Planejar com excelência sua carreira profissional, neste artigo vamos mostrar como.

O mundo de trabalho muda constantemente, exigindo que você se mantenha qualificado. Desse modo, participar de eventos e capacitações garantem a atualização e o networking necessários para a busca das melhores oportunidades no mercado. Sendo assim, descubra como planejar com excelência a sua carreira e aumentar as chances de uma boa colocação profissional.

Antes de começar, tenha claras quais são as suas áreas de interesse para trabalhar. Perceba no que você é bom e o que mais gosta de fazer, assim, o fato de ter um emprego ou decidir ser dono do próprio negócio vai se tornar algo prazeroso na vida.

Em seguida, pesquise se há vagas ou opções disponíveis na sua região em boas empresas para os segmentos escolhidos. Do mesmo modo, verifique quais são os pré-requisitos e as habilidades necessárias para desempenhar bem as funções de cada cargo.

Enfim, converse com pessoas que estão em atuação nesses nichos de mercado, investigue qual será o caminho a ser percorrido para a conquista do sucesso profissional. Igualmente, defina quais os cursos, treinamentos e demais experiências serão importantes para ganhar pontos no seu currículo, estes são os primeiros passos para você planejar sua carreira profissional.

Plano de carreira

Como você espera estar profissionalmente em cinco ou dez anos? A princípio, traçar um plano com estratégias claras é fundamental para chegar aos seus objetivos. Bem como, defina metas, organize o seu tempo e coloque energia na execução de todos os esforços rumo a uma boa vaga.

Assim também, reflita sobre a sua trajetória, descobrindo qual o seu momento atual. Desse modo, elaborar um plano de carreira é uma forma de preparar o caminho para a conquista do seu desenvolvimento profissional.

Por meio dele, pode-se chegar a uma vaga ou empresa desejada, mudar de cargo, conquistar maiores posições ou uma situação mais estável no mercado. Optar pelo empreendedorismo também requer coragem e decisão.

Estando no início da carreira, em etapa de recolocação ou mesmo prestes a mudar de profissão, é preciso ter foco, persistência, disciplina e paciência, pois há muitas dificuldades e obstáculos no percurso.

Não tenha medo de arriscar: esteja aberto a mudanças de rota, vivenciando novas experiências. Em momentos como este, você pode descobrir caminhos mais eficazes para chegar onde quiser.

Em síntese, desafie-se a buscar um trabalho que te faça feliz, fazendo aquilo que gosta ou tem vocação. Dessa forma, busque um propósito que você acredita e traga algum tipo de impacto para a sociedade.

Inicie pelo autoconhecimento

Antes de mais nada, conhecer o seu eu interior e ter claras suas preferências e os seus limites ajuda a prepará-lo para as seleções. Nesse sentido, agir com inteligência emocional, saber trabalhar em equipe ou ter liderança são outros diferenciais muito valorizados.

Além disso, liste seus pontos fortes e fracos, elegendo no que se destaca e aquilo a ser melhorado. Isso o ajudará a definir as habilidades e competências que precisam ser alcançadas para que o seu objetivo seja conquistado.

Leve em conta também expectativas pessoais como:

bom ambiente de trabalho;

planos de saúde ou complementares;

incentivo para qualificação;

maior flexibilidade;

participação nos lucros;

carga horária reduzida;

morar próximo ao trabalho, entre outras.

Por fim, aponte pontos positivos e negativos em seu momento de vida e o que quer para o futuro. Assim, será possível identificar ameaças e oportunidades que o manterão focado nas suas buscas profissionais.

Parta para a ação de planejar sua carreira profissional

Tenha metas concretas e possíveis de serem alcançadas. Dessa forma, você se manterá motivado para seguir em busca dos seus objetivos de carreira. Apegue-se a situações e pessoas que o estimulem a continuar crescendo sempre.

Defina ações de curto, médio e longo prazos. Com isso, pode-se avançar sempre, em prol do desenvolvimento contínuo. Destaque sempre os seus valores, almejando a conquista de seus sonhos.

Os relacionamentos também são de grande valia na caminhada, contribuindo com conhecimentos e vivências adquiridos em eventos, por exemplo. Eles devem ser sempre nutridos, para que gerem novas oportunidades.

Contar com o aconselhamento de profissionais de Recursos Humanos, mentores e coaches também contribui para a busca do sucesso profissional. A experiência deles costuma ser muito valiosa.

Saber o momento de parar, de refletir e de pedir ajuda também é fundamental. Revise suas ações periodicamente, fazendo ajustes na estratégia sempre que necessário.

Faça o acompanhamento constante do seu plano de carreira, adaptando-o a possíveis mudanças ou reviravoltas da vida. Esteja preparado para lidar com altos e baixos, garantido que nenhum imprevisto o tire de seu rumo.

Existem várias formas de planejar sua carreira profissional

O plano de carreira pode partir tanto de candidatos como de empresas. No caso profissional, a elaboração é pessoal, partindo dos sonhos e da projeção de carreira de cada um até a conquista dos seus objetivos.

Quando o planejamento parte das corporações representa um atrativo para novos talentos. Pode significar também uma oportunidade de crescimento profissional, por meio de novos desafios e responsabilidades.

Um bom plano de carreira empresarial promove a imagem do negócio de forma positiva, valorizando o capital humano. Também privilegia a qualificação das lideranças dentro de sua cultura organizacional.

Por meio dele, a empresa define diretrizes para que os seus colaboradores conquistem promoções, baseadas em critérios, como qualificações, experiências e mérito, entre outros.

Para muitos, a existência de um plano de carreira na organização é sinônimo de motivação, devido às possibilidades de crescimento. Ele pode conter alguns subtipos:

estrutura em linha vertical: a promoção do colaborador é relacionada a cargos de gerência, com organização hierárquica de forma linear;

carreira em y: há duas opões para avançar na empresa em cargos de gerência ou especialista;

carreira em w: ampliam-se as oportunidades para três formas de promoção como gerente, especialista ou gestor de forma individual ou em projetos.

Foco nos resultados

O sucesso na conquista de resultados na carreira depende de foco e força de vontade. Durante a execução de plano de carreira profissional, esteja atualizado sobre as novidades do mercado.

O período é de desafios, em função da desaceleração econômica do Brasil. Acompanhe o desenrolar da crise de saúde pública, ocasionado pela pandemia de coronavírus, e invista na sua formação. Monitore a evolução do cenário global do mundo do trabalho e de novas tecnologias, ampliando suas redes e conexões.

Já decidiu que rumo tomar na sua vida profissional? Conheça nossos cursos e treinamentos nas áreas de Direito, Gestão Pública, Logística, Pedagogia e Segurança Pública, entre outros, e prepare-se para fazer a diferença no mercado de trabalho.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.