Hoje, 11 de agosto, comemora-se, no Brasil, o dia do Advogado e do Estudante. Quer entender um pouco mais sobre isso? Leia no artigo abaixo.

Dia do Advogado

Hoje, comemora-se os 193 anos da instituição dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do Brasil. Por isso, hoje é dia do Dia do Advogado, o representante dos direitos do povo perante a justiça. O advogado é aquele habilitado a prestar assistência profissional em meio jurídico. Inegavelmente, seu ofício é fundamental e indispensável para o exercício da plena democracia, garantindo a organização social da nação.

O dia de hoje se refere à criação dos primeiros cursos de direito do Brasil, por D. Pedro I, durante o Primeiro Reinado. D. Pedro I decretou, em 1827, a fundação das faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, que virou Faculdade de Direito do Recife, hoje pertencente à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo,  atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Antes disso, não havia faculdades em nosso país.

Dia do Pendura

Além disso, hoje também é conhecido como o “dia do pendura”. Uma polêmica tradição em que estudantes de direito consomem em restaurantes locais e penduram a conta. A prática começou no início do século XX, quando os comerciantes, para atrair fregueses, homenageavam os estudantes deixando-os comer de graça. Eles só pagariam depois de formados. Assim, as contas eram penduradas literalmente com um prego nas paredes dos estabelecimentos. Mas, as contas ficavam mesmo à cargo dos donos do estabelecimento.

Dia do Estudante

Devido à importância desta data, instaurou-se, em 11 de agosto de 1927, em homenagem ao centenário da criação das primeiras faculdades de direito no Brasil, o dia do estudante. A data, então, propicia a comemoração de um dos direitos básicos de todos, que é o direito à educação. A fim de dar mais visibilidade ao pleno desenvolvimento do cidadão e preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

Somos uma instituição de ensino superior, possuímos cursos de graduação, pós-graduação, extensão acadêmica e treinamentos corporativos. Venha conhecer nossos cursos!

E já que hoje é o dia do advogado e do estudante, vamos comemorar essas datas com estudo e conceitos jurídicos? Inscreva-se no Start Sensu e assista a palestra de hoje: A relevância do domínio dos conceitos jurídicos: teoria e prática; ministrada pelo Prof. Me. Ricardo José Ramos Arruda, com a Prof.ª Esp. Eliane das Dores Martins da Cruz como entrevistadora.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *