A logística é uma área que abrange o segmento de transporte e também compreende os processos de armazenamentos de cargas e produtos comercializados pelos empreendimentos nos quais atende. Para que se possa atuar no mercado logístico é necessário ter disciplina, dedicação e comprometimento, pois esta é uma área que demanda foco e responsabilidade.

O profissional de logística deve compreender que atuar na área exige competência e um exercício contínuo, pois muitas são as cobranças relacionadas aos procedimentos de transporte e do controle de recebimento e pagamento dos produtos ou das cargas.

Nesse contexto, os processos de armazenamento e distribuição de cargas deve ser desenvolvido de forma organizada e estratégica para que não haja a incidência de falhas ou prejuízos no decorrer dessas atividades, proporcionando uma boa experiência de negociação entre o fornecedor e seus clientes.

Mercado de trabalho

Ser tecnólogo de logística é desenvolver uma atividade capaz de gerar um desempenho mais elevado e produtivo, diminuindo os custos operacionais a partir de estratégias preestabelecidas. Busca a negociação com fornecedores, processos de compra e venda de mercadorias, controle do fluxo de caixa em relação às compras e aos pagamentos realizados, controle de estoque e distribuição de cargas em diferentes unidades.

Esse profissional desempenha uma função ampla e que se intensifica com os processos administrativos da empresa, em que é necessário ter habilidades como gestor de negócios para uma negociação rentável e bem-sucedida.

O ingresso no mercado de trabalho como tecnólogo em logística apresenta amplas oportunidades de ascensão na carreira profissional. Ao cursar essa área de atuação, o aluno pode encontrar oportunidades de trabalho nos setores comercial, de agronegócio e até mesmo industrial. É possível que se encontrem possibilidades de trabalho diretamente com o transporte de cargas, gestão de logística, organização dos processos de distribuição e de armazenamento de produtos, entre outros.

Empresas multinacionais valorizam profissionais tecnólogos que tenham fluência em idiomas diferentes, pois o seu processo de comercialização se estende aos territórios internacionais. Na grade curricular do curso para tecnólogo em logística se aplicam as seguintes disciplinas:

  • Teoria das Organizações;
  • Matemática Financeira;
  • Probabilidade;
  • Estatística;
  • Marketing;
  • Direito;
  • Contabilidade;
  • Gestão de Estratégia, Qualidade e Suprimentos;
  • Comércio Exterior;
  • Estoque e Armazenagem.

O curso é validado e reconhecido pelo Ministério da Educação.

O profissional Tecnólogo em Logística

O tecnólogo em logística deve ser atento e focado nas atividades que executa, uma vez que os procedimentos realizados podem gerar prejuízos desastrosos para a empresa quando as funções forem mal desempenhadas. É necessário conhecimento e habilidade para organizar os processos de armazenamento e distribuição de forma estratégica com um retorno financeiro positivo e em curto período de tempo.

A partir da sua habilidade em negociações, o tecnólogo em logística deve fazer boas transações comerciais, sabendo identificar os melhores fornecedores com produtos de qualidade e que ofereçam uma boa experiência em custo-benefício para o empreendimento.

Os processos de organização dos espaços onde as cargas ou mercadorias são armazenadas devem ser realizadas de modo a otimizar o ambiente, observando se o local está em condições adequadas para a preservação dos produtos a serem armazenados. É de sua responsabilidade solicitar a adequação do ambiente de armazenamento para que os produtos não estejam expostos a umidade ou a temperaturas elevadas comprometendo o seu consumo.

Os meios de conservação dos produtos também são importantes, pois alguns produtos devem ser conservados em locais refrigerados, enquanto outros necessitam ser acondicionados em locais secos e em embalagens próprias para sua preservação.

O controle dos prazos de entrega de mercadorias é uma função muito importante desempenhada pelo tecnólogo em logística, pois é a partir do comprometimento com datas e valores de distribuição dos produtos que o empreendimento terá em suas transações comerciais a satisfação que seus clientes buscam em suas compras.

A observância e o controle dos valores, compreendendo de forma ampla os setores de transporte e de fornecedores e respeitando os prazos estabelecidos para o recebimento e distribuição de mercadorias, agregam valor à empresa gerando uma maior rentabilidade para o negócio.

Processos de gestão em Logística

A gestão dos processos logísticos da companhia é um fator muito importante, pois é necessário que se tenha o acompanhamento dos pedidos de compra e venda de produtos. É nesse momento que o tecnólogo se encarrega de garantir que o produto chegue ao seu cliente de forma segura, sem extravios ou danos.

Para que esse controle seja realizado é preciso que ele se organize de modo a sistematizar os processos de distribuição e utilizando-se das ferramentas necessárias para o acompanhamento de cada processo. Muitas frotas têm softwares de rastreio que possibilitam a esse profissional identificar a localização das mercadorias e prever o tempo de entrega ao seu destinatário.

A tecnologia e os sistemas de organização em logística andam juntos, otimizando o tempo e flexibilizando a organização do setor com processos qualificados e de maior efetividade. Nos meios de produção, o controle de estoque é muito importante para que a produtividade não seja interrompida pela falta de algum produto essencial para o processo.

Dessa forma, é essencial que se tenha o monitoramento de todos os dados e informações dos produtos, assim como o cuidado com os materiais de entrada e saída para as suas reposições, sem a necessidade de parar a produtividade do setor.

Em todos os processos de gestão de logística, o profissional pode exercer funções específicas como o controle dos processos de compra de produtos, controlando o estoque e organizando as informações a partir da geração de relatórios, expedindo pedidos e realizando as negociações de forma a intensificar a lucratividade da companhia.

Com a integração da tecnologia nos processos de comercialização global, o tecnólogo é um profissional que possui oportunidades abrangentes de atuação na sua área e está, cada vez mais, sendo valorizado no mercado em que atua. Apostar nessa carreira é uma forma de se posicionar no mercado competitivo e fazer parte de equipes de profissionais qualificados para atuar em diversos segmentos.

Venha conhecer todos os nossos cursos por meio de nosso site e invista no seu futuro!

Categorias: Educação

Leonildo Marques Silva

Diretor Geral da Faculdade Sensu - Diretor de Comunicação e Marketing do Instituto Lato Sensu – Sócio Proprietário da ALTI Serviços em Tecnologia da Informação - Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado de Goiás Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG. Especialista em Análise Ambiental e Geoprocessamento pela UFG. Especialista em Perícia Ambiental pela PUC/GO. É aluno especial do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação, Linguagem e Tecnologia – IELT/UEG. É membro do grupo de pesquisa em Didática (DIDATKÉ) na Faculdade de Educação da UFG.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *