Em 24 de maio é celebrado o Dia do Vestibulando. A vida de um vestibulando é nada fácil. Muita gente considera que é uma fase onde a pessoa “apenas” estuda, mas não percebe a quantidade de esforço e dedicação que um cronograma eficiente de estudos demanda.

Os vestibulares estão cada vez mais competitivos e quem busca aprovação nos cursos mais concorridos precisa se dedicar de forma intensa e regular. Isso significa, portanto, não ir a todas as festas com os amigos, as reuniões familiares e passeios a dois.

Confira a história do vestibular no Brasil e as dicas para alcançar a sua vaga tão sonhada vaga no ensino superior. Acompanhe!

Quando surgiu essa denominação?

O vestibular foi instituído no Brasil em 1911 e, desde então, sofreu muitas variações. Nessa época, apenas alunos de colégios muito tradicionais passavam no exame.

Assim, os nomes “vestibulando” e “vestibular” passaram a ser usados de modo oficial, em 1915, por meio do decreto 11.530. Esse decreto restabelece a função gestora e organizadora do Estado em relação aos projetos educacionais no Brasil.

Lá em 1961, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) determinou, assim, que todo curso de nível médio fosse pré-requisito para a entrada no ensino superior no país. Nessa altura já existiam muitos cursos de preparação para o vestibular e, também, instituições particulares de cursos superiores.

A concorrência se tornou tão alta que os exames chegaram a ser aplicados em lugares enormes, como o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Com o tempo, algumas instituições unificaram a sua seleção. A USP, Unesp e Unicamp criaram a Fundação Fuvest, por exemplo, que seleciona os alunos para as três faculdades. Isso ocorreu dessa maneira até 1983.

Desde então, cursos pré-vestibulares, assim como a comunidade em geral usam em larga escala o termo vestibulando. A referência aqui é o aluno que está então se prepara para prestar o vestibular em alguma instituição de ensino superior.

O sonho do ensino superior no Brasil

O vestibular é a porta de entrada para a conquista do tão sonhado ensino superior. Conforme a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 21% dos brasileiros entre 25 e 34 anos possuem uma graduação completa. Esse índice é muito baixo, em vista de outros países.

Quando o termo “vestibulando” começou a ser usado no Brasil, lá no começo do século passado, o ensino superior era frequentado apenas pela elite e por seus filhos. Uma melhora nesta questão levou anos para acontecer, e ainda existe muito a se fazer para democratizar esse acesso.

As formas do vestibulando entrar na faculdade variaram com o tempo. O vestibular tradicional continua e várias instituições ainda se utilizam dele. Entretanto, o ENEM se tornou muito usado por inúmeras faculdades para fazer a seleção de acesso.

Existem, também, programas de financiamento para estudantes de baixa renda ingressarem em instituições particulares, como FIES e o ProUni, por exemplo. Eles são importantes ferramentas para a inclusão da camada mais desfavorecida da sociedade no ensino superior na rede particular.

Há também os vestibulares agendados tanto para a sua execução de modo presencial quanto de modo on-line. Assim, você entra no site da faculdade que faz esse tipo de vestibular e faz o agendamento para uma data que for favorável a você. A prova pode ser feita até do conforto da sua casa. E isso pode fazer toda a diferença no seu desempenho, aumentando as chances de se ingressar em uma faculdade!

Dedicação e foco

Se tem duas características que todo vestibulando precisa desenvolver é a dedicação e o foco. Para alcançar o objetivo de entrar na faculdade escolhida, há de se abrir mão de muita coisa.

Existem muitas técnicas de estudos diferentes e cursinhos pré-vestibulares com professores qualificados, mas nada disso será eficaz se o próprio aluno não se dedicar e se organizar em uma rotina de estudos consistente.

Vamos dar, aqui, algumas dicas para você se dar bem nesse processo:
  • Foque nos assuntos que tiver mais dificuldade. Faça e refaça exercícios e revise sempre o conteúdo que mais te deixa inseguro. Assim, você irá aumentar a sua segurança e fixará bem essa matéria.
  • Tenha repertório. Se informe sobre atualidades, conhecimentos gerais, notícias. Isso será muito útil em seleções com redação, por exemplo, que costumam ter como tema assuntos atuais e relevantes para a sociedade.
  • Organize seu tempo. Manter uma rotina é fundamental, pois a constância é a chave para o sucesso dos estudos do vestibulando. Por isso, faça um planejamento diário e procure segui-lo com rigor. É muito comum se perder no tempo e, então, quando se nota, a prova já está muito próxima.
  • Pratique muito. Essa é a chave para fixar bem o conteúdo: praticar. Quanto mais exercício você fizer, mais os assuntos ficarão na sua memória. Por isso não tenha preguiça, quando se deparar com imensas listas de exercícios. Mãos à obra!
  • Faça simulados. Uma boa tática é realizar alguns simulados durante o período de preparação. Eles são importantes para avaliar o seu progresso, assim como para treinar o seu corpo ao tempo de realização dos vestibulares. Tente simular a mesma duração das provas oficiais.
  • Descanse. Sim, por favor, tire um tempo para relaxar e descansar. O corpo e a mente precisam recuperar as energias para que funcionem bem e para que o estudo renda. Então, não fique paranoico e coloque na sua programação de estudos os momentos de diversão e confraternização com amigos. Isso faz muita diferença.

Lembre-se que a sua vida não vai acabar se você não passar de primeira no vestibular. Se esforce e se dedique, mas não deixe que isso acabe com a sua saúde mental e siga em frente independente do resultado. Sempre existe a próxima oportunidade.

Conheça nossos cursos

Nós temos os melhores cursos e podemos te ajudar a entrar no ensino superior com o pé direito. Então, acesse nosso site e conheça todas as nossas opções de cursos e possibilidades de carreira. É um novo mundo a se explorar!

Nossa instituição alia tudo o que você precisa para conseguir aproveitar ao máximo a graduação: uma localidade privilegiada que diminui o tempo de deslocamento, bem como valores acessíveis e justos para todos os cursos disponíveis e uma metodologia feita para você realmente aprender o conteúdo.

Aqui você sai preparado para atuar no mercado de trabalho, com uma formação completa e voltada para as necessidades do dia a dia da profissão almejada. O seu futuro profissional começa aqui! Estamos disponíveis para ajudar a alavancar ou iniciar a sua carreira de sucesso.

Para mais dicas e curiosidades, continue navegando em nosso blog.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *