Nos últimos anos, a economia mundial tem sido colocada a prova alimentadas por um cenários favorável e também desfavoráveis. Mesmo assim, no Brasil, houve um certo crescimento econômico que permitiu com que muitas empresas e setores crescem também.

Além disso, o surgimento de novos empreendedores fez a busca por cursos voltados à gestão crescer. Contudo, essa área é bastante ampla, então como escolher o curso de gestão certo para seu perfil?

O primeiro passo é definir suas prioridades profissionais. Em seguida, é preciso ir atrás de um curso certo, que ofereça o ensino esperado e prepare para o mercado de trabalho. Vamos dar algumas dicas para você realizar isso.

Cursos de gestão

Todos os cursos de gestão focam no desenvolvimento do profissional líder, que saiba gerenciar equipes e planejar projetos de longo prazo. Por isso, focamos aqui apenas nas particularidades de cada curso.

Gestão comercial

O profissional de gestão comercial atua desenvolvendo produtos e serviços para as vendas do negócio. Ele define estratégias, avaliando preço, praça, público e outros fatores relacionados às vendas. Por isso, o lucro depende desse profissional, que atua tanto no varejo como no atacado, além de ser, em alguns casos, representante comercial.

O curso é ideal para profissionais cujo perfil é de vendedores, entusiastas da comercialização de produtos e empreendedores natos. É preciso ter faro de mercado, saber enxergar oportunidades, ser bom comunicador e gestor de processos.

Gestão ambiental

O gestor ambiental é responsável por trabalhar com recursos naturais e sustentabilidade, buscando meios para reduzir o impacto ambiental. Hoje é bastante requisitado, e pode atuar tanto em indústrias, como empresas de todo porte, governos, ONGs e outras instituições.

Além do contato com o meio ambiente, esse profissional precisa saber lidar com o aspecto mercadológico ambiental. Ele é o responsável por unir os interesses do trabalho com a preservação.

Gestão de saúde

Os profissionais de gestão de saúde atuam em hospitais, clínicas, postos de saúde, maternidades, consultórios e outros órgãos da área. Seu trabalho envolve gerenciar programas, políticas de atendimento e desenvolvimento de recursos, além de grupos de atuação em saúde.

Em virtude dessas características fundamentais da área, são requisitados tanto no setor público como privado. O perfil desse profissional é o ligado à saúde, que goste de trabalhar com área médica e atender diversos tipos de pessoas.

Gestão empresarial

A gestão empresarial forma o profissional que estará à frente da empresa. Portanto, ele será o responsável por gerir os recursos e o processo, integrar os departamentos e fazer o negócio crescer. De certa forma, ele precisará saber como comandar cada área.

O gestor deve gostar de aprender sobre o mercado, ser ousado para arriscar e ao mesmo tempo sóbrio nas decisões. Precisa saber lidar com muitas pessoas diferentes e se comunicar, para extrair o máximo delas.

Gestão de recursos humanos

O gestor é responsável por recrutar, engajar e criar o plano de carreira para os funcionários. Cada vez mais participante das decisões da gestão, o gestor de recursos humanos é um profissional ligado às pessoas. Precisa conhecer os colaboradores para suprir todas suas necessidades profissionais.

Por isso, deve gostar de gerir pessoas, interagir, criar programas, projetos, eventos e motivar. Ele deve sempre buscar a melhoria dos processos e ser bastante atencioso e dedicado, buscando uma mudança que contemple o ser humano.

Gestão hospitalar

O curso é mais voltado para a gestão de um hospital, ensinando, por exemplo, a adequar a estrutura, contratar profissionais certos, gerir recursos, organizar as equipes, criar o processo interno. O gestor hospitalar é fundamental para hospitais, mas também pode atuar em empresas e órgãos relacionados, como clínicas.

Além de ser ligado à área de saúde, o gestor hospitalar deve ser um líder que sabe trabalhar em ambiente complexo, com diversos departamentos que demandam por agilidade. Deve ser atento a detalhes e voltado a melhorias.

Gestão da informação

O gesto de informações trabalha para reunir, organizar, otimizar e criar estratégias com os mais diversos dados sobre a empresa e os negócios. Hoje é uma profissão requisitada, uma vez que cada vez mais as informações são fundamentais para as empresas tomarem decisões.

O perfil desse profissional é de uma pessoa organizada, hábil em trabalhar com os mais variados dados, estratégico e decidido. O profissional também gosta de se manter atualizado sobre sua área e o mercado.

Gestão pública

O gestor público é especialista em administração de empresas e órgãos estatais. Ele lidera departamentos, secretarias, instituições e as mais variadas organizações geridas com recursos públicos.

Por isso, o profissional precisa ser atento às leis que regem seu trabalho, com a responsabilidade a que se deve prestar à população. Precisa conhecer bem sua área de atuação, ter olhar fiscalizador e ser engajado em melhorias sociais.

Gestão de projetos

O profissional gestor de projetos é útil nos mais variados ramos e processos dentro da empresa. Ele consegue entregar uma demanda como foi solicitado, engajando todos no mesmo caminho. Sua função é coordenar os projetos da empresa da maneira mais adequada possível.

Para isso, o profissional precisa saber trabalhar com prazos, ser responsável, trabalhar com equipes multidisciplinares e orçamentos e conhecer as mais variadas áreas da empresa.

Que curso escolher?

Á área de gestão apresenta possibilidades para muitos perfis de profissional. Quem gosta de saúde pode escolher entre gestão de saúde ou hospitalar. Quem gosta de meio ambiente e finanças já tem um curso ideal. Já se você gosta de um trabalho voltado às pessoas, gestão de RH é o ideal.

Para os que são conectados ao mercado e gostam da atual dinâmica do capitalismo, não há dúvidas que gestão de informação é um excelente curso. Se seu dom é comunicação e vendas, a gestão comercial é seu caminho. Mas se você gosta de uma gestão ampla, de empreendedorismo ou liderança, a gestão empresarial pode ser seu curso.

Poderíamos falar mais sobre os perfis de cada tipo de gestor, mas a dica final é para você procurar o trabalho que você seja capaz de realizar por uma vida inteira. Se estiver em dúvidas, conheça mais sobre cada curso e estude o perfil profissional.

Além disso, procure encontrar um curso que ensina não apenas os fundamentos da gestão, mas também forneça recursos para você evoluir. Convidamos você para conhecer nosso catálogo, ler mais sobre cada curso para assim poder tomar sua decisão.

Clique aqui e conheça nossos programas com bolsas de estudo!

Categorias: Gestão

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *