Existe uma série de distrações para quem está em um momento de folga. Os serviços de streaming, as redes sociais, bem como os jogos são algumas das diversas possibilidades que temos para passar o tempo. Com isso, os livros têm ficado cada vez mais esquecidos, principalmente, por aqueles que nunca tiveram um grande hábito de leitura. Ao mesmo passo, que, para aqueles que têm esse hábito, surgem cada vez mais excelentes clubes do livro por aí.

Nesse artigo, vamos dar algumas dicas para aumentar a rotina de leitura e falar sobre o porquê fomentá-la. Veja:

A importância da leitura

Primeiramente, é preciso entender que a leitura traz uma série de benefícios para quem tem esse hábito. Uma das principais vantagens é a de melhorar a escrita e, assim, conseguir adquirir um vocabulário mais amplo. Além disso, o leitor consegue ampliar seus conhecimentos sobre determinados assuntos.

Outro fator importante é que, segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pessoas com o hábito de leitura tendem a conseguir salários mais altos. Veja outros benefícios:

  • Despertar do senso crítico;
  • Aumento na criatividade;
  • Melhora no vocabulário;
  • Melhora na comunicação oral e escrita;
  • Desenvolvimento do pensamento.

Veja 10 dicas pra começar a ler

1. Comece com contos

O ideal é que você comece sua leitura com contos, que são histórias menores. Normalmente, os contos possuem apenas um conflito, mas apresentam uma história com começo, meio e fim. Essa é uma forma, portanto, de iniciar um interesse por literatura, sem se assustar com o tamanho dos livros.

2. Identifique seu gosto pessoal

Na literatura existe uma porção de gêneros distintos e não há necessidade de se prender apenas aos livros que eram passados na época da escola. Uma boa oportunidade é você definir o seu gosto através do que gosta de assistir, por exemplo: se você tem o hábito de assistir filmes com mistério e suspense, uma boa dica é tentar ler um livro da Agatha Christie ou Sidney Sheldon.

3. Faça um cronograma ou coloque uma meta

Aqui você tem duas opções e pode escolher a que melhor se adapta a você. A primeira ideia é fazer uma espécie de cronograma com um prazo final para que termine de ler um determinado livro. Analise o número de páginas e faça uma meta de quando você pretende terminá-lo.

Já a segunda forma se dá por meio de uma meta diária, que pode ser por tempo ou quantidade de páginas. Assim, você deve estabelecer um tempo definido para leitura, por exemplo: 10 minutos todos os dias. Outro jeito se dá por meio de uma determinada quantidade de páginas: 15 ao dia.

Nessa dica, o importante é que você encontre a forma que seja mais fácil e mais prazerosa para si.

4. Vá a livrarias e feiras

De tempos em tempos são realizados algumas feiras e eventos com livros de diversos escritores. Faça visitas a esses lugares e até mesmo a livrarias e sebos de sua cidade. Essa é uma boa oportunidade de conhecer histórias e quem sabe se encantar por alguma. Leia as sinopses através da contra capa e encontre algum livro que mexa com você.

5. Leituras coletivas

Faça um grupo de leitura com amigos e discuta alguma história que considere interessante. Essa dica não precisa ser usada apenas em casos de leituras por hobby, mas também para estudos.

Caso você esteja, por exemplo, estudando para alguma prova, seja de vestibular ou de um concurso, é interessante juntar pessoas com o mesmo objetivo e fazer um grupo de leitura. Experimente!

6. Leia sempre os prefácios

Os prefácios são criados para dar um gostinho ao leitor. Por esse motivo, é importante ler antes de começar a parte principal da história. É a partir do prefácio que o leitor vai criar ânimo com determinada história, além disso, ele poderá se familiarizar e obter mais facilidade de entendimento.

7. Qualquer tempo vago ajuda

Muitas vezes utilizamos nosso pequeno tempo livre para usar celular e as redes sociais. Mas, que tal utilizar os intervalos entre uma atividade e outra para ler um livro!? Com cerca de dez minutos é mais do que possível ler algumas páginas e manter ávida a vontade de continuar a história.

8. Utilize sua imaginação

Ao ler uma história, temos o costume de criar o cenário em nossa mente, um recurso de imaginação facilitado pela narrativa. Afinal de contas, nos livros, os ambientes e as personagens são descritos de forma a nos sentirmos mais familiarizados a respeito deles, do que estamos lendo.

A grande questão é que nossas referências são retiradas do que vivemos e isso fica mais difícil quando lemos um livro de outra época ou que conte uma história mais antiga. Dessa forma, o ideal é aproveitar a internet para buscar uma base através das imagens.

9. Fale sobre suas leituras

Leu um livro e gostou? Indique para um amigo ou conhecido, pois assim você vai exercitar a sua mente ao tentar passar uma pequena sinopse do que leu. Mostre os pontos positivos do livro, mas não dê spoilers!

10. Use a tecnologia a seu favor

Os leitores que já possuem esse hábito, em sua maioria, gostam de ter o livro em mãos, ou seja, tê-lo de forma física e poder folhear suas páginas. Mas essa não é uma regra para todos. Por isso, aqueles que não gostam de carregar os livros por aí, podem apostar na tecnologia. Existem, por exemplo, os e-readers que podem colaborar com isso. Você também pode usar o seu celular para a leitura de e-books.

É importante ressaltar que os arquivos de leitura não costumam ser muito grandes e por isso esses equipamentos acabam comportando um bom número de materiais diferentes.

Como escolher um livro?

De nada adianta seguir todas essas dicas se você não escolher um livro que lhe dê prazer. Afinal de contas, se a leitura for maçante para o seu gosto, as chances de querer continuar serão mínimas.

A primeira coisa é saber qual é o tema que mais chama sua atenção e identifique quais autores possuem um bom retrospecto nesse gênero.

Uma boa alternativa é buscar indicações de amigos. Mas, lembre-se, busque, de início, sugestões compatíveis com o seu gosto pessoal.

E por fim, como já citamos, leia sempre o prefácio do livro. Ele vai te oferecer uma base do que está por vir. Assim, já é possível ter uma noção se o livro vai ou não chamar sua atenção.

Gostou desse artigo? Para saber mais, acesse o nosso site e entre em contato conosco. Continue navegando no nosso blog para mais dicas.

Categorias: Diversos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *