Muitos ainda têm dúvida quanto à diferença entre advogado e bacharel de Direito, confundindo a atuação de ambos.

Por isso, escrevemos este artigo para que você entenda a diferença entre eles, tirando assim, todas as suas dúvidas a respeito desse assunto.

Afinal, esse é um curso que nunca sai de moda, como outros tradicionais cursos que existem.

Isso se deve ao fato de que a demanda por profissionais de Direito tem se acentuado cada vez mais, levando-se em conta que há uma maior conscientização dos direitos que possuímos enquanto cidadãos.

Ademais, o Direito, a despeito de ser uma área tão tradicional, tem acompanhado a evolução do mundo moderno e abrangido outros ramos que surgem a todo instante, como o Direito Internacional, advindo da globalização, ou ainda o Direito Cibernético, da Informática, há um tempo, totalmente inexistente.

Podemos, ainda, mencionar outras áreas, inclusive mais conhecidas como:

  • Penal;
  • Civil;
  • Tributária;
  • Constitucional;
  • Trabalhista;
  • Previdenciária;
  • Ambiental;
  • Empresarial;
  • do Consumidor;
  • Empresarial.

Assim, o ordenamento jurídico brasileiro é muito amplo, e o Direito se faz presente e necessário para assegurar direitos e garantias, o cumprimento da lei e a Justiça.

Esse é o motivo pelo qual tantas pessoas, das mais diferentes classes sociais e faixas etárias se interessam em fazer o curso de Direito, tanto para ser bacharel, quanto para ser advogado.

O curso de Direito é oferecido por diversas instituições de Ensino Superior, como a Faculdade Sensu que possui conceito 4 junto ao MEC, durando 5 anos até sua conclusão, estudando a sociologia, leis, normas e suas aplicações no cotidiano de empresas e pessoas físicas. Vale ressaltar que o curso é do tipo bacharelado.

Vamos ver onde o Curso de Bacharelado em Direito se enquadra

Na verdade, no Brasil, existem 4 modalidades de cursos superiores:

  • Bacharelado;
  • Licenciatura;
  • Tecnologia;
  • Sequencial

Como nosso foco é o bacharelado, vamos explicar o que essa formação compreende.

Desse modo, o bacharelado é um curso, cuja conclusão se dá entre 3 e 6 anos, dependendo do curso. Esse tipo de formação demonstra que o profissional tem uma formação mais complexa, um aprofundamento diferenciado da área a que se dispôs a cursar.

Ele também se constitui na primeira etapa para estudos mais avançados, como a pós-graduação, o mestrado, doutorado e pós doc.

Dessa forma, por ser mais genérico, o curso de bacharelado habilita o profissional a seguir áreas diferentes, desde que façam parte da especialidade escolhida.

Relativamente à carreira a seguir, no caso do curso de Direito, o bacharel pode exercer as funções como promotor, juiz , delegado de polícia, analista judiciário, advogado dentre outras . Isso mesmo! Chegou a hora de entendermos a diferença entre o bacharel e o advogado.

O Exercício Profissional do Bacharel em Direito

O advogado é o bacharel em Direito que prestou o Exame da Ordem, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A OAB é uma entidade que representa a classe dos advogados, sendo criada em 18 de novembro de 1930. Ela é a responsável por fiscalizar e orientar o exercício da profissão de advogado, estando dividida por estados, no Brasil.

Sendo assim, além de prestar assistência, a OAB ainda coíbe práticas ilícitas praticadas por advogados, punindo aqueles que têm infringem a lei, sempre prezando pela ética profissional.

Desse modo, outra função da OAB é a de lutar para que a Constituição Federal seja respeitada em todos os órgãos no Brasil, sejam da Administração Pública ou não, sem citar os Direitos Humanos.

Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Passar no chamado Exame da Ordem (Lei 8.906/94) é requisito básico para que o bacharel em Direito atue, de fato, como advogado, uma vez que atesta que o bacharel está apto a exercer a profissão.

O Exame, elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) é considerado um dos mais difíceis, e acontece 3 vezes ao ano, geralmente em janeiro, maio e setembro, com duração de cinco horas cada.

Fases do exame da Ordem

  • 1ª Fase – são 80 questões de múltipla escolha (4 alternativas, sendo que só uma é correta), das quais, para ser considerado aprovado, o aluno tem de acertar 50%, ou seja, um mínimo de 40 questões. Há um total de 17 disciplinas que devem ser estudadas para essa fase. Não pode haver consulta alguma durante a aplicação do exame;
  • 2ª Fase – a prova vale 10 pontos, exigindo-se um acerto mínimo de 6 pontos. Nesse caso, o aluno terá de elaborar uma peça profissional e responder a 4 questões dissertativas. Aqui, sim, é permitida a consulta à legislação, jurisprudência etc.

Por fim, sendo aprovado, o bacharel em Direito recebe a carteirinha profissional da OAB, permitindo-lhe atuar como advogado nos mais diferentes escritórios de advocacia, trabalhar em empresas de diversos segmentos ou, caso prefira, empreender, abrindo o seu próprio negócio na área.

Como já ocorre em outras categorias profissionais, o advogado também paga uma taxa anual para a instituição.

Bacharel de Direito ou Advogado

Como você deve ter notado, por tudo o que explicamos até o momento, todo advogado tem de, necessariamente, ser bacharel. Entretanto, o bacharel em Direito só será um advogado a partir do momento em que passar no Exame da Ordem.

Dessa forma, se você está pretendendo seguir a carreira de advogado, já sabe que não basta concluir os 5 anos da graduação e entregar seu TCC. Você terá de ser habilitado também pela OAB para exercer a profissão que escolheu, representando clientes em tribunais, audiências etc.

Fazendo apenas o bacharelado, ou mesmo enquanto não possui a OAB, também é possível atuar na área, desde que nunca se apresente como advogado.

Assim, o bacharel em Direito pode:

  • Ser um assistente jurídico, auxiliando os advogados na preparação de documentos, bem como dar assistência nas audiências, por exemplo;
  • Trabalhar como correspondente jurídico, ajudando escritórios de advocacia em questões administrativas, ainda que seja para ganhar experiência na área;
  • Prestar concursos públicos, desde que o cargo pretendido não exija atuação prévia como advogado;
  • Atuar como professor, ministrando aulas, após ter concluído matérias pedagógicas ou ter feito alguma especialização ou mestrado voltados para esse fim.

Agora é hora de decidir

Se você sonha com uma carreira jurídica, independentemente se deseja ser bacharel em Direito ou advogado, o primeiro passo é fazer sua graduação.

Somos uma Instituição de Ensino Superior que preza por disponibilizar cursos de altíssima qualidade, inclusive graduação em Direito. Com uma metodologia diferenciada, nosso objetivo é que o aluno, de fato, venha a ser tornar um profissional competente e de destaque no mercado.

Se desejar obter mais informações sobre os cursos que oferecemos, acesse nosso site. Lá, você encontrará cursos de graduação, pós-graduação, extensão acadêmica, treinamentos corporativos, enfim, todas as ferramentas que precisa para se tornar um profissional de sucesso. Aguardamos seu contato!

Faculdade Sensu – Conhecimento que Transforma!

Categorias: Jurídica

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *