Não é segredo que o ambiente em que se estuda influencia diretamente na fixação do conteúdo. Por isso, o estudante precisa de um lugar específico para realizar as leituras, atividades e outras tarefas relacionadas ao aprendizado.

Neste artigo, mostraremos como criar um ambiente adequado para estudar em casa.

Primeiramente, entenda que o lugar escolhido deve ser melhorado ao longo do tempo. Observe o resultado das dicas que daremos aqui e adapte-as sempre ao seu contexto. Conforme o tempo passar, fique com o que funcionou para você e melhore o que não gerou resultado.

Assim, você terá um bom ambiente para estudar em casa, pois será adequado ao seu estilo de estudo.

1. Escolha um ambiente confortável

Estudo exige concentração e, para isso, é preciso ter conforto. Existem alguns pontos da casa em que nos sentimos melhores, e você precisa escolher um deles.

Evidentemente, esse local escolhido precisa ter outras características que permitam você desempenhar seu melhor trabalho. Isso falaremos adiante, então, foque neste primeiro passo que é selecionar seu ambiente.

2. Utilize luz natural

Na grande maioria, nosso corpo está pronto para desempenhar seu máximo de potencial quando o sol nasce, desejando descansar assim que o sol se põe. Isso porque somos feitos para melhor trabalharmos, assim como estudarmos, sob luz natural.

Há várias pesquisas científicas nesse sentido. Os resultados apontam que a luz natural tem efeitos importantes no nosso corpo, em seus mais variados aspectos tanto físicos quanto psicológicos. É claro, esses aspectos estão interligados.


A luz natural no ambiente irá ajudar você a relaxar, tornando seu espaço de estudo muito melhor. Além disso, a luz natural pode aumentar seu desempenho escolar. É evidente que nem todo local da sua casa recebe luz direta do sol, mas a luz refletida, por meio de um espelho por exemplo, já irá ajudar muito.

3. Elimine distrações do lugar

O canto escolhido para os estudos pode conter algumas distrações. Você pode ter problemas para se concentrar, caso escolha um ambiente com uma poltrona muito confortável de frente para uma TV com videogame, não é mesmo?

Portanto, olhe em volta e perceba tudo o que pode atrapalhar seu desempenho. Daí, retire esses distratores do ambiente para focar, em seu momento de estudo, apenas em suas obrigações.

4. Torne o lugar agradável

Como o ambiente influencia diretamente na fixação do conteúdo que você irá estudar, o lugar precisa ser agradável ao seu modo. Coloque cadernos, apostilas e objetos que remetam aos seus objetivos de estudo.

Experimente diferentes objetos na sua mesa, cuidando para tornar o ambiente agradável sem atrapalhar os estudos. Se desejar, coloque odores novos, como incensos, difusores e outros aromatizantes, ou regule a temperatura.

Pense que você precisa se sentir confortável para estudar, e nada mais. Ou seja, não deixe o lugar tão confortável ao ponto de não conseguir estudar. Mas, também não deixe o local desaconchegado, desagradável.

5. Coloque plantas no ambiente

Todos sabemos a importância das plantas para a manutenção da qualidade do ar. Além disso, as plantas tornam o lugar mais agradável e natural, e seu verde deixa o local mais sereno e tranquilo.

Outra vantagem das plantas é que elas existem para todos os gostos. Algumas precisam de mais luz, outras de mais água e outras exigem pouca atenção. Se você não tem muito tempo para cuidar das plantas, opte por aquelas que sobrevivem bem sem cuidados frequentes.

6. Informe os familiares ou amigos

Caso você more com sua família ou vive com colegas, certifique-se de que eles sabem do seu momento de estudo. É uma maneira de evitar interrupções.

Informe-os de que se trata de um momento importante. Assim, se tiverem algo para falar para você no momento do estudo, podem esperar que você termine suas obrigações.

7. Desligue o telefone

Telefone pode ser um inimigo da concentração, tornando-se seu maior problema para os estudos. Não adianta deixá-lo de lado se você continuar pensando em responder aquela pessoa no WhatsApp ou ver quantas curtidas ganhou a foto que postou no Instagram.

Desligue o telefone e deixe-o longe. Você pode até colocá-lo em modo avião.

8. Preste atenção no som

O som ao redor pode ser um aliado ou inimigo dos estudos. Algumas pessoas conseguem estudar com algum tipo de música, outras não. E se falamos em ruídos e barulhos altos é, de fato, difícil manter a atenção. Ainda mais se eles tomam nosso ambiente de estudo.

Por isso, pense bem antes de colocar um som no local em que você preparou para estudar. Se há ruídos na vizinhança, como construção civil ou veículos passando na rua, talvez seja interessante colocar uma música. Você pode optar por uma melodia mais suave e harmoniosa, como as de música clássica, ou de qualquer outro estilo, desde que não lhe tire o foco dos estudos.

Contudo, se você é daquelas pessoas que tende a prestar atenção na música e não no estudo, é melhor não utilizar nenhum som.

9. Organize o material de estudo

É fundamental ter um espaço para guardar tudo, os livros, apostilas e anotações. Deixe-os no mesmo local todas as vezes que terminar de estudar. Assim, você não irá perder tempo procurando por seus materiais, quando for estudar novamente.

10. Programe tempo para os estudos

Além de ter um bom ambiente de estudos, é preciso ter uma hora específica. Não adianta muito preparar o local perfeito se você não sabe como começar. Com isso, poderá protelar até o último momento, o que complicará a qualidade do estudo.

Por isso, marque o horário que você irá estudar e procure sempre fazer as atividades nessa hora. É claro que nem sempre podemos estudar no mesmo horário, mas tente manter um padrão específico até que se torne um hábito.

Além disso, não pense demais nas atividades que você tem a fazer. Apenas, faça!

11. Saia do ambiente assim que terminar

A dica final diz respeito ao fim dos estudos, e não à preparação do ambiente. Você precisa relacionar esse espaço com suas obrigações estudantis, ou seja, não utilize o espaço para outras tarefas.

Quando terminar os estudos, saia do espaço. Tente não fazer algo ali que não esteja correlacionado aos seus estudos.

É muito importante vincular o ambiente com a prática ali executada. Se você utilizar o mesmo espaço para outras atividades, dedique-se um tempo a mais ao item três dessa lista.

Prepare o ambiente para o estudo, coloque algo diferente nele que faça sua mente relacioná-lo aos estudos. Uma ideia é dispor na mesa tudo o que você irá precisar e, quando terminar os estudos, guardar tudo antes de realizar qualquer coisa.

Hábitos surgem quando os praticamos muitas vezes. Ao manter essa rotina durante vários dias, essas práticas se consolidam. Você saberá a hora de estudar, avisará a todos, desligará o celular, irá pegar o material de estudo e se concentrar em obter os melhores resultados. Portanto, a prática é fundamental.

Estudo bem feito depende de você e da qualidade do material de ensino. Caso queira conhecer os conteúdos dos nossos cursos, visite nossa página para descobrir como eles poderão ajudá-lo.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *