A sua rotina de estudante é cheia de desafios. Contudo, é preciso encontrar um tempo mesmo com a rotina atribulada para se dedicar a um hobby.

É isso mesmo! A princípio, ter um passatempo é uma das formas mais acessíveis e democráticas para aliviar o estresse e estimular a criatividade.

Além disso, ter um hobby proporciona diversos benefícios e pode representar um papel essencial na vida de um acadêmico.

Portanto, é hora de parar de encontrar desculpas e começar agora mesmo a se dedicar em um hobby.

Quer saber mais sobre a importância de ter um passatempo na rotina do estudante? Então, é só vir com a gente!

Por que todo estudante deveria ter um hobby

A vida acadêmica exige muita dedicação e disciplina dos estudantes, tornando, assim, a rotina bastante desgastante. Se dividir entre estudos, trabalhos, leituras, provas e vida social torna o período universitário um dos mais estressantes e desafiadores.

É por isso que, mesmo diante de tantas tarefas, encontrar um tempo no dia a dia para fazer algo que se gosta ajuda a desafogar a mente. Ainda mais hoje em dia com o aumento do uso das redes sociais e internet, muitos estudantes já começam o dia conectados consumindo informações.

O resultado pode ser muito prejudicial para a saúde mental. Afinal, todo ser humano precisa de pausas. Engana-se, então, quem pensa que descansar ou dormir deve contar como passatempo. Até porque descansar e dormir são necessidades básicas do ser humano.

Assim, o hobby é o tempo dedicado a realização de atividades praticadas na hora de lazer. É diferente do ócio e está relacionado com o uso proveitoso do tempo, mas, sem obrigações ou imposições de regras.

A palavra hobby vem do inglês e significa passatempo e tem como objetivo ajudar as pessoas a relaxar, se distrair. A fazer algo diferente e que lhes dê prazer.

Portanto, se você é estudante chegou a hora de parar por alguns minutos e se perguntar: qual é o meu hobby preferido?

Alguns tipos de hobby para você se inspirar

1 – Aprender um instrumento

Aproveite o tempo livro de forma mais proveitosa se dedicando a aprender a tocar algum instrumento que você goste. Aprender algo novo estimula o cérebro, assim como a criatividade e vai ajudar você a se sentir mais leve para desenvolver as atividades da faculdade.

2 – Escrever um diário

Outro hobby muito interessante e fácil de começar é a escrita terapêutica. Compre um diário ou caderno pequeno e comece a escrever o que sente, fale sobre as coisas que acontece no seu dia, relate, por exemplo, acontecimentos da faculdade e com os colegas de classe.

Escrever é uma forma de liberar emoções e trabalhar coisas do inconsciente.

3 – Pintar quadros

Que tal pintar quadros ou apenas desenhar? As atividades artísticas, de forma geral, são mais uma forma dos estudantes desenvolverem um hobby benéfico para a saúde mental.

Assim, você não precisa se cobrar para ser um grande artista, mas pode utilizar da arte terapia, que é criar livremente. Você apenas se permitirá a colocar as emoções para fora.

4 – Exercícios físicos

Sim, os exercícios físicos também podem ser um hobby. Eles ajudam a melhorar a saúde metal e física. Além disso, eles estimulam os neurotransmissores em nosso cérebro, como serotonina e dopamina.

É por isso que nos sentimos mais alegres após a prática de atividade física.

5 – Cozinhar

Está na hora de pegar as receitas que você salvou no Instagram e transformar em hobby. Cozinhar é uma forma de relaxar a mente e ainda se permitir estimular os sentidos, como olfato e paladar.

O que um hobby pode trazer de bom para você

1 – Proporciona satisfação e bem-estar

Se a sua rotina de estudante está te deixando ansioso e nervoso, saiba que esse estado é péssimo para a sua saúde. Então, é hora de rever a sua rotina e encontrar um tempo para se dedicar a alguma atividade. Ter um hobby vai te proporcionar mais satisfação e qualidade de vida. Você vai se sentir mais motivado.

2 – Estimula a criatividade

Pintar, ler, escrever, bem como montar um quebra cabeça, ou correr… Qualquer atividade que você se disponha a fazer como hobby vai te deixar mais criativo. Já ouviu aquela frase que movimento gera energia?

Pois é, se dedicar a um passatempo permitirá que a sua rotina de estudo se torne mais prazerosa.

3 – Ajuda a controlar o estresse da rotina acadêmica

Ao se dedicar a uma atividade que você adora, nem que seja 20 a 40 minutos por dia, o seu corpo como um todo desfrutará da sensação de prazer e bem-estar.

Com efeito, o estresse da rotina de estudante tenderá a diminuir. Por isso, o passatempo é uma forma de fazer algo diferente e que não tem qualquer relação com seu trabalho e estudos.

4 – Oportunidade de desenvolver novos talentos

Já pensou descobrir talentos que você nem imaginou existir? Fazer atividades manuais, criar algum artesanato… Enfim, o hobby permite que novas habilidades surjam, te motivando ainda mais a seguir adiante para outras descobertas.

5 – Fortalece a autoestima

A autoestima não está apenas ligada a uma aparência física considerada aceita. É também ter motivação e respeito por si mesmo; é encontrar formas de se conectar com a sua essência.

Quando você faz algo prazeroso, você se sente bem, sente que é capaz e, assim, sua autoestima melhora.

Todo estudante merece desenvolver a sua autoestima e confiança de que é capaz de realizar e conquistar coisas em sua vida. E o hobby é mais uma maneira de desenvolver a sua inteligência emocional.

Ele é também uma ferramenta de autoconhecimento, que ajudará você a se conhecer melhor e usar isso para benefício próprio.

Como encontrar tempo para o hobby

Encare, a partir de agora, o passatempo como prioridade. Ele deve estar na sua rotina de estudante, nem que seja ao menos 30 minutos por dia. Pense no tempo que você perde rolando o feed do Instagram e reorganize a rotina de modo a ter um hobby e desfrutar de todos os benefícios!

Esse artigo foi útil para você? Então, aproveite para navegar e conferir outros conteúdos em nosso blog. Além disso, acesse nosso site e conheça nossos cursos.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *