As aptidões de um gestor público de sucesso

Um Gestor Público tem suas aptidões, cada vez mais, exigidas no cenário corrupto e burocrático da administração pública brasileira. Por isso, esses profissionais precisam ser capazes de lidar com a falta de infraestrutura, o orçamento limitado e com a diversidade de interesses do setor público.

Neste artigo vamos mostrar uma pouco mais sobre a profissão do Gestor Público. Então, leia o texto até o final!

Gestão Pública

O curso superior em Gestão Pública se volta para a área da administração pública, no gerir fundos dos governos ou no lidar com as burocracias do estado. ´Por isso, o curso ensina as técnicas da gestão tradicional e como é possível aplicá-las na coisa pública.

Durante o curso, as matérias tratam de gestão de empresas, economia, negociação, legislação, direito, comunicação de empresas, ética, assim como responsabilidade social, gestão de pessoas e outras. O profissional dessa área pode atuar em empresas públicas, organizações não governamentais (ONG’s), bem como trabalhar em parcerias público-privadas. Para isso, o bem-estar coletivo é um dos objetivos a se alcançar com seu trabalho.

Assim, a rotina do Gestor Público está ligada a administração de bens e a elaboração de projetos, como: gerenciar recursos humanos; avaliar as instituições públicas; elaborar e gerir políticas públicas; planejar, gerenciar e otimizar projetos e processos; conservar bens, patrimônios e recursos públicos; analisar contratos; gerir licitações e fazer orçamentos.

Aptidões de um Gestor Público

As aptidões exigidas de um bom Gestor Público vão além da sua capacidade de administrar orçamentos. Eles também precisam lidar com pessoas, ser bons líderes e terem persistência para lidar com a burocracia. Além disso, eles precisam ser éticos e honestos com o dinheiro público.

Trabalhar em equipe

A Gestão Pública não é uma tarefa individual. Suas atividades precisam ser feitas por uma equipe qualificada.

O bom Gestor Público deve ser capaz de motivar a sua equipe e reconhecer o valor de suas ações. Com isso, ele valoriza os que estão a sua volta, criando um ambiente de trabalho melhor.

Estar atualizado

O setor público é regido por um conjunto de normas e leis, em constante mudança. O Gestor Público, então, deve acompanhar essas mudanças para realizar as suas atividades.

Bem-estar coletivo

As instituições que contam com um Gestor Público fornecem algum tipo de serviço à sociedade. Portanto, eles precisam estar atentos ao bem-estar coletivo, assim como aos detalhes da administração das instituições públicas.

Boa Comunicação

O profissional da Gestão Pública lida com projetos. Por isso, se fazer entender é essencial para que consiga transmitir suas ideias. Além disso, uma boa comunicação acelera atividades, assim, o Gestor Público pode deixar mais claro quais são as tarefas de cada membro de sua equipe.

Saber Ouvir

O Gestor Público precisa saber ouvir os outros atores da sua área de atuação, sejam eles políticos, colegas de trabalho ou pessoas comuns. É assim que ele pode identificar a melhor maneira de agir em certas situações e em resolver problemas.

Calma

O setor público é instável. Mudanças de chefia, greves, corte de gastos e até desastres naturais, por exemplo, podem interferir nas atividades de um Gestor Público. Por isso, é primordial que ele saiba manter a calma. Assim, ele será capaz de gerenciar crises.

Adaptar-se

Cada órgão público possui suas próprias regras, assim como os diversos setores da administração pública. Portanto, saber andar por essas regras e se adaptar às situações é essencial para que o Gestor Público consiga realizar seu trabalho.

Honestidade

O profissional de Gestão Pública lida com bens do governo, ou seja, da população. Por isso, dele é exigido ser honesto para administrar os bens públicos e dele é demandado que cuide da manutenção desse patrimônio.

Questionar

Um bom Gestor Público precisa entender os pormenores da sua área de atuação. Ele deve saber o que faz e o porquê faz.

Ele precisa também se incomodar com a situação da sua área. Só assim ele terá motivo para batalhar e realizar as mudanças necessárias.

Persistência

O Gestor Público precisa de paciência, bem como persistência para lidar com a burocracia do setor público. Além disso, ele precisa de criatividade para encontrar atalhos para realizar suas atividades. Desde que, esses atalhos estejam dentro dos padrões éticos e legais, claro.

Capacidade de Negociação

Os Gestores Públicos lidam com interesses diversos dentro da mesma instituição. Por isso, eles devem ser bons negociadores, capazes de alinhar os interesses em prol da sua instituição e do bem público.

Área de Atuação

Como o próprio nome indica, o Gestor Público atua na esfera governamental. Entretanto, essa não é a única opção.

  • Os profissionais são preparados para trabalhar em ONG’s. Mesmo que elas não tenham relação com o poder público, elas fazem projetos por meio de licitações do estado. É aqui que a expertise do Gestor Público é necessária. Além das aptidões ditas acima, por exemplo, o Gestor Público conhece os trâmites e as normas que regem a máquina pública.
  • Esse profissional também pode seguir carreira política e disputar eleições. Nesse caso, ele precisa ter saber nas áreas de direito, economia e sociologia para poder lidar com os desafios da área.
  • O Gestor Público também pode atuar assessorando um político. Seja governador, senador ou deputado, todos eles precisam de uma equipe especializada e preparada para lidar com a máquina pública.
  • O setor privado também tem espaço para esses profissionais. Aqui eles atuam como consultores de empresas privadas na lida com o setor público, como, por exemplo, prestar assistência a uma empresa privada durante a disputa de um processo licitatório.

Gostou do texto!? Então, acesse o site e conheça os nossos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *