Os filmes costumam envolver e trazer grandes aprendizados e reflexões. São ótimos para conhecer diversas áreas. Mas, em especial, os filmes sobre educação são realmente apaixonantes. Costumam ser profundos e moverem as pessoas para ações práticas.

Separamos uma lista com 10 filmes que todo pedagogo deveria assistir, confira a seguir!

1º Sociedade dos poetas mortos (1990)

Um clássico cujo nome original é Dead Poets Society. É um filme de 1959 estrelado por Robin Williams no papel do professor de inglês chamado John Keating. Em seu histórico como aluno havia sido brilhante, mas ao retornar para o internato Welton Academy acaba gerando polêmica e indo longe demais.

Ao chegar à instituição, John começa a colocar em prática suas novas metodologias de ensino. Buscando desenvolver a paixão pela arte e pela poesia. Os estudantes, empolgados com as ideias do novo mentor, resolvem constituir novamente a Sociedade dos Poetas Mortos fundada por John, o professor, enquanto frequentava o colegial.

Ou seja, a paixão pelas novas ideias e pela liberdade de expressão inflama os jovens que culmina no embate entre pais e filhos despontando em um final trágico para um dos personagens.

2º Gênio Indomável (1997)

Um clássico também estrelado por Robin Williams no papel de um analista que busca ajudar e compreender Will Hunting (Matt Damon), um gênio matemático mas, muito complicado e temperamental.

A história é sobre a vida de um garoto desajustado que trabalha como zelador em uma faculdade. Certo dia, ao entrar na sala de aula posteriormente, todos terem deixado a Universidade, ele encontra um problema matemático ainda por resolver no quadro.

Em vez de apagar ele decide resolver o problema e deixá-lo registrado, sem maiores pretensões. No dia seguinte o professor se vê impressionado com o feito e sai em busca do gênio que solucionou a questão, acreditando ser um de seus alunos. Entretanto, depara-se com o jovem gênio com um comportamento destrutivo, tal como uma fera indomável.

3º Coach Carter (2005)

O que fazer com jovens indisciplinados de um time de basquete do ensino médio? Essa é uma história baseada em fatos reais. Ken Carter (Samuel L. Jackson) é o dono de uma loja de artigos esportivos que aceita retornar a sua antiga escola para treinar alguns jovens. O diretor pensou ser uma boa ideia chamar Carter, já que mesmo sendo uma escola de periferia, Carter tinha sido um ótimo jogador e batido grandes recordes.

O novo treinador, ao se deparar com os jovens e já sabendo previamente sobre tudo que enfrentaria, impõe um regime rígido de disciplina fazendo com que seja assinado um contrato incluindo bom comportamento, boas maneiras e bom desempenho escolar. Mas, os jovens surpreendidos, resistem.

4º Uma mente brilhante (2002)

A história é baseada em fatos reais sobre o matemático John Nash. Entretanto, não se pode considerar um retrato fiel à vida desse gênio. A história conta como John se destaca na matemática e constrói uma sólida carreira acadêmica. Em 1950, ele consegue resolver um problema relacionado à teoria dos jogos, o que como resultado lhe rende, em 1994, o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel.

Mas, as coisas começam a se complicar depois que ele assume um trabalho de criptografia para o governo, a partir disso ele desenvolve vários delírios e alucinações que o fazem confundir o real com o imaginário.

5º A invenção da infância (2000)

Não se trata exatamente de um filme, mas sim de um documentário muito interessante sobre versões da infância em situações sociais distintas. Nem sempre ser criança significa ter infância, o termo infância é algo recente em nossa sociedade porque a poucos séculos atrás a criança era vista como um adulto pequeno com menos capacidade.

Até hoje vemos crianças trabalhando, ainda que seja proibido. Vale a pena conferir as histórias e reflexões desse documentário.

6º Crianças invisíveis (2005)

Esse filme é um drama que conta sete histórias diferentes sobre crianças expostas à violência e vulnerabilidade social. Retrata a infância de uma maneira em que não gostaríamos de pensar, desde o preconceito, roubo, mendicância até o porte de armas por crianças menores.

O filme conta com sete diretores de vários lugares do mundo, retratam histórias de crianças no Brasil, Itália, Inglaterra, Sérvia-Montenegro, África, Estados Unidos e China.

7º Entre os muros da escola (2008)

O filme se passa em uma escola de Ensino Médio do subúrbio de Paris. O professor de Língua Francesa, Fraçois Marin é um professor que deseja estimular seus alunos, mas encontra descaso e falta de educação em sua sala de aula. Munido de autoritarismo e preso ao sistema educacional ele enfrenta vários problemas.

O filme retrata um dos maiores problemas relacionados à educação desde à construção do ambiente escolar, direção e coordenação escolar impositiva, professores autoritários e alunos com problemas de relacionamento entre eles mesmos e com os professores.

8º Como estrelas na terra (2007)

A história conta sobre uma criança que sofre com dislexia e sempre não é compreendida por pais e professores.
Ou seja, ele não consegue prestar atenção e as letras dançam na frente dele. Esse drama indiano traz muita música e cenários coloridos no estilo bollywood.

É impossível não se emocionar com a história de Ishaan Awasthi, o menino disléxico de 9 anos, mas quando se encontra com o novo professor de artes que o ajuda a superar suas limitações.

9º Sementes podres (2018)

Um jovem trapaceiro e atormentado pelo seu triste passado. Vive com sua mãe adotiva e juntos aplicam pequenos golpes. O destino de Wael poderia ser a morte ou a cadeia, mas tudo muda quando mãe e filho tentam aplicar mais um de seus golpes no estacionamento de um supermercado e Wael e sua mãe são surpreendidos por um antigo conhecido dela.

Como reparo pelo delito, o antigo conhecido intima Wael a comparecer em sua casa beneficente para tomar conta de jovens problemáticos que reprovaram de ano.
Os jovens não são delinquentes, mas simplesmente não conseguiram tirar boas notas para passarem de ano e agora sofrem uma punição.

10º Ao mestre, com carinho (1967)

O filme é baseado na obra literária de E. R. Braithwaite, “To sir, with love”. O filme é uma obra cinematográfica britânica e se concentra nos padrões de uma comunidade pobre da Inglaterra.

A história conta o drama de um engenheiro desempregado que decide encarar a regência da sala de aula em uma escola da periferia com adolescentes rebeldes e indisciplinados. Apesar dos embates e provocações, o professor, determinado, mas vai aos poucos mostrando aos jovens que eles possuem valores.

Gostou dessas dicas? Aproveite e acesse nosso blog para ver mais conteúdos sobre pedagogia e outros cursos. Conheça também nosso site e veja nossas opções de cursos!

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.