Nunca se falou tanto sobre o desenvolvimento humano, formação profissional e Ensino Híbrido. Afinal de contas, estamos vivendo a era da evolução. Quem não evolui, acaba sendo rapidamente passado para trás, inclusive quando se trata do mercado profissional.

Com isso, é comum que cada vez mais profissionais se mostrem ávidos por uma formação continuada, buscando sempre aprender e se aperfeiçoar, tanto em suas áreas quanto nas áreas que os cercam.

No entanto, não é segredo para ninguém que o dia a dia corporativo se mostra cada vez mais corrido. Não há tempo para nada. Então, como conseguir conciliar o trabalho já estabelecido, com uma formação continuada? É simples, através do Ensino Híbrido.

Se para você esse conceito é novo, ou você sabe pouco sobre ele, não se preocupe. No artigo de hoje, nós falaremos especialmente sobre como o Ensino Híbrido pode mudar a sua forma de aprender. Ficou interessado (a)? Então, continue acompanhando. Boa leitura.

Afinal de contas, o que é o Ensino Híbrido?

Antes de falarmos sobre como o Ensino Híbrido pode mudar a sua forma de aprender, é preciso que você entenda um pouco mais sobre esse conceito. O Ensino Híbrido nada mais é do que um conceito de aprendizagem que mescla duas formas de ensino: offline e online.

Quando aplicamos o conceito de hibridismo na educação, estamos falando de um processo de ensino-aprendizagem que se dá em dois momentos: de forma presencial, como em uma sala de aula, por exemplo. E à distância (EAD), por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por exemplo.

Apenas com essa breve explicação já é possível entender o quanto o Ensino Híbrido pode ser uma excelente opção. Especialmente para os profissionais cujo cotidiano é corrido, onde não sobra tempo para nada, não é mesmo? Afinal, o Ensino à Distância promove inúmeras vantagens. Uma delas, sem sombra de dúvidas, é a de poder escolher os seus horários para estudar quando for melhor para você.

Tendência em educação

Estamos falando de um método de ensino-aprendizagem que faz uso da tecnologia como um de seus motores principais. É claro que o Ensino Híbrido se mostraria como uma das grandes tendências em educação para o futuro. O que não é para menos, já que ele torna possível unir todo o conhecimento e experiência de professores, e mediá-las com a facilidade oferecida pelas mídias digitais. Atualmente os softwares educacionais se conectam a internet e permitem o uso de interfaces totalmente intuitivas e fáceis de se trabalhar.

Qual o objetivo do Ensino Híbrido?

Até agora, você já pôde conhecer algumas das vantagens que o Ensino Híbrido pode oferecer. Mas, afinal de contas, qual é o objetivo desse método de ensino-aprendizagem? É simples, o principal objetivo do Ensino Híbrido é promover o aprendizado de seus alunos de forma fácil e descomplicada, de modo que o processo de aprendizagem não se torne mais uma obrigação maçante e cansativa, mas sim, prazerosa e agregadora.

Além disso, é também um dos principais objetivos do Ensino Híbrido promover a familiaridade com a tecnologia. Esse fator é essencial para quem está ativo no mercado de trabalho nos dias de hoje. Não importa a sua área de atuação, em algum momento você precisará lidar com algum dispositivo tecnológico, e é importante que você esteja preparado para quando isso acontecer.

Facilidade para estudar

Como já citado anteriormente, estamos vivendo a era da tecnologia e da evolução. Hoje, já é possível ter acesso à toda a gama de sites e informações da internet por um simples smartphone com acesso a internet. Ou seja, a tecnologia se mostra como uma grande facilitadora das nossas vidas, inclusive do processo de ensino-aprendizagem.

E é justamente aí que o Ensino Híbrido ganha mais um ponto: como estamos falando de um método que faz uso tanto de meios offlines quanto onlines para promover a aprendizagem, a tecnologia permite que, no que diz respeito ao online, o aluno possa assistir às suas aulas por meio do dispositivo que desejar.

Ele pode, por exemplo, assistir às aulas enquanto volta de ônibus do trabalho. Para isso, basta que tenha um smartphone com acesso à internet e um bom fone de ouvido. Além disso, não podemos nos esquecer dos outros momentos, que dizem respeito ao modo offline de ensino, fazendo jus ao hibridismo do método.

Ao mesmo tempo em que o aluno pode fazer uso de meios tecnológicos para assistir às aulas e realizar atividades, ele também pode recorrer a um professor, em um espaço físico ou virtualmente por meio de chat, para sanar possíveis dúvidas, ou até mesmo para debater o assunto estudado. Com isso, podemos afirmar que o Ensino Híbrido mescla o que existe de melhor em ambos os universos: atrelando plataformas com excelente experiência no ramo da educação e professores preparados e familiarizados com a tecnologia.

Ensino Híbrido: O tipo de ensino que se adapta aos seus dias

Se antes, para fazer uma graduação, você precisava comparecer a todas as aulas diariamente em um horário estabelecido, hoje, isso não precisa mais ser a sua realidade. Como já citado anteriormente, o Ensino Híbrido vem para romper com esse paradigma.

Afinal, se dispomos de tantos aparatos tecnológicos, nada mais certo de que eles também sejam aplicados à educação. Não à toa, que as melhores e mais conceituadas faculdades, assim como a Faculdade Sensu, já fazem uso das mais modernas e interativas plataformas de ensino. E oferecem também cursos 100% a distância.

Se antigamente nada substituía uma aula presencial, onde tínhamos a presença física do professor e do aluno em um espaço também físico, hoje, graças ao advento dos AVAs e da internet, essa não precisa mais ser, necessariamente, uma realidade.

Com isso, é possível afirmar que o Ensino Híbrido preenche hoje, uma lacuna que há tempos vinha sendo discutida, especialmente no meio educacional: a de colocar à disposição de alunos que não dispõem de tempo (pouco ou nenhum) para o ensino presencial, materiais didáticos de qualidade, fontes de pesquisa e explicações, bem como a interação entre professores e alunos por meio de espaços físicos e/ou virtuais, para sanar dúvidas e promover debates.

Quando se fala sobre o método de Ensino Híbrido, se fala sobre o presente e o futuro da educação.

Ficou interessado (a) no modelo de Ensino Híbrido? Venha conhecer nossos cursos! Acesse http://faculdadesensu.com.br/graduacoes e se inscreva!

Categorias: Notícias

Leonildo Marques Silva

Diretor Geral da Faculdade Sensu - Diretor de Comunicação e Marketing do Instituto Lato Sensu – Sócio Proprietário da ALTI Serviços em Tecnologia da Informação - Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado de Goiás Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG. Especialista em Análise Ambiental e Geoprocessamento pela UFG. Especialista em Perícia Ambiental pela PUC/GO. É aluno especial do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação, Linguagem e Tecnologia – IELT/UEG. É membro do grupo de pesquisa em Didática (DIDATKÉ) na Faculdade de Educação da UFG.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.