Todo mundo sabe que para alavancar os estudos é necessário dedicação e força de vontade. Entretanto, o que muita gente não sabe é que junto com a organização, um bom aplicativo, ou app, pode fazer toda a diferença no sucesso do aprendizado.

Ser organizado e manter uma rotina produtiva não é algo tão simples, mas com a ajuda da tecnologia tudo se torna mais fácil. Existem vários aplicativos que são muito úteis para te auxiliar na organização dos seus estudos.

Dessa forma, além de não esquecer de datas importantes, como provas e entregas de trabalhos e atividades, eles podem te ajudar a ter uma rotina bem definida. Assim, você pode aproveitar melhor o seu tempo e ser mais produtivo.

Pensando nisso, nós da Faculdade Sensu trouxemos algumas dicas de aplicativos para te auxiliar nessa tarefa.

6 apps incríveis para organizar seus estudos

1. Google Agenda

Google Agenda.

Esse é aquele típico app que já vem instalado no smartphone e que, muitas vezes, não encontramos utilidade além de mostrar o calendário. Entretanto, essa função é apenas uma gotinha de água no oceano de aplicações que o Google Agenda tem.

A grande dificuldade da maioria das pessoas em organizar os estudos é justamente não saber gerenciar o tempo. Esse aplicativo é essencial para isso, nele você pode adicionar todos os seus compromissos diários, semanais, mensais e até anuais.

A partir disso, sabendo as suas tarefas fixas, como aulas e reuniões, você pode ter noção da quantidade de tempo que você tem livre. Desse modo, você pode melhor dividir seu tempo de estudo.

O app é super prático e possui várias funções que facilitam a organização, como etiquetas com cores.

2. Trello

Trello.

O Trello é uma ótima ferramenta para organizar os estudos. Nele, você se programa por meio de funções interativas que te possibilitam visualizar melhor suas tarefas da semana.

Ele é ótimo para ser usado em conjunto com o Google Agenda, pois se complementam. Se no app anterior, por exemplo, você deixou estabelecido que às segundas-feiras na parte da tarde você vai estudar certa matéria da faculdade, no Trello você vai visualizar quais são suas prioridades, se é estudar para a prova, ler um texto, fazer uma atividade e assim por diante.

Dessa forma, você terá um direcionamento melhor ao estudar por conta própria. Originalmente, esse aplicativo foi pensado para organizar e gerenciar projetos, mas devido a sua ótima funcionalidade e praticidade, tem sido muito usado por estudantes de todas as áreas.

Além disso, seus vários modelos de layouts personalizados oferecem um visual mais bonito. E isso acaba nos deixando com mais vontade de estudar e completar a lista de tarefas.

3. Easy Study

Easy Study.

Esse app funciona na mesma linha dos anteriores. O objetivo é exclusivamente voltado para criação de planos de estudo.

O Easy Study oferece opções para que o usuário escolha qual a finalidade do estudo, se é para algum tipo de concurso ou Ensino Médio, por exemplo. A partir dessa escolha, o app gera automaticamente um plano que inclui as matérias que você precisará estudar para aquele objetivo.

O app é muito bom para quem quer estudar de maneira mais independente, mas que não tem muita noção das matérias ou dos tópicos que precisará para dividir o seu tempo. O Easy Study faz essa divisão para você!

O app calcula o tempo que você estudou todos os dias para que você tenha uma noção no final de cada semana do quão produtivo você foi ao longo dela e isso te ajudará a saber se você chegou em uma rotina e um ritmo ideal, ou se ainda é necessário fazer mudanças.

Outra função importante do app é o registro de atividades e revisões, oferecendo um maior controle sobre o seu desenvolvimento.

4. Evernote

Evernote.

O Evernote é um dos aplicativos para organização de estudo mais completo que a internet oferece. E aí, já pode começar a anotar!

O app é focado, principalmente, no armazenamento de anotações. Isso quer dizer que você pode usá-lo para salvar notas curtas e lembretes, pode criar tarefas também. Mas, o mais interessante para os estudantes é que você pode utilizar o Evernote como um caderno.

Um caderno digital em que você pode fazer resumos e anotações de textos e das aulas. Além disso, você pode salvar tudo de maneira organizada e utilizando ferramentas que o próprio app oferece.

Isso é muito útil porque na era digital é cada vez menos comum o uso de cadernos de papel. O computador é o material escolar mais utilizado, principalmente, em faculdades.

Dessa forma, nada mais eficaz e seguro do que ter um aplicativo exclusivo para armazenar seu material de estudo. E, ainda, de forma a evitar a criação de várias pastas no seu notebook, um mal que cometemos. Assim, criamos uma confusão e nunca sabemos onde salvamos o documento que procuramos.

O Evernote tem uma ferramenta de busca que facilita muito a procura pelos arquivos. Além disso, você pode salvar lá PDFs e até imagens, ou seja, os textos que os professores mandarem e as fotos que você tirar do quadro tem espaço garantido nesse app.

5. Canva

Canva.

A estratégia de estudo mais recomendada por especialistas da Educação é, sem sombra de dúvidas, o mapa mental. O Canva possui o objetivo de organizar seus pensamentos, assuntos, matérias, planos, de uma maneira mais visual e menos descritiva. Isso ajuda o cérebro a absorver melhor as informações e a memorizar mais facilmente os tópicos.

Isso acontece porque nossa memória é bastante visual. Então, se você utilizar cores diferentes e dividir a página de uma forma mais estilística, o seu cérebro irá trabalhar melhor aquelas informações.

O aplicativo Canva permite que você crie esses mapas mentais para sistematizar seu estudo de maneira mais fácil, rápida e organizada do que no papel. Ele possui vários templates prontos para que você aproveite o modelo e crie o seu próprio documento.

6. Google Drive

Google Drive.

Esse é outro aplicativo da Google que os estudantes, professores e acadêmicos em geral usam e abusam. Ele é muito útil porque, além de ser uma ótima forma de organizar seu material de estudo, você poderá acessá-lo de qualquer aparelho que tenha acesso à internet.

O Google Drive é muito importante para aquelas pessoas que trabalham, estudam e, por isso, não passam muito tempo em casa. Uma parte considerável delas não possuem disponibilidade de levar o notebook pessoal para todos os compromissos do dia a dia.

Sendo assim, ela poderá estudar do computador da empresa ou da faculdade sem perder o acesso aos seus materiais.

Para mais informações sobre o mundo dos estudos, acesse nosso site e fique por dentro do nosso conteúdo! Para mais dicas, continue navegando em nosso blog!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *