A Logística é um setor de extrema importância para as organizações, uma vez que envolve planejar o estoque e distribuir as mercadorias. Entretanto, muitos não sabem quais são as atividades internas que o profissional da Logística exerce, no que diz respeito à entrega de encomendas.

Portanto, nesse texto, explicamos o que é e com o que trabalha a Logística. Você tem interesse? Então, continue a leitura!

O que é Logística?

A Logística é o processo que diz respeito às atividades de movimentação, armazenagem interna de mercadorias e transporte. Ela cuida dessas atividades com vistas a oferecer a organização o controle eficiente e econômico do estoque e de todos os recursos da empresa. Vinda do francês ‘loger’, a palavra significa ‘alojar’, ‘armazenar’.

Nos últimos anos, a demanda para otimizar o processo de entrega de mercadorias aumentou. E isso fez da Logística um setor muito importante.

Desse modo, a Logística busca gerir, de forma eficiente, os suprimentos e as mercadorias, desde o seu ponto de origem até o consumidor final. O objetivo é oferecer as empresas serviços que atendem cada vez mais à expectativa do cliente.

Tipos de Logística:

  • de produção: As atividades da Logística de produção são relativas à transformação da matéria-prima no produto que será entregue ao consumidor. Desse modo, ela se ocupa dos processos internos da produção da empresa. Isso inclui os materiais envolvidos na produção, na armazenagem e no envio do produto pronto.
  • de suprimentos: A Logística de suprimentos se ocupa da aquisição e estocagem dos insumos que gerarão os produtos finais. É dela a alçada de buscar melhores opções de materiais. A preservação, controle de utilização e fornecimento interno dessa matéria-prima também são responsabilidade da Logística de suprimentos.
  • reversa: A Logística reversa tem a responsabilidade de buscar meios de produção que mantenham as boas práticas de sustentabilidade. Assim, há a elaboração de métodos de produção que impactem o mínimo possível o meio ambiente. Isso se dá para que haja menos desperdício de recursos e que haja interesse pela qualidade de vida do consumidor e do colaborador. Por se ocupar da devolução de resíduos sólidos, a Logística reversa é amparada pela Lei Federal responsável por esses resíduos.
  • de distribuição: Como seu próprio nome diz, a Logística de distribuição é responsável por gerenciar a forma como será feita a distribuição dos produtos. Os meios econômicos e ecologicamente responsáveis são questões centrais. Para que isso seja possível, a Logística de distribuição acompanha as atividades de conferência das cargas. Além disso, ela elabora os roteiros de entrega, controla frete e monitora rotas.
  • 4.0: Essa modalidade Logística se ocupa com a aplicação de meios que envolvem a tecnologia para que os processos logísticos se tornem mais eficientes. Ela surgiu com a crescente necessidade de atualização dos processos de Logística. A logística 4.0 associa essas atividades às inovações tecnológicas, à produtividade e ao atendimento às diferentes necessidades dos clientes e do mercado como um todo.

Como a área surgiu no Brasil?

O avanço da Tecnologia da Informação foi a principal mola propulsora da Logística no Brasil. Desse modo, a partir dos anos 90, surgiu, devido a dificuldades nas atividades de importação, a necessidade de ampliação dos mercados internos. Com isso, a preocupação do mercado deixa de se voltar apenas para as formas de vender o produto. Ela passa a se guiar, também, pelos meios de planejamento, implementação e controle de processos, bem como com meios de estocar e entregar produtos aos clientes.

A Logística ocupa um espaço cada vez mais amplo no mercado brasileiro. Estudos apontam que todas as empresas de grande porte voltam um percentual do seu capital para o aprimoramento das atividades. Atividades essas que se tornam cada vez mais complexas e envolvem cada vez mais os recursos tecnológicos.

Quais as atribuições do profissional?

A carreira em Logística é bastante ampla, sendo que os profissionais podem optar por diversas áreas. Todas elas, entretanto, têm como objetivo a entrega do produto ao consumidor final, de forma segura, ágil, econômica e que garanta a satisfação desse consumidor. Desse modo, listamos, aqui, algumas possibilidades de atuação para os profissionais de Logística:

  • Evitar perdas: Para que a sua encomenda chegue até você, é preciso que ela não seja extraviada, certo? Portanto, cabe ao profissional realizar a prevenção de perdas, durante a armazenagem e o transporte dos produtos.
  • Cuidados com armazenamento: As encomendas precisam ser bem armazenadas e embaladas para que cheguem íntegras até o destinatário. Assim, cabe ao profissional avaliar e otimizar as condições em que estão os produtos.
  • Traçar rotas: As rotas de entrega são um dos pontos essenciais para garantir que as encomendas cheguem até o consumidor. Assim sendo, os profissionais traçam as melhores rotas para a entrega dos produtos, acionando as melhores transportadoras e reduzindo os custos.

Dedicação à Logística

Para todas as áreas, é básico investir em qualificação profissional. Isso é uma forma de se destacar no mercado e ter as melhores chances de trabalho. Desse modo, é importante, para quem pretende se dedicar à Logística, buscar uma instituição de ensino que ofereça a melhor formação acadêmica possível. Como o setor da Logística se encontra bastante aquecido, profissionais qualificados têm vantagem em busca de uma boa colocação no mercado de trabalho.

Você gostaria de saber mais sobre Logística ou sobre o curso superior de Logística? Continue navegando em nosso blog para mais curiosidades sobre a área e aproveite e conheça o nosso site! Lá oferecemos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Extensão Acadêmica, além de excelentes Treinamentos Corporativos. Visite-nos e tire todas as suas dúvidas!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *