Um artigo acadêmico é a forma que o pesquisador tem para que o conhecimento gerado por meio de seus estudos vire uma informação conhecida pelos outros pesquisadores. Para que, assim, a comunidade científica possa utilizar os novos conhecimentos gerados no trabalho.

Um conhecimento só passa a, de fato, existir academicamente depois que é publicado em forma de artigo. A vantagem desse tipo de publicação é que ela é revisada por outros cientistas antes de ser publicada, a chamada revisão por pares. Isso significa que existe um crivo e um alto rigor para que determinado artigo seja aceito em uma revista científica.

A produção de um pesquisador é medida em grande parte – mas não somente por isso – pelos artigos científicos que publica em sua carreira. Além disso, pode ser um diferencial para quem trabalha em empresas. Por isso, é tão importante produzir e publicar o resultado de suas pesquisas.

Neste artigo, vamos conhecer 7 dicas para publicar artigos científicos de qualidade, independentemente da sua área de estudo. Essas dicas vão ajudar, principalmente, estudantes que estão começando agora a fazer suas pesquisas e a escrever seus resultados.

1. Faça uma boa revisão bibliográfica


É preciso saber o máximo possível sobre o que já foi estudado e publicado quanto ao tema do seu manuscrito, a fim de discutir e relacionar melhor os seus resultados. Para isso, uma revisão bibliográfica ampla é muito importante.

Busque todo tipo de publicação sobre o assunto do seu futuro artigo. Isso inclui:

  • Outros artigos científicos;
  • Livros publicados;
  • Dissertações e teses;
  • Trabalhos de Conclusão de Curso;
  • Notas científicas;
  • E o que mais você encontrar de informações.

Lembre-se de citar em seu texto de onde saiu cada informação relacionada, dando os devidos créditos aos autores. Os direitos autorais são muito sérios e precisam ser corretamente colocados nos artigos acadêmicos.

2. Cuide da ortografia e da gramática

Um artigo científico é uma publicação de alto rigor e que será lida e estudada por profissionais de alto nível acadêmico, por isso precisa ser escrito com a maior clareza possível e sem erros de ortografia ou gramática. Além disso, a mensagem precisa ser passada de maneira objetiva. O cuidado com a escrita tem um papel importante nessa questão.

É importante ressaltar que a maioria das revistas científicas publica os seus artigos em inglês. Como esse não é o nosso idioma nativo, é preciso redobrar o cuidado na hora de escrever o manuscrito se ele for publicado nessa língua. Caso não domine o inglês, existem profissionais que fazem a devida revisão ou tradução.

3. Responda claramente a sua pergunta

Todo trabalho científico começa com uma pergunta a ser respondida, que será a novidade na área do conhecimento do estudo. Tenha sempre em mente qual é o objetivo do seu trabalho quando estiver escrevendo o artigo, de modo que isso fique claro para quem estiver lendo.

É muito comum, principalmente para jovens estudantes, se perder no meio dos resultados e não responder a pergunta principal, a que motivou o estudo. Mesmo que os resultados não sejam os esperados, ainda assim, são resultados e devem ser reportados à comunidade científica.

4. Escolha bem a revista na hora de publicar

Passada a etapa de escrever o manuscrito, a próxima fase é enviá-lo a um periódico científico para que seja revisado pelos seus pares. Caso aprovado, o manuscrito será publicado em forma de artigo científico. Essa etapa é muito importante. Escolher bem a revista é essencial.

Existem muitas revistas, por isso é preciso realizar um filtro para escolher as mais conceituadas e relevantes para a sua área de estudo. Não caia na tentação de escolher um periódico de baixa reputação, pois isso diminuirá o alcance e as citações da sua publicação.

Além disso, existem especificações que precisam ser avaliadas em cada revista, como o tipo de conteúdo que cada revista publica, a pontuação de cada revista. Bem como, quantas páginas são permitidas para publicação do artigo e qual a política de acesso aos artigos publicados.

5. Formatação do artigo fica por último

Não se preocupe com a formatação enquanto elabora seus resultados e escreve o artigo. Isso pelo fato de que revistas diferentes apresentam exigências diferentes sobre formatação e organização.

Por exemplo, o tamanho das letras, a disposição das imagens e das legendas e o limite de páginas são características que diferem entre os periódicos. Portanto, depois que tiver escolhido em que revista publicará, verifique quais as normas para a publicação. E, aí sim, coloque o seu manuscrito dentro dessas exigências.

6. O artigo voltou? Aproveite as dicas do editor

Um artigo pode ser aceito sem correções para publicação na revista, pode também ser negado diretamente, ou, ainda, pode ser aceito com alterações. Nesse último caso, os editores vão informar quais são os aspectos do trabalho que precisam ser melhorados e melhor trabalhados para que haja a publicação.

Aproveite essas dicas. Por mais que tentemos fazer o nosso melhor, sempre existem coisas a melhorar. Por isso, use o que os editores propuseram para alterações e melhore a sua escrita e a sua interpretação dos dados. O resultado final ficará muito melhor.

7. Peça para seus colegas revisarem

Um olhar de fora nunca é demais. Por isso, é uma boa ideia pedir para que colegas de curso ou que seu orientador revisem o seu artigo antes de enviá-lo para publicação no periódico. Essa etapa poderá evitar que o manuscrito volte com críticas e alterações por parte dos editores, enviando um trabalho melhor revisado logo de início.

Pode levar muito tempo entre um manuscrito ser enviado e ele ser, de fato, publicado, como artigo. Uma maneira de diminuir esse tempo é mandar um trabalho sem erros e sem possíveis alterações dos editores. Então, use e abuse dos “editores da casa”, seus amigos e conhecidos.

Dê seus primeiros passos conosco

A primeira etapa para publicar um bom artigo acadêmico é receber a devida formação acadêmica. Durante o curso, seja de qualquer nível, o aluno tem contato com outros colegas, cria ideias de pesquisa e recebe informações valiosas de professores experientes.

Nisso podemos ajudá-lo. Clique aqui e acesse nosso site para conhecer os diversos cursos que oferecemos. A sua formação acadêmica é uma parte essencial do sucesso profissional, por isso precisa ser feita em uma instituição séria e comprometida.

Conte conosco para ajudá-lo a publicar muitos artigos acadêmicos e a subir na carreira.

Categorias: Educação

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.