A partir dos processos tecnológicos proporcionados pela inovação em logística, a empresa Amazon tem se desenvolvido de forma crescente, com posicionamento e visibilidade mediante o mercado competitivo.
Desse modo, esse processo de desenvolvimento e inovação, da logística, acontece por meio dos planejamentos estratégicos desenvolvidos pela empresa que iniciou as suas transformações, em um primeiro momento, pela sua forma de realizar as compras e, atualmente, suas transformações estão focadas na forma como realizam os envios e entregas de suas mercadorias.
A princípio, sua atuação no mercado, a Amazon enfrentou dificuldades no comércio eletrônico e viu, a partir disso, a necessidade de transformar o seu setor logístico.
Mediante o exposto, acompanhem neste artigo, as inovações logísticas que influenciaram na expansão comercial da empresa Amazon.
Inovações logísticas na Amazon
A logística é importante para empreendimentos de todos os segmentos do mercado, do mesmo modo, a partir da gestão logística, é possível organizar as operações de empresa desde o momento de sua produtividade até o momento em que as mercadorias chegam ao consumidor final.
Igualmente, uma logística bem desenvolvida compreende os processos organizacionais de uma empresa se comprometendo com prazos e com a qualidade dos produtos, que devem ser entregues de forma satisfatória ao cliente consumidor.
Em outras palavras, essa perspectiva de inovação e otimização dos processos de entrega tem a finalidade de se obter um atendimento de maior eficiência. A Amazon integra em seus setores logísticos meios tecnológicos e modernos que permitem à empresa uma maior autonomia nos seus setores comerciais.
Amazon: rompendo padrões, criando e automatizando processos
Em um primeiro momento, as entregas dos produtos da Amazon eram realizadas por empresas de Correios ou terceirizadas. Ocorre que esses meios de comercialização não estavam correspondendo às expectativas dos seus clientes em relação ao recebimento dos produtos comprados.
Houve, assim, a necessidade de organizar uma frota de caminhões própria para o processo de envio de mercadorias. Para facilitar ainda mais o processo de envio, e a empresa criar postos que realizam triagens e que são posicionados mais próximos aos seus clientes, conseguindo assim, cumprir os prazos de entrega.
Ainda nessa perspectiva de melhorar os processos de entrega proporcionando maior satisfação ao seu cliente, a Amazon propõe parcerias com companhias aéreas. Isso se faz para que as expectativas dos clientes sejam atendidas a longas distâncias, mesmo em se tratando de questões internacionais.
Assim, o investimento nos processos operacionais da empresa acontece com a transformação das operações, de forma que passam a ser automatizadas. Nos setores de distribuição da empresa, são utilizados robôs que auxiliam na organização dos processos operacionais e ferramentas tecnológicas que melhoram o controle do fluxo das mercadorias e auxiliam no processo de separação dos pedidos demandados.
Com uma visão de inovação em logística que impacta nos seus setores operacionais, a Amazon investe em novas ideias que sejam capazes de aperfeiçoar o atendimento ao cliente de forma eficiente, com qualidade e satisfatória.
Investimento em capital humano
O que torna a empresa como referência e destaque no mercado em que atende é o seu processo de agilidade e efetividade dos serviços. Com a integração de uma frota própria, parcerias com empresas aéreas transportadoras terceirizadas e profissionais qualificados para o atendimento dos clientes, a organização logística se expande de forma ampla e significativa, com auxílio tecnológico aplicado em seus setores de atendimento. Destacamos os seguintes pontos positivos trabalhados na inovação logística da empresa Amazon:
Box On Demand (o investimento em embalagens);
Sistema de entrega diário;
Entrega por drones;
Logística de colaboradores (parceria com outras empresas);
Sistema de entrega por Lockers;
Amazon Flex (funciona como o Uber, só que com mercadorias).
Para a organização dos seus processos logísticos, a empresa Amazon investe na capacitação dos seus funcionários. Dessa forma, eles passam a desempenhar as suas funções com maior eficiência e qualificação.
Com a intenção de manter a satisfação do seu cliente, a empresa adota também, um sistema de box on demand. Insto é, as embalagens são selecionadas, eletronicamente, para se adequar ao tamanho e o tipo de cada mercadoria.
Dessa forma, o produto entregue com maior segurança e com a garantia de estar em perfeitas condições de uso.
Os processos de entrega dessas mercadorias são organizados por localidades para que o produto seja entregue o mais rápido possível proporcionando uma boa experiência ao seu cliente consumidor.
Nesse sentido, a Amazon flex é utilizada como uma alternativa de entregar mercadorias a partir de um sistema regionalizado de entrega por profissionais apropriados para a distribuição desses produtos.
Quanto maiores são as possibilidades que otimizam os processos operacionais de uma empresa, menores serão os desperdícios e os erros incidentes durante a comercialização de produtos.
Resultado positivo de uma logística inovadora
O diferencial de uma empresa visionária não está somente no controle dos resultados provenientes dos seus setores comerciais. Uma empresa de visão compreende que a razão do seu sucesso está no processo de satisfazer as necessidades do seu cliente consumidor. Assim, desenvolve ações nos seus processos operacionais, criando estratégias adequadas para uma produção, organização e distribuição com maior eficiência e qualidade.
Quando essa organização acontece de forma eficiente, os rendimentos e a lucratividade da empresa passam a ter seu índice elevado. Ou seja, reduz danos, perdas e se mantem comprometidos com os prazos e com a qualidade das entregas.
Enquadrados nessa perspectiva, a empresa Amazon consegue desenvolver um serviço de entrega grátis por meio do sistema Amazon prime. Esse sistema funciona com uma assinatura mensal que permite o envio de entregas com fretes gratuitos. Por meio dessa metodologia, a empresa amplia a sua capacidade de fidelização de clientes expandindo cada vez mais os seus processos comerciais.
Logística e o mercado de trabalho
O setor de logística é um dos ramos que mais se desenvolve com oportunidades de ascensão profissional para os profissionais especializados na área.
Ter uma visão logística é ter a capacidade de trabalhar com estratégias que permitam gerar vantagens no mercado competitivo. Isso requer procedimentos diferenciais para os processos de gestão de uma empresa.
Ter conhecimentos e habilidades nessa área de atuação, faz com que o profissional tenha uma visão ampla nos processos de gestão de uma empresa e seja um contribuinte nos índices de rentabilidade e lucratividade.
Assim como a Amazon tem revolucionado com inovação o mercado com novas práticas em Logística, você pode construir uma carreira promissora nesse setor. Para saber mais como ampliar os conhecimentos em se inscreva nos nossos cursos e garanta o seu futuro como um profissional qualificado no mercado logístico.