O Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, é uma data significativa para homenagear os profissionais que dedicam suas vidas à educação. Contudo, mais do que um momento de celebração, esse dia deve nos levar a refletir sobre os desafios enfrentados pela educação no Brasil, entre os quais se destaca a crescente crise em que se desenha um “apagão docente”. Este fenômeno, que consiste na falta de professores qualificados, vem chamando a atenção de especialistas e gestores da educação, expondo questões fundamentais sobre o futuro da educação no país.

O Que Está Por Trás do Apagão Docente?

Diversos fatores contribuem para o apagão docente, sendo um dos principais o desinteresse dos jovens pela carreira de professor. De acordo com Munsberg e Silva (2020), a constituição da identidade docente está diretamente ligada ao contexto de socialização e ao ambiente profissional em que os docentes são inseridos. A desvalorização da profissão, os baixos salários, a sobrecarga de trabalho e a falta de condições adequadas impactam diretamente a motivação dos jovens a seguirem essa carreira. Essa tendência é preocupante, principalmente quando se considera que a educação é um dos pilares para o desenvolvimento social e econômico de qualquer país.

A falta de professores qualificados prejudica diretamente o processo de ensino-aprendizagem, comprometendo a formação dos estudantes e o futuro do país. A necessidade de profissionais preparados é particularmente crítica em disciplinas como matemática e ciências, que são essenciais para o desenvolvimento das competências exigidas no século XXI.

A Desvalorização da Profissão de Professor

Um dos pontos centrais do apagão docente é a desvalorização da profissão. Professores, especialmente os que atuam nas redes públicas, convivem com uma realidade de salários baixos e condições de trabalho inadequadas. Isso está em linha com o que Tardif (2012) chama de “saberes docentes”, que se constituem a partir das experiências vividas pelos profissionais no exercício da docência e é esse conhecimento, que é adquirido pela prática e pela reflexão sobre a prática, que faz toda a diferença nos processos de ensino-aprendizagem. Esses saberes, no entanto, não são devidamente reconhecidos, o que reforça a ideia de que a profissão de professor não é valorizada na sociedade contemporânea.

Além dos baixos salários, muitos professores enfrentam jornadas de trabalho exaustivas, lecionando em mais de uma escola para complementar a renda, o que acaba por comprometer sua saúde física e mental. Munsberg e Silva (2020) enfatizam que a formação docente deve ser contínua e atrelada a condições de trabalho que possibilitem o exercício pleno da profissão. No entanto, a sobrecarga de trabalho e a falta de apoio institucional são fatores que desestimulam a continuidade na carreira.

Por Que os Jovens Estão Evitando a Carreira Docente?

O desinteresse dos jovens pela carreira docente reflete uma percepção negativa da profissão. A carreira, muitas vezes, é vista como desvalorizada, de baixo prestígio e com poucas oportunidades de crescimento. A maioria das redes públicas de ensino não possuem planos de carreira para os professores, muito embora isso esteja previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Segundo Morgado (2011), a construção da identidade profissional docente passa pela valorização social da profissão e pela autonomia curricular, fatores que, quando ausentes, contribuem para a crise de identidade entre os docentes e o afastamento dos jovens da profissão.

Além disso, o fator financeiro desempenha um papel decisivo. Em um cenário em que outras profissões oferecem salários mais atrativos e melhores condições de trabalho, os jovens optam por carreiras que lhes proporcionam maior estabilidade e remuneração.

O Impacto do Apagão Docente na Qualidade da Educação

A escassez de professores qualificados impacta diretamente na qualidade da educação oferecida nas escolas brasileiras. Com menos profissionais disponíveis, muitas escolas adotam soluções emergenciais, como a ampliação do número de alunos por sala ou a contratação de docentes sem a formação adequada para lecionar determinadas disciplinas. No entanto, essas medidas são paliativas e não resolvem o problema de fundo. Como salientam Munsberg e Silva (2020), a formação contínua dos professores é essencial para a construção de uma identidade profissional sólida e para o enfrentamento dos desafios educacionais contemporâneos.

A falta de docentes afeta especialmente as áreas de ciências exatas, como a matemática, onde há uma demanda crescente por profissionais qualificados. Tardif (2012) argumenta que o saber docente está profundamente relacionado ao domínio específico das disciplinas e ao contexto social em que os professores atuam. Quando a formação docente é fragilizada, a qualidade do ensino também é comprometida.

O Que Pode Ser Feito para Reverter Esse Cenário?

Para enfrentar o apagão docente, são necessárias políticas públicas que priorizem a valorização do professor e a melhoria das condições de trabalho nas escolas. Munsberg e Silva (2020) destacam que a formação docente não pode ser pensada de forma dissociada das condições de trabalho oferecidas aos profissionais. Algumas soluções possíveis incluem:

Valorização salarial: Aumentar os salários dos professores para tornar a carreira mais atraente para os jovens.

Melhoria nas condições de trabalho: Reduzir a carga horária excessiva e garantir ambientes de trabalho adequados e seguros.

Apoio emocional e psicológico: Disponibilizar suporte psicológico para os docentes, que muitas vezes enfrentam estresse e exaustão em seu dia a dia.

Incentivo à formação contínua: Oferecer programas de capacitação e desenvolvimento profissional ao longo da carreira.

Campanhas de valorização da profissão: Mostrar à sociedade a importância da docência e combater a visão negativa que se tem da profissão.

Que dia dos Professores é esse?

O Dia dos Professores deveria ser uma data de reflexão sobre o papel essencial que esses profissionais desempenham na sociedade. Não basta apenas reconhecer o esforço dos docentes; é preciso debater e implementar políticas que garantam sua valorização e o fortalecimento da educação. Como bem pontuado por Munsberg e Silva (2020), a profissão docente é central para as transformações que a sociedade contemporânea necessita. Se o apagão docente não for combatido de forma eficaz, as gerações futuras pagarão um alto preço.

Neste 15 de outubro, que o reconhecimento aos professores vá além das palavras e se traduza em ações concretas que valorizem a educação e aqueles que a constroem diariamente.

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Leonildo Marques Silva

Diretor Geral da Faculdade Sensu - Diretor de Comunicação e Marketing do Instituto Lato Sensu – Sócio Proprietário da ALTI Serviços em Tecnologia da Informação - Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado de Goiás Licenciado em Ciências Biológicas pela UFG. Especialista em Análise Ambiental e Geoprocessamento pela UFG. Especialista em Perícia Ambiental pela PUC/GO. É aluno especial do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação, Linguagem e Tecnologia – IELT/UEG. É membro do grupo de pesquisa em Didática (DIDATKÉ) na Faculdade de Educação da UFG.