Estudar nem sempre é fácil, afinal, por vezes, estamos sem foco, cansados e nos perdemos em meio ao tempo e a tantas matérias. Pensando nisso, há vários aplicativos que podem te ajudar na hora dos estudos, seja para manter o foco nas tarefas ou administrar o tempo e os arquivos que você usa para estudar.

Além disso, com o intuito de melhorar a qualidade do tempo que você passa diante dos livros e cadernos, alguns aplicativos apresentam soluções simples e práticas para o dia a dia do estudante. Basta apenas baixar e pronto!

Veja estes 10 aplicativos que selecionamos para você usar na hora de colocar o conteúdo em dia:

1. Organizando-se com o Evernote

Vamos começar por um aplicativo que vai te ajudar a organizar as suas tarefas, seja pelos dias de estudo ou na divisão dos conteúdos. Sabemos que, principalmente para quem estuda em casa, o planejamento pode fazer toda a diferença na hora de dar conta do conteúdo trabalhado.

O Evernote é um app gratuito e pode ser baixado em sistemas iOS e Android. Além de ser fácil de usar, podemos classificálo como uma ferramenta de organização. Então, você lança seus compromissos, atividades, anotações e outros, podendo confirmar tudo o que já foi finalizado.

2. Google Drive

Caso você se perca em meio a tantos arquivos digitais, sem saber onde guardar tudo, o Google Drive é a melhor alternativa. De forma gratuita e com grande capacidade de armazenamento, o app possibilita que você guarde uma série de arquivos, como:

– Livros;
– Textos em Word;
– Planilhas;
– Apresentações;
– Imagens;
– Etc.

O mais interessante é que você pode acessar todos esses arquivos de qualquer local, basta fazer login na sua conta. Os documentos ficam disponíveis online para o usuário, facilitando a vida de estudantes.

3. Geekie Games Enem

O Ministério da Educação lançou o aplicativo Geekie Games Enem, com o intuito de ajudar os milhares de estudantes que desejam um incentivo a mais na hora de estudar para o exame. Lá é possível encontrar uma série de materiais, não apenas questões para serem resolvidas, como vídeos de aulas e materiais.

Além disso, o app apresenta uma lista com os assuntos mais importantes para os estudantes, isso pode facilitar na escolha de matérias que são prioridades para você, em algum determinado momento. Assim, fica mais fácil escolher as matérias e organizar os estudos.

4. Audible App

Agora, é a vez dos estudantes que têm pouquíssimo tempo para colocar os conteúdos em dia. Encontrando uma solução para a falta de tempo, o Audible apresenta uma série de livros que podem ser ouvidos, ou seja, você consegue estudar no trajeto para a sua faculdade, por exemplo.

De início, há uma gama de materiais gratuitos e você, à medida que se interessa por outros títulos, pode optar por planos oferecidos no app. Aliás, é possível ouvir um livro do ponto em que parou, economizando tempo e facilitando o aprendizado.

5. Concentração com Self Control

Se a sua maior dificuldade é manter a concentração durante a prática de estudos, é interessante contar com a ajuda do Self Control. Afinal, as redes sociais são uma grande armadilha para desperdiçar tempo e perder oportunidade de colocar a matéria em dia.

Esse aplicativo bloqueia o uso de outros apps marcados por você, como as redes sociais, evitando que várias notificações cheguem no seu celular. Há um prazo para esse bloqueio, que corresponde, por exemplo, ao tempo que você deseja estudar, dispondo de maior concentração.

6. Pomicro App

A técnica Pomodoro é uma forma de manter a concentração com base em pequenos momentos de descanso. Por exemplo, você estuda por 25 minutos e descansa por 5 minutos e assim sucessivamente, até cumprir a meta do seu dia.

Isso funciona muito bem para a maioria das pessoas, visto que muitas delas não conseguem manter a concentração por tanto tempo.

O Pomicro é o aplicativo que te auxilia a colocar essa técnica em prática. Ele faz a medição do tempo e indica para você quando deve ser seu descanso. Ele intercala os períodos de estudo e você precisa apenas seguir as orientações do app.

7. Estudando com TED

As TED Talks são palestras conhecidas em todo o mundo. O aplicativo reúne, em uma espécie de plataforma de conhecimento, essas palestras que tratam de assuntos variados. Assim, as conferências são divulgadas sem fins lucrativos, visando o compartilhamento de todo esse conhecimento.

As palestras reúnem temas atuais e debates interessantes, basta fazer o download do aplicativo. Ele está disponível gratuitamente para Android e iOS.

8. Duolingo

Se a sua intenção é estudar línguas estrangeiras, o Duolingo é uma ótima alternativa. Esse app reúne uma série de conteúdos sobre inglês, francês, alemão, além de muitas outras línguas, com a finalidade de auxiliar em sua aprendizagem.

Há atividades em torno da escrita, fala, tradução e escuta. Práticas fundamentais para absorção de outro idioma. Então, basta acessar o app diariamente e conforme você realiza as atividades propostas, os níveis são desbloqueados, pelo sistema, para que você possa acessá-los.

9. QuizUp

Caso queira acrescentar uma certa dinâmica na sua rotina de estudos, você pode optar por aplicativos como o QuizUp, que traz perguntas sobre temas escolhidos. É um jogo no qual seus conhecimentos são testados de uma maneira leve e divertida.

À medida em que se responde as perguntas, ganha-se pontos e você pode até conseguir duelar com outros usuários, assim como, convidar amigos para isso. É uma alternativa para que você possa se distrair um pouco sem perder o seu foco nos estudos.

10. Qconcursos App

Se o seu foco é estudar para passar em um concurso, você pode contar com aplicativos como o Qconcursos. Nele é possível responder questões de provas anteriores, além de revisar conteúdo, caso você deseje se preparar para uma prova. A melhor alternativa, para isso, é, de fato, respondendo perguntas para conhecer o estilo de prova.

Basta baixar o app e usar as perguntas disponíveis para o dia, pois há um limite para questões respondidas pelo usuário. Você pode também escolher a banca e o tema durante os estudos.

Temos muitas opções de aplicativos que podem ajudar na hora dos estudos, desde a organização das matérias até a divisão do tempo que gastamos. Seja qual for a sua necessidade, certamente encontrará um app que atenda e colabore para uma jornada de estudos mais produtiva!

Precisa de mais capacitação? Faça um de nossos cursos!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *