina de estudos pode não ser fácil a princípio, mas com bastante dedicação conseguimos alcançar um excelente cronograma. Portanto, agora que você já conhece as principais dicas para ter uma rotina de estudos eficiente, que tal conhecer os nossos cursos? Acesse agora mesmo o nosso site e baixe também o nosso organizador de estudos, venha estudar conosco.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *