Todos sabem que a alimentação é a base da vida. Ela influencia de modo direto a saúde e o seu bem-estar em geral. Desse modo, ela, de forma clara, está ligada à concentração, à atenção, aos estudos.

Se a sua alimentação for adequada, rica em nutrientes e vitaminas, há maior tendência que você seja mais saudável. Em contrapartida, se a sua alimentação não for tão saudável, há mais riscos de que você viva sempre cansado, estressado.

Então, se você se habitua a uma má alimentação, corre-se maior risco de desenvolver algumas doenças, como hipertensão, diabetes, obesidade, entre outras. Além disso, com uma má alimentação, você não tem atenção e foco nas suas atividades. Tudo isso pode te atrapalhar e muito no dia a dia e a longo prazo.

Assim, a capacidade de concentração e de atenção para estudar pode não ser adequada. Isso, por sua vez, pode te levar a um baixo desempenho nos estudos devido a uma alimentação irregular. Já imaginou?

Foi pensando na importância da alimentação para um bom desempenho nos estudos que fizemos esse post. Listamos, então, 5 dicas incríveis para te ajudar a se concentrar melhor nos estudos daqui para frente. Confira!

1 – ALIMENTOS QUE DÃO ENERGIA E AUXILIAM NA CONCENTRAÇÃO

Existe uma ampla gama de alimentos que devem ser consumidos diariamente devido ao seu teor nutritivo. No entanto, alguns desses alimentos, você pode ingerir como grandes aliados para ter mais energia e se concentrar na hora dos estudos.

Entre os alimentos que são potentes fornecedores de energia, estão a banana, o açaí, o abacate, os cereais (em especial a aveia). Há também o mel, o chocolate meio amargo, a água de coco, as oleaginosas, os ovos, entre outros.

Além disso, você pode obter energia em maior nível através da ingestão de alimentos que fazem parte do grupo alimentar de gorduras boas. Aqui, pode-se listar o abacate, o queijo, a manteiga, outros derivados de leite, como exemplos de gordura boa.

Já para ajudar na concentração, há os energéticos naturais, como o chá verde e o chá de canela. Eles servem como estimulantes, favorecendo a concentração na hora dos estudos.

O café está no topo da lista de estimulantes para focar na hora dos estudos. Isso se dá pelas importantes propriedades como a cafeína e os antioxidantes, responsáveis por estimular nosso sistema nervoso central. Além disso, o café provoca o aumento considerável de adrenalina na corrente sanguínea, o que também favorece esse pico de energia e na concentração.

No entanto, é preciso se atentar a quantidade ingerida de café. Em altas doses da bebida, há riscos de insônia, ansiedade, agitação e dores de estômago. Portanto, uma ou duas xícaras devem ser o suficiente.

2 – ALIMENTOS QUE ESTIMULAM A MEMÓRIA

Na categoria dos alimentos que estimulam a memória e nos ajudam a memorizar os conteúdos estudados, estão, principalmente, aqueles alimentos que contém ômega 3.

Dentre os alimentos ricos em ômega 3 estão os peixes, as castanhas e a linhaça. Além desses alimentos, são ricos para a memória alimentos como brócolis, o espinafre, o abacate, o azeite de oliva e o chocolate amargo.

Portanto, investir em alimentos que enriqueçam e potencializem a memória é uma ótima maneira de cuidar de si e dos seus estudos.

3 – A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO PARA O BOM DESEMPENHO NOS ESTUDOS

Outra forma de influência que a alimentação exerce em nossos estudos é se estamos bem hidratados ou não. Isso porque a hidratação é um dos quesitos básicos para que o organismo funcione de modo adequado. Uma das necessidades básicas do ser humano em geral.

No entanto, para se hidratar não basta tomar qualquer líquido. Portanto, evite bebidas que contenham muito açúcar, como o refrigerante e sucos industrializados, pois podem causar danos à saúde a longo prazo.

Por isso, tome muita água e se mantenha hidratado sempre.

Para quem não é muito familiarizado com o fato de beber bastante água, sucos naturais e chás são boas alternativas. Há também a opção de saborizar a água com alguma fruta, como algumas fatias limão.

Por fim, beber água para ajudar nos estudos se mostra fundamental. A água auxilia a melhorar o desempenho cognitivo na hora dos estudos.

4 – ALIMENTOS QUE ATRAPALHAM OS ESTUDOS

Um tópico muito importante, é entender quais alimentos mais podem atrapalhar você na hora dos estudos. O que você deve evitar?

Alguns exemplos de alimentos a serem evitados são os ricos em açúcares, em gordura ou que são super industrializados e possuem muitos conservantes. Evitando-os, você pode ter melhor desempenho em seus estudos.

Portanto, a lista de comidas não recomendadas para você, que deseja melhorar nos seus estudos, inclui vários das nossas comidas favoritas. Um grande exemplo é os fast foods, bem como as frituras e os produtos industrializados.

Por possuírem alto teor de conservantes e sódio, refrigerantes, comidas embutidas como salsichas e mortadelas, bebidas alcoólicas e comidas muito gordurosas em geral. Outra bebida não indicada para quem deseja bom desempenho nos estudos são os energéticos prontos comprados em mercados.

Isso porque os energéticos, apesar de gerarem um rápido efeito enérgico, produzem, logo em seguida, uma sensação de falta de disposição. E isso e uma alta tendência à sonolência.

Portanto, esses são os principais alimentos para você evitar se você deseja ter foco, atenção, concentração e uma boa memória na hora de estudar.

5 – A IMPORTÂNCIA DE MANTER HÁBITOS SAUDÁVEIS

Mencionamos nesse post, os melhores alimentos para potencializar a concentração e a memória. Alimentos que dão energia e hidratam corretamente o corpo. Listamos também alimentos a se evitar quando a intensão é o foco nos estudos.

No entanto, é importante frisar que uma alimentação balanceada deve ser prioridade no dia a dia. E não somente em um dia de estudo ou em um dia de realização de provas.

É claro que todas essas dicas mencionadas poderão te ajudar nos estudos, mas há de se lembrar que essas dicas precisam se tornar hábitos. Isso significa que você precisa consumir esses alimentos com frequência e, em alguns casos, diariamente.

Por fim, é básico falar que a alimentação é fundamental para a vida. Ela, inclusive, faz toda a diferença para um melhor aproveitamento de nossos estudos.

Gostou deste post e quer saber mais sobre o mundo da educação? Então acesse o nosso site e confira os melhores cursos de graduação, pós-graduação, cursos de extensão e treinamentos corporativos disponíveis para você!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *