Ao iniciar o curso de Direito, diversos estudantes ainda não têm em mente em qual área pretendem trabalhar. Isso é comum, já que a pressão é intensa e as opções são muitas. Desde ter um escritório com seu nome ou mesmo prestar concurso público.

Para ajudar nessa decisão separamos algumas áreas do Direito que estão em alta. Para isso, leia o texto e confira quais são!

Os profissionais de Direito se diversificaram muito. Existem muitas áreas em destaque que exigem preparo dos profissionais, sejam experientes ou não. De modo independente de cada área do Direito, no entanto, uma coisa é certa: tem que estar por dentro da evolução tecnológica e se atualizar sempre.

Além disso, o trabalho que diz respeito a sua atividade teórica é o que valoriza o profissional de Direito. Assim, depende de sua capacidade aprender e executar bem seu trabalho. O que for trivial pode ser mecanizado para evitar perda de tempo, algo muito escasso no cotidiano de todo mundo.

Ser um profissional com perfil multidisciplinar também ajuda a se colocar no mercado de trabalho, pois o Direito envolve mais de uma área. Sendo assim, é preciso entender as várias funções em jogo.

Outro aspecto importante no perfil deste profissional é ser capaz de negociar, de fazer mudanças e de se situar quanto aos espectros da profissão. Não há mais espaço para quem só se importa com processos judiciais e não com o contexto da profissão e dos clientes.

Após essa breve introdução, vamos falar das áreas do Direito que estão em alta. Você sabe quais são?

Importância da cibersegurança

O mundo é conectado. Pessoas de toda a parte do mundo conectam-se e trocam dados, mensagens e até ofensas, com muita facilidade. Esse comportamento se potencializa com as redes sociais, utilizadas por bilhões de pessoas pelo mundo.

Para garantir a segurança dessas pessoas, para protegê-las, defendê-las e buscar uma punição a criminosos cibernéticos, precisa-se de um profissional especialista em cibersegurança. É aí que entra o Direito.

Essa área do Direito está em alta, porque a demanda só cresce. No entanto, é preciso ficar atento às mudanças do mundo tecnológico, os golpes que são aplicados e como ocorrem.

Crimes como apologia ao crime, divulgação ilegal de fotos, discriminação racial, dentre outros, estão muito comuns. As pessoas afetadas por isso precisam de defesa.

Além disso, por ser uma área com pouca legislação, depende de bons profissionais. Áreas da tecnologia, portanto, devem seguir em alta daqui para frente.

Proteção de dados na internet

Seguindo na área cibernética, há a proteção de dados que também está em alta. Neste caso, o profissional pode estar ligado a uma empresa ou fazer o trabalho para várias. Isso porque as empresas precisam estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para garantir isso, ninguém é melhor do que um profissional do Direito.

Essa área do Direito está em alta, porque a LGPD foi renovada com novos artigos, que entrarão em vigor a partir do próximo ano. Para isso, é preciso um profissional atento e atualizado quanto às novas diretrizes.

A LGPD prevê uma série de iniciativas por parte das empresas para tornar segura a privacidade e a proteção dos dados dos usuários, de forma transparente.

Com várias obrigações por parte da empresa, o advogado especialista nessa área do Direito terá grande alcance. Assim, precisa estudar muito para dominar o processo.

Gerente de compliance

Essa é uma área do Direito em alta e que está nas empresas. Compliance, para situar, é um guia com normas e diretrizes que as empresas precisam cumprir.

Elas visam dar mais transparência aos processos internos, com o fim de evitar desvios e irregularidades que possam prejudicar a credibilidade da empresa.

Estes profissionais zelam para que as empresas atuem dentro da legislação. Com isso, devem-se identificar riscos dentro da empresa e estruturar estratégias para resolvê-los.

É uma área do Direito que está em alta e merece bastante atenção tanto de profissionais experientes quanto daqueles que possuem afinidade com o meio empresarial e o complexo ambiente regulatório que elas devem cumprir.

Área do Direito da Moda

Este não é um ramo específico do Direito. No entanto, como não possui uma legislação específica, o Fashion Law, como é conhecido também, utiliza das áreas do direito para poder atuar.

Desse modo, o profissional especialista nessa área precisa dominar outras áreas do Direito, pois vai ter que lidar com aspectos como:

– Direito autoral;

– Direito de concorrência;

– Propriedade intelectual.

Esses e outros temas estão presentes no mercado da moda, já que a indústria têxtil é muito forte no Brasil. Para trabalhar com isso, o profissional precisa estar atualizado a este ramo da economia e entender como funciona a colocação de marcas novas no mercado, bem como peças estilizadas e que precisam se licenças, por exemplo.

Área do Direito Tributário

Essa já é uma área mais comum do Direito, mas não menos importante. Isso porque o Direito Tributário está sempre em alta.

O sistema tributário no Brasil é muito complexo, o que favorece os advogados. Além disso, com uma possível reforma na área, será ainda mais solicitada, abrindo espaço para advogados novos e experientes, desde que atualizados e conscientes de toda mudança.

Direito Trabalhista

O último item da lista das áreas do Direito que estão em alta é o Direito Trabalhista. Isso porque ele está sempre em alta em um país como o Brasil.

O país é um dos que possui mais processos trabalhistas no mundo. O profissional que sabe se atualizar, que está por dentro dos itens da Reforma Trabalhista de 2017, encontrará o seu lugar.

Além de poder atuar defendendo Pessoas Físicas, é possível atuar dentro de empresas, ajudando-as a evitar processos trabalhistas. Com isso, é possível prevenir processos, ajustando possíveis equívocos e preparando a empresa para agir corretamente, dentro do que estabelece a legislação trabalhista.

Gostou da lista? Esperamos que sim! O que apresentamos foram algumas áreas que estão em alta e que devem seguir assim por mais tempo.

Ainda assim, são diversas opções que essa profissão permite para você atuar. No entanto, é preciso buscar sempre atualização e conhecimento, independentemente do tempo de profissão.

Para isso, acesse nosso site e conheça nosso curso de Direito e nossos outros cursos. Venha aprender conosco!

Categorias: Jurídica

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *